CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência | 3 de dezembro | Alapraia 11h00 e Estação de Cascais 14h30

Segunda-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência será assinalado em Cascais com duas iniciativas: a inauguração da nova unidade Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa na Alapraia e uma ação de sensibilização levada a cabo em parceria pela CPD - Comissão para a Pessoa com Deficiência do concelho, Câmara Municipal de Cascais, Refer – Rede Ferroviária Nacional, CP - Comboios de Portugal e Associação Comercial do Concelho de Cascais.

Além de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, este dia pretende mobilizar a comunidade em defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo que procura aumentar consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.


Nesse sentido, a partir de dia 3 de dezembro e até ao final do ano, as montras do comércio local de Cascais, entrada da estação da CP de Cascais e todos os comboios da linha de Cascais vão exibir autocolantes e faixas com frases de sensibilização para a temática da deficiência. Esta iniciativa da Comissão para a Pessoa com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD), que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais, Refer – Rede Ferroviária Nacional, CP - Comboios de Portugal e Associação Comercial do Concelho de Cascais. De referir que, neste dia, por iniciativa da CP, os deficientes e respetivo acompanhante viajam gratuitamente nos comboios.


Além disso, neste dia, às 14h30, terá lugar um evento simbólico com a participação de dois grupos musicais, constituídos por clientes de duas instituições do Concelho: CRID – Centro de Recuperação e Integração de Deficientes e Centro de Apoio Social do Pisão da Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Estes músicos são pessoas com compromisso intelectual ligeiro e compromisso motor.



De manhã, às 11h30, evocando a data, a APPACDM de Lisboa – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa, que está a celebrar 50 anos de existência, inaugura o seu mais recente equipamento na Alapraia, que vem criar mais 12 vagas em Lar Residencial e mais outras tantas no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). As obras de alargamento permitiram que este equipamento possa agora acolher 25 clientes portadores de deficiência em lar e 28 em CAO.



A obra contou com o apoio municipal que além de ceder o terreno em direito de superfície, contribuiu com um financiamento superior a meio milhão de euros para construção do edifício e aquisição de equipamento. Ver programa em anexo.



Inauguração das Casas da Alapraia | APPACDM de Lisboa | 3 de dezembro | 11h30
Programa:
10h30 | Receção aos convidados;
11h00 | Descerramento da placa;
Intervenções:
 António Pires de Almeida Veloso Cortesão, Presidente da Associação portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
 Marco António Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e segurança Social 
 Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais
Visita às instalações
Porto de Honra
Atuação do grupo de dança da APPACDM de Lisboa

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0