CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Paula Rego faz doação de obras a Cascais e expõe trabalhos recentes na Casa das Histórias

A doação de dez gravuras e desenhos de Paula Rego vai aumentar o espólio na posse do município, confirmou hoje Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, na visita guiada que a pintora portuguesa realizou hoje à sua nova exposição “ Old Meets New”, no museu que a representa.

Esta exposição traz, pela primeira vez a Portugal, a obra mais recente de Paula Rego. A mostra reúne uma série de pinturas d’A Relíquia e d’O Primo Basílio, inspiradas nos romances homónimos de Eça de Queirós.

Inquirida sobre a importância para a sua obra das memórias do tempo que passou em Cascais, Paula Rego garantiu: “As memórias nunca passam, são como a infância e a juventude. As memórias estão sempre na cabeça”. Por isso, e apesar de residir em Londres desde 1976, as suas obras continuam a retratar as raízes portuguesas.

 É o caso destas séries de pinturas d’A Relíquia (2013) e d’O Primo Basílio (2015), que agora mostra na Casa das Histórias.

Carlos Carreiras reforça o voto de confiança que Paula Rego deposita no trabalho que se tem estado a desenvolver no museu que a representa, ao anunciar a doação de 10 gravuras e desenhos da autoria da pintora. “É sempre um privilégio ter cá a Paula Rego na inauguração de uma exposição sua e desta vez por nos dar a oportunidade de agradecer a doação a Cascais de mais obras que vão assim reforçar o espólio inicial deste equipamento municipal”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais.  

Sobre a importância desta exposição com obras que nunca tinham sido mostradas em Portugal, Salvato Teles de Menezes, presidente da Administração da Fundação D. Luís I, refere: “Para quem tinha vaticinado a morte da Casa das Histórias Paula Rego esta exposição é mais uma confirmação das excelentes relações entre a Paula Rego, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I ” e acrescenta: “Está tudo a funcionar bem na Casa das Histórias, as exposições sucedem-se e o termos aqui a presença da Paula Rego e das suas últimas obras que só foram apresentadas em Londres é bem revelador”.     

A exposição “Old meets New” conta ainda com a série “D. Manuel, o último Rei de Portugal” (2014) e o tríptico do mais recente autorretrato da artista, um conjunto de gravuras onde se destaca a série sobre a Mutilação Genital Feminina (2009) e a série de seis gravuras intituladas Les Planches Courbes, realizadas a partir dos poemas do poeta francês Yves Bonnefoy.

 “Estas novas obras, homónimas dos romances, estabelecem uma relação direta com a literatura próxima da crítica de costumes que, transmitem também ela, o retrato político, social e psicológico da sociedade portuguesa” explica Catarina Alfaro, curadora da exposição.

A exposição “Old Meets New” fica patente de 25 de maio até 30 de outubro de 2016.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0