CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais2030: compromisso autárquico com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No próximo dia 21 de setembro, Cascais assumirá o compromisso público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Conferência “Objetivos Globais, Ações Locais: Não deixar ninguém para trás” irá debater os principais desafios dos ODS e da sua implementação pelos municípios. É direcionada a todos os profissionais, investigadores e membros de organizações que trabalham a temática da sustentabilidade local. Será o primeiro evento sobre esta temática em Portugal com um programa de prestigiados oradores.
 
Lançado em 2015, os ODS integram um novo processo global para promover o Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo, pretendem ajustar as agendas políticas nacionais à necessidade de transformar o mundo num lugar melhor até 2030, reduzindo as desigualdades entre os povos e promovendo o património natural.
 
O programa da conferência integra uma abordagem inovadora através do estabelecimento de parcerias entre governos, setor privado e comunidades para criar condições e compromissos a longo prazo.
 
Cascais criou um projeto pioneiro e inovador os ODS a nível local: “Cascais 2030”. Este projeto será apresentado formalmente no proeminente Forte da Cidadela – Pousada Cascais, no âmbito do Festival LUMINA, numa projeção artística criada e produzida pelo atelier OCUBO e que conta com a co-produção da Câmara Municipal de Cascais. 
 
Os ODS
Setembro 2015, Nova Iorque: 193 chefes de Estado assinaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): um conjunto de 17 objetivos estratégicos e 169 metas concretas que pretendem ajustar as agendas políticas nacionais à necessidade de transformar o mundo num lugar melhor até 2030. O caderno de encargos das nações é pesado e ambicioso, e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. 
 
O projeto ODS – Cascais2030
Cascais tem toda a legitimidade para cooperar com vista aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, onde, através de um ambicioso compromisso, reforçará o seu contributo para a ação local de impacte global: De Cascais para o Mundo. 
Cascais irá assumir o compromisso público com os princípios da Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OS), através da elaboração de uma Estratégia municipal que contribua para o cumprimento pleno dos mesmos, com impacto na competitividade do município, na qualidade de vida dos munícipes e na preservação dos recursos naturais. 
 
As normas:
Assegurar o envolvimento de todo o corpo técnico da Câmara Municipal e o compromisso dos decisores através da inclusão do “Visto ODS Cascais 2030”, para que este instrumento de modelo de governança local, funcione como uma ferramenta de controlo e de apoio à gestão, a ser aplicado em todas as propostas da iniciativa do executivo aquando da submissão de propostas em Reunião de Câmara;
Promover uma metodologia de implementação e monitorização pública dos ODS à escala local, servindo como banco de teste para outros governos locais e atores replicarem no seu território, bem com para aprendizagem e melhoria continua desta Agenda em Cascais;
Desenvolver uma plataforma online de partilha de conhecimento e registo da evolução dos indicadores, a denominar por “ODS Cascais 2030”;
Criar o Conselho Local para o “Desenvolvimento Sustentável – ODS Cascais 2030” para fomentar a corresponsabilização de toda a sociedade civil e reforçar a participação cívica de todas as instituições (publicas, privadas e sociais), bem como das comunidades locais, no processo de decisão e implementação das políticas para o desenvolvimento local;
Fomentar a partilha de informação e a audição dos agentes e parceiros de âmbito local, inclusive os cidadãos;
Mobilizar meios de implementação dos ODS, designadamente a capacitação de recursos humanos e tecnologias de monitorização e avaliação da Agenda;
Desenvolver iniciativas da Agenda “ODS Cascais 2030”, no programa de Cascais
Capital Europeia da Juventude em 2018, de forma a promover a aproximação dos jovens e demais munícipes às questões da Cooperação e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
 
RESUMINDO, UNIQUE SELLING POINTS:
O Visto: Com isto, seremos os primeiros a ter uma ferramenta tão forte de transparência, prestação de contas, e para monitorização. TUDO que for aprovado pelo órgão executivo terá de contribuir para os ODS. É um compromisso político que demonstra coragem e um nível de compromisso que não temos visto muito como resposta a este grande desafio da ONU. 
A plataforma online: Vamos saber a cada momento como Cascais está em termos de cumprimento dos ODS. Ou seja, de 0 a 100, por objetivo, saber o que nos falta para chegarmos aos 100% para todos em 2030. 
A metodologia: Teremos uma metodologia que é transversal para outras localidades e realidades pelo Mundo inteiro. Ou seja, seremos o promotor, a nível nacional e internacional, de uma rede a qual outros municípios possam aderir e aplicar nas suas realidades. De Cascais para o Mundo. 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0