CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferência no Museu Condes de Castro Guimarães: "Ícones Russos: história, função e simbologias”

No dia 28 de fevereiro, às 15h30, a museóloga Maria Cristina Gonçalves apresenta no Museu Condes de Castro Guimarães a conferência “Ícones russos: história, função e simbologias”, sobre o novo núcleo expositivo permanente do referido espaço museológico.

A conferência “Ícones russos: história, função e simbologias” pretende dar a conhecer a história e a diversidade de tipos estilísticos de 17 ícones do século XIX e um conjunto de objetos de memorabilia, que fazem parte da exposição “O fascínio da arte russa: encontro da terra com o céu”, patente ao público no Museu Condes de Castro.

A conferência é apresentada pela museóloga Maria Cristina Gonçalves, que acompanhou o processo de aceitação do legado do Pedro Vieira da Fonseca ao município.
A museóloga da Câmara Municipal de Cascais participou na conferência dos bens, efetuou a inventariação sumária de 108 dos 144 objetos tridimensionais integrantes do legado e estudou os diários das duas viagens à Rússia de Pedro Vieira da Fonseca.

Partindo deste trabalho, Maria Cristina Gonçalves elaborou o guião e acompanhou a montagem do novo núcleo da exposição permanente do Museu Condes de Castro Guimarães.

Sobre o ícone | É uma arte sagrada, um objeto de veneração específico da Igreja cristã ortodoxa. Exprime, com formas e cores, as mesmas realidades que as Santas Escrituras, os concílios, os escritos dos Padres da Igreja e as Vidas de Santos exprimem com palavras.


Sobre a coleção de ícones | Embora pequena em número, contém uma diversidade de tipos estilísticos, entre a matriz bizantina e as influências da arte europeia ocidental, e de motivos temáticos que nos permite lançar um olhar sobre a história e a função que os ícones tiveram na Rússia ao longo dos séculos.


Sobre o núcleo expositivo | Está organizado em três conjuntos temáticos: Cristo Pantocrator, Theotokos - Imagens da Mãe de Deus e os Santos Intercessores, um deles apresentado na respetiva caixa, tal como seria colocado nos ambientes tradicionais das casas russas. O legado de Pedro Vieira da Fonseca testemunha o fascínio que este munícipe nutria pela cultura e civilização da Rússia, mas compõe-se também de outras obras de artes decorativas e uma excelente biblioteca sobre história, genealogia e património cultural, integrando desde o ano de 2012 o acervo do Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0