CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Arturo Pérez-Reverte em sala esgotada no FIC

Arturo Pérez-Reverte veio a Cascais. O auditório da Casa das Histórias Paula Rego voltou a encher para mais um encontro do Festival Internacional de Cultura de Cascais. O galardoado autor espanhol esteve em conversa com Patrícia Reis. Em discussão, estiveram as fortes opiniões de Pérez-Reverte acerca de variados temas.

"Escrever não me salva", disse Pérez-Reverte, "mas ajuda a suportar. É como um analgésico. A literatura ajuda a lidar com coisas impossíveis de lidar de outro modo; mas é tanto uma cura, como uma doença."

Antes de uma longa sessão de autógrafos, o escritor abordou ainda alguns aspetos subjacentes ao mais recente livro "Homens Bons", editado em 2015: "o que mais aprendi na vida foi a admirar as mulheres. A minha filha tinha 6 anos quando se dirigiu a mim com um desprezo e superioridade moral surpreendentes, e disse-me "não podes". Ela ainda não tinha sofrido e já sabia que os homens eram desprezaveis. É genético", exclamou, para risos do público. "O homem acredita que é o rei de tudo, quando na verdade o poder está nas mãos de uma Lady Macbeth. Para um homem, não existe maior prémio que uma mulher lúcida nos veja com admiração."

O vencedor do Prémio Goya de Melhor Roteiro Adaptado e Grande Prémio de Literatura Policial continuou numa viagem de introspeção: "quando era adolescente, queria ser D'Artagnan, Ismael, Tintin - não um escritor. Tinha na mente um mundo de aventuras, mas também senti muita falta de caráter. Comecei a escrever para organizar o caos na minha cabeça."

Mas quem são os "homens bons" de que fala? "Na sociedade atual, são os professores. São bem pagos e reconhecidos. Ocupam a posição de transmitir o legado mais excecional da memória. A memória é chave." E admitiu ser "muito pessimista. Quem é que leu um ou dois livros e não se tornou pessimista?"

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0