CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

"Intervenções Assistidas por Animais" - Conferência Internacional em Cascais

O Centro Cultural de Cascais acolhe nos dias 28 e 29 de outubro, a 2ª Conferência Internacional dedicada às Intervenções Assistidas por animais, como parte integrante em áreas como a saúde e educação, em que a presença de animais funciona como facilitador para atingir resultados positivos.

Nesta conferência será abordada a intervenção de cães de terapia, cães de assistência e também cavalos, possibilitando aos participantes uma parte prática com a realização de workshops.

Em contextos que vão da escola ao hospital, passando por instituições de intervenção na área da saúde mental, o recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior em casos como demência, espetro de autismo, consumos aditivos, doentes hospitalizados e idosos.

Estas intervenções contribuem para a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade, contribuindo ainda para desenvolver a capacidade de regulação as emocional, aumentando as interações verbais e fomentando as interações sociais. São, ainda estimuladas as funções cognitivas (memoria, atenção concentração, linguagem, pensamento), e assiste-a ao aumento da autoestima, redução da ansiedade, minimização da solidão, entre outras vantagens.

As intervenções assistidas por animais são dirigidas por profissionais da área da saúde e da educação, nas quais um animal obedecendo a critérios específicos, é parte integrante do processo de tratamento de indivíduos ou grupos.

Participam na conferência vários oradores, entre os quais, Isabel Moura – Psicanalista, Isabel Buill – Diretora da Affinity, Daniela Custodio – Casa Pia de Lisboa, Nathalie Durel- Psicóloga, Maribel Villa e Mona Talier – especialistas em IAA, Lourdes Mata- Psicóloga, Maylos Claversol- médica, Leonor Galhardo e Liliana de Sousa- Biólogas, Eduarda Sousa – Treinadora. 

Programa

Inscrições: cascaisjovem.pt

25,00€ - Público em geral

15,00€ - Estudantes (É necessária a apresentação de comprovativo na entrada do evento)

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0