CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais em Braga: Fórum "Um Novo Futuro"

Cascais, Capital Europeia da Juventude 2018, participou, dia 19 de outubro, no Fórum "Um Novo Futuro", que decorreu na Reitoria da Universidade do Minho. Uma oportunidade para trocar experiências quanto às políticas de juventude, num encontro que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Salientando acompanhar com particular “empenho e sensibilidade” o dinamismo de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa considera que esta atitude explica bem porque é “sempre Capital de tudo o que esteja relacionado com a juventude”. “A Cidade tem um espírito jovem vive o seu presente virada para o futuro. A juventude e tudo que traz consigo de inovação é uma aposta da política externa portuguesa, do espaço ibero-americano em que nos integramos e uma aposta para passar da realidade das cimeiras para uma realidade do terreno. Foi, por isso, com muito júbilo que li as conclusões do documento”, afirmou o Presidente da República, referindo-se ao “Braga 2016 – Um novo futuro para a Juventude Ibero-americana”, manifesto no qual estão identificados projetos e ideias para o futuro das gerações (consultar manifesto).
 
“Considerámos que era nossa obrigação elaborar um documento onde pudéssemos apresentar o conjunto de sugestões retiradas das conclusões de diversas iniciativas e projetos realizados ao longo deste ano”, salientou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga - Capital Ibero-Americana da Juventude 2016 - durante a sessão, reforçando que “este é um momento de afirmação de confiança no valor da juventude, no seu enorme talento, potencial e criatividade”.
“Esperamos igualar tamanho sucesso quando Cascais for Capital Europeia da Juventude 2018!”, afirmou o Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que participou no Fórum, parabenizando Braga pelo excelente trabalho desenvolvido na área da juventude, facto que a consagrou como Capital Europeia da Juventude em 2012 e Capital Ibero Americana da Juventude em 2016.
 
Reconhecendo que “o papel da juventude é cada vez mais essencial na sociedade em que vivemos”, Carlos Carreiras colocou a tónica na globalização da sociedade: “Em Cascais somos mais que europeus ou ibero-americanos. Queremos ser ibero-afro-americanos. Queremos ser atlânticos!” Uma mudança que é importante operar sobretudo ao nível da educação, pois, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Cascais “os jovens devem ser educados para mudar o mundo. E Cascais, através da Glocalização e numa forte aposta na democracia participativa, pretende em 2018 dar o seu contributo para um mundo melhor”.
 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0