CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais promove Semana da Educação de 20 a 26 de outubro | 24 de outubro | 17h00 | Conferência "Educar e formar para a vida ativa"

Dia 24, no âmbito da Semana da Educação, realizam-se várias visitas a escolas beneficiadas por intervenções nos últimos meses. Neste dia, Cascais debate, a partir das 17h00, no Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril, o tema "Educar e formar para a vida ativa" promovendo a troca de experiências entre o meio empresarial, escolas, pais e alunos.

Um debate que espelha a transversalidade do caminho trilhado pelo ensino em Cascais, em que, fruto da parceria entre Câmara Municipal, Agrupamentos de Escolas, Associações e Empresas tem sido possível prevenir o abandono escolar precoce e, acima de tudo, garantir a mais elevada taxa de conslusão do Ensino Secundário da Área Metropolitana de Lisboa. No Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo (S. Domingos de Rana), o curso profissional de Mecânica para Automóveis LIgeiros e Mecatrónica, em parceria com a ATeC (AutoEuropa) é um caso de sucesso. No Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo (S. Domingos de Rana) a formação de técnicos de energias renováveis avança a bom ritmo.

A oferta de ensino profissional alarga-se ainda em Cascais ao teatro, hotelaria e turismo, artes, design e multimédia, procurando dar resposta às necessidades de um mercado em permanente evolução.

No 4º dia da Semana da Educação, dia 23 de outubro, o Centro Cultural de Cascais encheu-se para debater os modelos da descentralização administrativa na educação, com a presença de Miguel Poiares Maduro, Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Prof. Joaquim Azevedo e de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais que moderou o debate.

Miguel Poiares Maduro afirmou que “A descentralização administrativa na educação deve ser feita em conjunto com as autarquias, a comunidade escolar e outros parceiros próximos das escolas, e através de um processo de debate alargado, chegar-se à construção de um modelo concertado de descentralização com alto grau de envolvimento de todos” acrescentando, ainda, o Ministro Adjunto que “Uma descentralização administrativa eficaz na educação promove uma melhor qualidade de ensino porque mais adequada à realidade social em que se insere”.

Por sua vez, Carlos Carreiras, no seu discurso de abertura do colóquio de hoje, quarta-feira, acentuou que “ Nesta semana que está a decorrer, do muito que se tem debatido sejam politicas educativas, descentralização ou  até a natalidade  o que está em causa é muito mais do que a Educação, é o pensar sobre o Concelho através da educação”.

No painel anterior com a presença de David Justino e Ana Maria Bettencourt, Presidente e ex-Presidente, respetivamente, do Conselho Nacional da Educação, o foco foi dado ás continuidades e ruturas das politicas educativas em Portugal, com moderação de Frederico Pinho de Almeida, Vereador da Educação. O painel “Natalidade – Consequências nas Politicas Educativas” fechou a tarde com a intervenção de Ana Sampaio, subdirectora do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.      

Até 26 de outubro, a Semana da Educação proporcionará uma ampla discussão em torno das políticas e do sistema educativo, Incluindo debates, conferências, visitas a escolas e a Gala da Educação em que serão reconhecidos publicamente o mérito e valor a alunos cascalenses finalistas dos ensinos secundário e superior, bem como a excelência de dois estabelecimentos de ensino.

Programa da visita
09h00 – Inauguração da Ludobiblioteca da Escola Básica da Parede, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara, e vereador Frederico Pinho de Almeida | Parede.
9h45 - Visita às obras da Escola Fernando Lopes Graça,  por Carlos Carreiras, presidente da Câmara, e vereador Frederico Pinho de Almeida | obra Orçamento Participativo, Parede.
10h30 - Visita às obras de requalificação da Escola Básica do Arneiro, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara, e vereador Frederico Pinho de Almeida | Arneiro.
11h30 - Visita e descerramento de placa toponímica da Escola Básica 1º ciclo e Jardim de Infância Branquinho da Fonseca, por Carlos Carreiras, presidente da Câmara, e vereador Frederico Pinho de Almeida | Torre.
12h30 – Visita à Escola Básica da Malveira da Serra.


 
Informação mais desenvolvida em:
 
http://www.cm-cascais.pt/camara-residentes-visitantes/destaque/cascais-promove-semana-da-educacao-de-20-26-de-outubro

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0