CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais debate igualdade de género e lança aplicação “Igualómetro”

"A Igualdade Começa em Nós” foi o lema do Encontro promovido pela Câmara Municipal de Cascais, onde foram apresentadas as estratégias municipais para promover a igualdade de género. Neste encontro foi também lançada a aplicação “Igualómetro”, um instrumento para medir de que forma os serviços e os profissionais contribuem para práticas promotoras da igualdade de género.

Este Encontro, para além de assinalar o Dia Municipal da Igualdade de Género que se comemora a 24 de outubro, insere-se na política camarária de promoção da igualdade e sensibilização para as práticas contra a discriminação e as assimetrias entre homens e mulheres, quer a nível profissional quer a nível familiar e pessoal. Politicas essas que têm sido reconhecidas, a nível nacional, como um esforço ativo da autarquia contra os desequilíbrios ainda existentes na sociedade, baseados no sexo de cada um. Foi assim que, pela segunda vez, Cascais foi distinguido, recentemente, com o Prémio Viver em Igualdade, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).     

Presente na cerimónia de abertura do Encontro, Carlos Duarte, vice-presidente da CIG salientou “o compromisso firme do município para com as boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, referindo, ainda, a “vitalidade demonstrada por Cascais não só nas suas políticas ativas e estratégias municipais, como na discussão e sensibilização da população para estes temas”.  

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, referiu na sua intervenção na cerimónia de abertura do evento que a estratégia municipal para a Igualdade de Género, definida pela Autarquia de Cascais, enquanto entidade empregadora e enquanto entidade impulsionadora do desenvolvimento local, tem como objetivo o desenvolvimento de um território equitativo, inclusivo e coeso. Território esse onde todos homens e mulheres possam ver satisfeitas as suas expetativas baseadas nas suas competências e mérito e na superação das desigualdades existentes no concelho.  “Mas ainda há um longo caminho a percorrer em Portugal” sublinhou Carlos Carreiras, acrescentando que: “ Cascais tem dado um contributo importante para que esse caminho se continue a percorrer de forma positiva.”

Neste encontro foi, ainda, lançado o “Igualómetro”, aplicação criada através da colaboração de diversos serviços municipais e a parceria do Centro de Estudos para a intervenção Social (CESIS). A aplicação que pode ser utilizada por instituições, empresas e particulares, tem como objetivo avaliar de que forma um projeto concreto ou intervenção integra aspetos de igualdade de género e inclusivos ou, pelo contrário, incluí práticas discriminatórias. Trata-se de um jogo pedagógico ao alcance de todos que, através de um questionário simples, informa como cada um de nós pode contribuir para uma sociedade mais igualitária.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0