CONTACTOS
Fale connosco
Em rede

Está aqui

COMUNICADO | Quiksilver Internacional vence concurso de ideias para Edifício Narciso

Cumprindo os prazos estipulados pelo Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (CRCQL), entidade promotora do concurso de ideias para o edifício do antigo Narciso na praia de Carcavelos, o anúncio do vencedor foi hoje dia 31 de outubro divulgado.

Após uma saudável disputa entre dois gigantes internacionais do surf, Billabong e Quiksilver, pela reabilitação do antigo Narciso na Praia de Carcavelos, foi hoje escolhido como vencedor o projeto apresentado pela Quiksilver Internacional.

Os dois projetos foram apresentados publicamente e após a avaliação da grelha proposta pela comissão de Avaliação do CRCQL, a decisão recaiu no projeto da Quiksilver Internacional que prevê um investimento superior a 4M€ e envolve uma unidade de alojamento local, loja, skate park, entre outros serviços, traduzindo-se na criação de mais de 40 postos de trabalho.

Escolhido o vencedor do concurso de ideias, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), atual proprietária do edifício, deve agora tomar uma posição final quanto ao uso/gestão do edifício face ao projeto apresentado, bem como em relação à proposta arquitetónica.

Saliente-se que após longos anos de abandono, o edifício “Narciso” encontrava-se totalmente decrépito, originando graves problemas de higiene e segurança pública.

Perante tal cenário de elevada degradação, constituindo um perigo para a saúde pública e para o ambiente, a Câmara Municipal de Cascais decidiu, tal como tem feito com outros edifícios, requalificar uma parte do edifício “Narciso”.

Com a requalificação parcial do edifício realizada em 2013 foi possível instalar os mais representativos atores Nacionais ligados ao Surf, tais como a Associação Nacional de Surfistas, a Federação Portuguesa de Surf ou ainda a Associação Nacional de BodyBoard.

Surf é um importante sector da denominada “economia azul”, sendo esta parte integrante e essencial da estratégia económica do município, com relevantes e públicos resultados. É disso exemplo a realização de eventos como o Campeonato Mundial de Surf e o Prime Event de Surf ou as próprias vitórias alcançadas pelos atletas do concelho, como as de Vasco Ribeiro, recentemente sagrado campeão Mundial Júnior de Surf, após ter sido campeão Nacional e Europeu.

Para completar a requalificação do edifício, importava atrair capital para dinamizar a economia local, gerador de riqueza e de postos de trabalho. Assim, a Câmara de Cascais lançou o desafio ao Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos (CRCQL), o maior e mais representativo clube de Surf de Carcavelos que, por sua vez, lançou um concurso de ideias a dois players internacionais do Surf.

A urgência na implementação do Projeto da Quiksilver Internacional reveste-se da maior importância para o Concelho de Cascais, e também para o País, no que concerne a:

- Requalificação de um edifício devoluto com graves problemas para a Saúde Pública

- Investimento estrangeiro no valor de mais de 4M€

- Criação de 40 postos de trabalho

- Investimento direto e indireto no Surf

- Reconhecimento Internacional para Cascais e para o País.

A Câmara Municipal de Cascais agradece às duas marcas todo o empenho e dedicação nas propostas apresentadas ao concurso de ideias, bem como ao CRCQL pelo profissionalismo e isenção com que conduziu todo este processo.

Fica esta Câmara a aguardar as necessárias e tão esperadas decisões da Agência Portuguesa do Ambiente.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0