CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Biodiversidade subaquática das Avencas: ação de sensibilização ambiental

Sensibilizar a população para a biodiversidade subaquática na Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA), na Parede, foi o objetivo da ação inédita que a Câmara Municipal de Cascais desenvolveu. Foram mergulhos na piscina, no mar e visitas guiadas que pretendem ajudar, sobretudo as crianças, a reconhecer a importância da ZIBA.

A iniciativa decorreu no âmbito da proposta de alteração do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Cidadela - São Julião da Barra, em que, sob proposta da Câmara Municipal de Cascais, a Zona de Interesse Biofísico das Avencas vai dar lugar à primeira Área Marinha Protegida feita através de proposta local: a AMP das Avencas. Ao sensibilizar as crianças pretende-se mudar atitudes, sobretudo nos adultos.

 

Único a nível nacional, este projeto implementado pela empresa Municipal Cascais Ambiente, foi acompanhado pelo artista visual Seth Solo para produção de um documentário destinado a retratar toda a experiência de sensibilização ambiental da biodiversidade da ZIBA vista pelos olhos das crianças.

 

A primeira fase do projeto aconteceu no dia 29 de junho e envolveu 45 crianças entre os 8 e 12 anos que receberam o seu batismo de mergulho na piscina do Complexo Municipal Desportivo da Abóboda. Uma experiência única para crianças que frequentam atividades de tempos livres em Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho: “gostei muito. Diverti-me imenso! O mais difícil foi usar os pés de pato e a máscara”, realçaram alguns dos intervenientes. A iniciativa contou com a parceria do centro de mergulho Nautilus-sub e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

 

Dia 3 de julho, as crianças que participaram no mergulho fizeram uma visita guiada à ZIBA, seguida de uma ação de sensibilização no CIAPS - Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal destinada a melhor dar a conhecer as espécies que existem na Zona de Interesse Biofísico das Avencas.

 

Para concluir o programa, dia 6 de julho, as crianças que demonstraram mais aptidão para o mergulho na primeira fase, mergulharam no “Caldeirão das Avencas” – zona em que o mar forma uma piscina natural junto à praia das Avencas. No mesmo dia, a população foi convidada a participar em visitas guiadas gratuitas à ZIBA entre as 9h00 e as 12h00.

 

"Foi muito diferente de mergulhar na piscina e consegui ver peixinhos e ouriços" revelou Matilde Augusto, de 9 anos, que pela primeira vez, na sua vida, teve uma experiência deste género. 

 

Sobre o artista Seth Solo | Nascido em Portugal mas radicado nos Estados Unidos da América, Seth Solo é um artista internacionalmente reconhecido nas áreas de fotografia, realização cinematográfica, curadoria e design. Já trabalhou com a EPAL - Companhia das águas de Portugal, o Teatro de São Carlos e o Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), entre outras.


Mais informações sobre o POOC | http://www.cm-cascais.pt/projeto/planos-de-ordenamento-da-orla-costeira-sao-juliaocidadela-e-sintrasado

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0