CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Animais mais protegidos em Cascais

A Câmara Municipal de Cascais reforçou os mecanismos de proteção animal através da atribuição de leitores de chips de identificação a todas as forças de segurança e de uma parceria com clínicas privadas para auxílio imediato a animais acidentados.

A partir de 1 de março, é mais fácil resgatar animais perdidos no concelho.

A autarquia entregou, no dia 5 de fevereiro, 16 leitores de chips às cinco esquadras da PSP no concelho, às cinco corporações de bombeiros, à GNR de Alcabideche, Polícia Municipal, Polícia Marítima, Proteção Civil, à Cascais Ambiente e ao Serviço Municipal de Veterinária. 

"Os animais merecem, de facto, a nossa atenção e esta nossa consideração", salienta Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A parceria com as clínicas privadas irá permitir que animais encontrados feridos/acidentados na via pública durante o período noturno, e após recolha pela Associação S. Francisco de Assis (ASFA), possam receber auxílio imediato nas clínicas a funcionar 24h/dia. Durante o dia este auxílio é prestado, como habitualmente, pelo Serviço Municipal de Veterinária e pela ASFA.

Paulo Santos, comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcaveos e S. Domingos de Rana diz que "erámos surpreendidos com animais na via pública e que por estarem feridos ou até mortos não conseguíamos chegar aos seus donos e esta ferramenta vem, sem dúvida, facilitar-nos nesse aspeto."

O Intendente Norberto Gomes, comandante da Divisão da PSP de Cascais realça que "não tendo a polícia competências específicas nesta matéria, precisávamos que o município agilizasse os meios para este fim".

Com o alargamento do período de assistência veterinária e com a maior facilidade de identificação dos animais, a autarquia reforça desta maneira a proteção animal em Cascais.

A câmara municipal vai ainda realizar, a partir de junho próximo, uma campanha de vacinação gratuita em todas as freguesias do concelho. Serão os veterinários a deslocarem-se às juntas de freguesia, facilitando, assim,  o acesso  aos munícipes que não tem forma de transportar os seus animais.  

Saliente-se que Cascais não procede ao abate dos animais errantes recolhidos no concelho, sendo todos encaminhados para adoção, recorrendo à parceria permanente que mantém com a ASFA (que funciona como complemento do Serviço Municipal de Veterinária), associação que apresenta elevada taxa de adoção e que promove várias campanhas e atividades promotoras dos direitos e bem-estar animal.

Estas medidas visam a salvaguarda da Saúde Pública, da Saúde Animal e da defesa dos direitos dos animais, mas são também a resposta ao crescente número de solicitações que, pelas mais variadas razões, chegam ao município de Cascais.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0