CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Luz e sombras” de Marco de Biasi vence Prémio Internacional Fernando Lopes-Graça 2014

"Lumen et Umbrae", que traduzido do latim significa “Luz e Sombras” é a obra vencedora da IV edição do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça. Da autoria do músico italiano Marco de Biasi, a obra foi interpretada pela primeira vez publicamente pelo guitarrista Pedro Rodrigues, na cerimónia de entrega do prémio, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, no dia 17 de dezembro.

Distinguida por unanimidade de entre as 30 obras inéditas para guitarra apresentadas a concurso, a obra de Marco di Biasi, guitarrista, compositor e pintor premiado internacionalmente, convenceu absolutamente o júri composto pelos compositores Fernando Lapa e Sérgio Azevedo, e pelo guitarrista Pedro Rodrigues. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Tripoli”, de Nuno Alexandre Sousa de Figueiredo, e “Sonata per Chitarra”, de Pedro Louzeiro, ambos compositores portugueses.


Ausente por razões profissionais, o compositor premiado enviou uma mensagem em que reconheceu ser “verdadeiramente um dever agradecer a quem estimula e investe na criação de novas obras de arte, considerando que é no novo que se pode encontrar a fonte vital para a evolução do mundo e das ideias.”


Mantendo a tradição de estrear nesta cerimónia a peça vencedora, foi Pedro Rodrigues, membro do júri e guitarrista, quem interpretou publicamente "Lumen et Umbrae", obra que explora a relação entre o som e a cor, base do trabalho de composição de Marco Biasi que consiste na associação de elementos picturais e musicais. 
Destacando a excecional qualidade dos trabalhos concorrentes provenientes dos mais diversos países, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, confirmou “a forte aposta municipal nos valores identitários fundados na nossa cultura como fator de esperança no relançar do futuro”.


O Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça foi instituído pela Câmara Municipal de Cascais em 1994, com o objetivo de homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça e estimular a criação musical em Portugal. Teve a sua primeira edição em 1995 e conta já com 15 edições, sendo quatro de âmbito internacional.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0