CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais: “Lanche Escolar” com balanço positivo

Um mês após a implementação nas escolas, cerca de 50 por cento da população escolar já aderiu ao “Lanche Escolar”. Este projeto da Câmara Municipal de Cascais veio reforçar o apoio alimentar nas escolas da rede pública do pré-escolar e do primeiro ciclo.

O projeto constitui uma mais-valia, não só pela resposta social mas também pela forma como auxilia as famílias na organização das refeições diárias dos alunos.

“Esta é mais uma política social que nos coloca na linha da frente na construção de um Estado Social Local mais forte, que apoia e que está onde é preciso estar, ao serviço de uma comunidade mais solidária”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Poupança, saudável e solidário são as palavras mais ouvidas quando perguntamos aos encarregados de educação quais as vantagens do programa “Lanche Escolar”.

“Com esta ajuda poupo nas compras semanais”, diz o encarregado de educação Gonçalves Simão, na Escola EB1 Branquinho da Fonseca.

Por sua vez, a encarregada de educação Patrícia Sancho diz estar “satisfeita com o lanche. A diversidade ao longo da semana é uma mais-valia”. “A minha educanda come tudo e em casa diz que adora receber o lanche”, acrescenta. Na EB1 José Jorge Letria, Marlene Sousa e Maria Santos adiantam que “foi uma boa iniciativa da autarquia, principalmente para as crianças carenciadas, que de outra forma não teriam um lanche mais completo”, salientando que “o preço é muito acessível”.

Num total de 2706 alunos aderentes ao programa, 70 por cento são beneficiários da Ação Social Escolar. Destes, 55 por cento tem direito ao lanche gratuito por estarem abrangidos pelo Escalão A. Os alunos que integram o Escalão B, 15 por cento, usufruem de um desconto de 50 por cento no custo dos lanches, ou seja, estes alunos contribuem, apenas, com 0,25€ por lanche. Finalmente os que se enquadram no Escalão C pagam 0,50 €.

Repartido a meio da manhã e a meio da tarde, o lanche escolar é composto por três peças: uma sandes (manteiga, doce ou queijo) ou bolacha (1 vez por semana); uma peça de fruta; um iogurte ou sumo (até duas vezes por semana).

“É sempre uma iniciativa louvável. Em termos nutricionais é muito importante porque introduziram a fruta no lanche. A autarquia está de parabéns!”, realça Cláudia Pires, professora na Escola Básica S. Domingos de Rana Nº1.

Para o vereador da educação da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida “esta medida é um verdadeiro sucesso o que prova que em Cascais inovamos e implementamos programas que reforçam o apoio à Família, reduzindo os custos sociais e económicos inerentes a regimes alimentares menos saudáveis”.

Este reforço alimentar não excluí, em nenhuma situação, a já existente oferta gratuita do leite escolar a meio da manhã que continuará a ser distribuído diariamente a todas as crianças.

Todos os alunos que frequentam escolas da rede pública do pré-escolar e primeiro ciclo podem ainda vir a beneficiar deste programa. As inscrições devem ser efetuadas pelas famílias através do Sistema de Gestão de Refeições (SGR):http://refeicoes.cmcascais.maiseducacao.pt

O investimento da autarquia neste programa durante o período letivo é de 350 mil euros.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0