CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais quer ser Cidade Europeia do Desporto 2019

A candidatura de Cascais a Cidade Europeia do Desporto 2019 foi apresentada a 20 de julho, no Clube Naval de Cascais. Na sessão estiveram presentes alguns dos embaixadores desta candidatura, entre os quais campeões nacionais e internacionais de várias modalidades desportistas

“Temos grandes campeões e campeãs de várias modalidades em Cascais e uma rede de equipamentos e de condições favoráveis à prática desportiva, que a natureza nos proporciona a nível de mar e serra”, realçou o presidente da Câmara de Cascais, felicitando o surfista Frederico Morais pelo segundo lugar alcançado hoje no circuito mundial de surf Open J-Bay, na África do Sul, consagrando-se no primeiro português a alcançar este resultado.

Na apresentação da candidatura de Cascais a Cidade do Desporto 2019, Carlos Carreiras acrescentou ainda que “somos um concelho inclusivo com cidadania com deficiência. Em Cascais, o desporto é uma componente social, económica e formativa da comunidade”.

A Cidade Europeia do Desporto conta com o apoio do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, sendo uma distinção da ACES - Associação das Cidades Europeias do Desporto. “Os municípios são avaliados em termos de instalações desportivas, do programa de apoio ao desporto, entre os quais o desporto adaptado e às minorias sociais, por exemplo”, esclareceu o presidente da ACES Europa. Nuno Santos adiantou que “Cascais tem um potencial através do mar, da serra e da montanha. Os eventos [desportivos]são importantes, mas o maior reconhecimento da ACES vai para o acesso que o município dá ao desporto para todos, para a população em geral”.

Uma das condições de candidatura a Cidade do Desporto implica que um município tenha entre 150 mil e 300 mil habitantes, facto que se enquadra nesta ambição de Cascais, mesmo sendo uma vila. 

“Se considerarmos Cascais, no seu todo, seríamos o clube mais eclético do país e o clube com mais prémios a nível nacional e internacional”, sublinhou Nuno Piteira Lopes, vereador com a área do desporto na Câmara de Cascais. “É através deste grande clube Cascais que apresentamos - com todas as modalidades, campeões, campeãs e sobretudo a nível de desporto escolar e do desporto adaptado – com uma grande honra e orgulho ao resto da Europa todas as boas práticas desportivas”. O vereador da Câmara de Cascais sublinhou ainda que “neste momento estamos em condições de nos bater pela melhor candidatura face a tudo aquilo que tem sido o desenvolvimento do desporto no concelho de Cascais”.

 "Foi Cascais que me fez chegar aos Jogos Olímpicos", diz Marcos Chuva, campeão de salto em comprimento e um dos embaixadores desta candidatura, a par de Antonio Felix da CostaTeresa BonvalotMadjerHugo Miguel Ribeiro LealSara Carmo Sailing TeamTomaz MoraisDaniel Carriço, Catarina Sousa, António Silva e Gonçalo Carvalho, entre outros campeões de várias modalidades que levam Cascais pelo mundo fora na alta competição. Aqui fica o vídeo com o testemunho de alguns destes embaixadores. 

Cascais concorre com Portimão a Cidade Europeia do Desporto 2019. Em novembro será realizada, pela ACES, uma avaliação às condições das duas candidaturas.

Mais

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0