CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais celebra Dia Internacional das Cidades Educadoras

Lotação esgotada no auditório da Casa das Histórias Paula Rego para assinalar, em Cascais, o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Chamada a participar em larga escala, a comunidade educativa respondeu com a produção de um Manifesto da Infância pelas Crianças de Cascais que hoje mesmo foi apresentado publicamente.
“Reforçámos, nos últimos anos, o nosso empenho e dedicação na rede de Cidades Educadoras que envolve 500 cidades em todo o mundo, a nível nacional e internacional”, confirmou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação à plateia de jovens, professores e restante comunidade educativa.
 
“Tivemos a ousadia de nos candidatar à organização do Congresso Internacional de Cidades Educadoras , que é um grande momento de partilha de práticas e experiências na área da educação e a nossa candidatura venceu, num processo em que contámos com o forte apoio de Lisboa”, referiu o vereador. A decisão, conhecida já há algum tempo, foi revelada na Argentina, onde Cascais recebeu também o desafio de produzir um “Manifesto para a Infância”. 
 
E foi precisamente esse documento que hoje foi apresentado publicamente entregue ao vereador Carlos Castro, da Câmara Municipal de Lisboa, como reconhecimento pelo apoio prestado em todo o processo. 
 
A entrega do documento em que se podem ler frases como “Uma cidade educadora é uma cidade onde as pessoas aprendem a ser educadas”, ou É uma cidade limpa”, ou “é uma cidade organizada”, marcou o arranque do encontro que decorre toda a manhã no Auditório da Casa das Histórias Paula Rego. 
 
“Cascais é um exemplo de sucesso”, salientou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Educação, referindo-se à forma como tem sido implementado no concelho o contrato interadministrativo da Educação.  “É o querer mais e melhor para as escolas que nos ajuda a ter este sucesso”, reforçou.
 
“O caso de Cascais é um exemplo para todo o mundo, o que faz de vós cidadãos de um concelho de referência a nível nacional e internacional”, referiu Carlos Castro. Para o vereador da CM Lisboa pertencer a uma cidade educadora significa “não perder a visão global de perceber que todos nos, mais novos e mais velhos, estamos sujeitos a novos conceitos e novas aprendizagens sempre com o objetivo de alcançar a felicidade”. E, na mesma linha de raciocínio: “quando é possível proporcionar melhores condições promovemos uma sociedade mais coesa, mais solidária e mais feliz”. 
 
O encontro prolonga-se durante a manhã, contando com a participação de Pedro Norton de Matos, empresário, Filipa Cavalleri, Atleta de alta competição e João Mota, Diretor Artístico que partilham com a comunidade educativa de Cascais a sua visão sobre os desafios de uma Cidade Educadora. 
 
Miguel Pinto Luz, vice-presidente, encerra a sessão com apresentando a “Estratégia de Cascais para uma Cidade Educadora”.
 
Mais informação sobre o Congresso Cascais - Cidades Educadoras 2018
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0