CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa | A partir de 24 de outubro | Casa de Santa Maria

Cadeiras metamorfoseadas por criativos nacionais prestam homenagem à Cadeira Portuguesa numa exposição que, a partir de dia 25 de outubro, se apresenta na Casa de Santa Maria, obra maior do arquiteto Raul Lino em Cascais.

Desafiados pela Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I e Dimensão Nova, vários criativos portugueses, independentemente da sua formação, prestam assim homenagem à cadeira de esplanada tipicamente portuguesa.

Comissariada por António Roquette Ferro e dirigida pelo arquiteto Nuno Ladeiro, a mostra – que conta com o apoio da Adico, do Curso de Design da Universidade Lusófona e da Loft Design – artistas como José de Guimarães, Leonel Moura, Sofia Areal, os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Carrilho da Graça e Fernando Hipólito, os designers Jorge Silva, Helena Ladeiro, Filipe Trigo e Jorge Carvalho, entre muitos outros, apresentam novas ideias para a emblemática cadeira, dando-lhe uma nova vida, se possível ainda mais portuguesa.

No âmbito da exposição, com o apoio da Domus Academy, decorre, dia 24 de outubro, às 15h30, no Centro Cultural de Cascais, um colóquio sobre o mesmo tema, no qual será lançado um desafio aos estudantes finalistas de design, para realizarem o redesign da cadeira portuguesa. O colóquio contará com a presença do professor José Bartolo, vice-presidente do Ano Nacional de Design, Maria do Carmo Rebello de Andrade, coordenadora da Casa de Santa Maria, Miguel Rodrigues, administrador da Adico, e Walter Colico, Designer italiano.

Também na Casa de Santa Maria — igualmente com o apoio do Curso de Design da Universidade Lusófona e da Loft Design —, vai decorrer uma exposição de clássicos ADICO, no âmbito da qual serão selecionados três projetos, os quais serão expostos neste mesmo local durante o mês de janeiro.
Para ver de 25 de outubro a 31 de janeiro de 2016

Exposição: Casa de Santa Maria
Rua do Farol de Santa Marta | 2750-341 Cascais
Tel. 214815383
www.bairrodosmuseus.pt/ Facebook bairro dos museus

Colóquio: 24 de outubro 2015 às 15h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Cascais, Av. Rei Humberto II de Itália, 2750 Cascais
Tel:21 481 5660

Sobre a Cadeira Portuguesa | É uma das mais características cadeiras das esplanadas portuguesas. Desde sempre, intelectuais, artistas e cidadãos comuns trocam opiniões e convivem nas esplanadas. Os turistas, por sua vez, procuram pontos de interesse e encontram nas esplanadas portuguesas e, em particular, nos cafés lisboetas o ambiente tipicamente lusitano.

As primeiras cadeiras terão surgido em Lisboa nos anos 30 e 40 do século XX. Influenciada provavelmente pela escola alemã Bauhaus, mas também pelas cadeiras de tubo de aço curvado de alguns dos pioneiros do design, como Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Mart Stam editadas pela Thonet, a fábrica Adico, uma das maiores empresas de mobiliário metálico europeu, desde os anos 30 até aos dias de hoje, produz a cadeira. Como exemplo, temos as capas dos catálogos desenvolvidas por pintores de renome da época. Com 95 anos de existência, exporta a Cadeira Portuguesa para países tão longínquos como os do norte da Europa, Estados Unidos e Austrália, entre outros. A Cadeira Portuguesa é parte de uma vasta coleção de clássicos que fizeram história na Adico ao longo dos anos e nunca perderam a dinâmica dos novos tempos, pois souberam acompanhar a evolução do mercado e estar na moda.

 

 

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0