CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais acolhe I Conferência Internacional de Intervenções Assistidas por Animais | Inscrições abertas

Demência ou lesões cerebrais são exemplos de patologias onde os animais são importantes “instrumentos” de terapia. Atualmente, os animais são parte integrante de diversas intervenções nas áreas da saúde ou educação, contribuindo para atingir resultados positivos. A sua utilização terapêutica vai ser objeto de análise prática e debate dos dias 28 e 29 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, por especialistas portugueses e espanhóis.
 
28 e 29 de novembro de 2014 | Auditório da Casa das Histórias Paula Rego 
 
Muito utilizado na Europa, o recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior e, por esse motivo, vários técnicos - especificamente psicólogos, professores e médicos veterinários - irão debater, em Cascais, a aplicação deste tipo de intervenção em casos como demência, lesões cerebrais, crianças e adolescentes em instituições de acolhimento e ainda indivíduos detidos em estabelecimentos prisionais.
 
A Vice-Reitora da Faculdade de Ciências da Saúde da Corunha, Adriana Ávila Álvarez, o Reitor do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Professor Doutor Rui Oliveira, o Veterinário Docente na Universidade Autónoma de Barcelona, Jaume Fatjo Rios, são alguns dos técnicos presentes neste encontro internacional.
 
As IAA são dirigidas por profissionais das áreas da saúde e da educação, nas quais um animal, obedecendo a critérios específicos, é parte integrante do processo de tratamento de indivíduos ou grupos.
 
Estas intervenções contribuem para a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade. Contribuem ainda para desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentando as interações verbais e sociais. Neste tipo de terapias são também estimuladas as funções cognitivas (memória, atenção concentração, linguagem, pensamento) e assiste-a ao aumento da autoestima, redução da ansiedade, minimização da solidão, entre outras vantagens.
 
A conferência conta com a participação de vários especialistas, como Maribel Vila e Mona Tellier (Positivas Can), Amaia Zulaica Cardoso (neuropsicóloga), Emília Lourenço (psicóloga clínica), Gonçalo da Graça Pereira (médico veterinário), Eduarda Sousa (antropóloga e hexacampeã de obedience), Ana Riano Galan (psicopedagoga), Graça Costa (terapeuta ocupacional), Joana Bettencourt (psicóloga) entre outros.
 
 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0