CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Saúde em Cascais” | Fórum com balanço positivo

“A saúde diz respeito a todos e não apenas aos profissionais de saúde”. Foi este o mote do desafio “Saúde em Cascais. Faça-se ouvir” convidou os munícipes a apresentar as suas ideias para a construção da Estratégia Local de Promoção de Saúde.
Veja o vídeo
 
"Completamente inovadoras", como classificou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, "estas sessões serviram para recolher contributos, opiniões e identificar problemas e as propostas de solução que os munícipes queiram partilhar". Uma estratégia local única a nível nacional, onde "não fazia sentido não envolver os munícipes", acrescentou.   
 
Os munícipes identificaram problemas, apresentaram soluções. No total, participaram mais de 70 pessoas, que trouxeram propostas diversificadas relacionadas com a saúde, em termos comportamentais, estilos de vida, ambientais, fixos, ou biológicos, sociais e económicos, e acesso a recursos.
 
"São opiniões genuínas de pessoas que vivem ou trabalham na zona", considerou Rosa Pena, participante no último plenário, a 30 de janeiro, no Grupo Recreativo e Dramático 1º de Maio, em Tires. Na mesma sessão, participou também Arminda Oliveira, para quem a motivação se resume "em lutar por propostas que deem resposta às cadências do concelho".  
 
No final da ronda dos quatro plenários locais, realizados pelas quatro freguesias do concelho, resultaram 18 propostas vencedoras. Isto porque, devido a empate, em duas das sessões saíram cinco e não quatro propostas.  
 
Agora que já foram apresentadas, votadas e selecionadas, estas propostas dos munícipes vão, numa fase seguinte, ser analisadas e trabalhadas no âmbito do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde. Desta forma, as 18 propostas vencedoras vão ser discutidas com os proponentes, com o objetivo de integrar a futura Estratégia Local de Promoção da Saúde, a apresentar pelo município até ao final de março.  
 
Para António Rugeroni, um dos proponentes, o envolvimento dos munícipes em assuntos desta temática "é importante, deve continuar" pois, na sua opinião, "tem todo o interesse e as pessoas têm ideias". Este cidadão apela a todos para o facto de ser "essencial não só ver o problema, como dar soluções".  
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0