CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Seniores de Cascais debatem Igualdade de Género

A Casa das Histórias Paula Rego acolheu, dia 19 de setembro, cerca de 130 seniores, de oito instituições concelhias para debater questões relacionadas com a Igualdade de Género. Um evento integrado no Projeto “Lado a Lado”, que envolve cinco Centros de Convívio do concelho.
“A promoção da Igualdade de Género é um fator fundamental para o desenvolvimento local”, refere Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social que esteve presente na iniciativa que juntou cerca de 130 seniores da Associação Social dos Idosos da Amoreira, Associação de Reformados e Idosos do Murtal, Associação de Bem Estar Social de Alcabideche, Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves e Associação Amigos da Paz de Bicesse e ainda do Centro de Convívio de Trajouce, da Associação de beneficência Luso Alemã, a Associação de Idosos de Santa Iria e do Centro Comunitário de Tires.
 
“Têm sido várias as iniciativas que estes Centros de Convívio têm organizado, como batismos de voo, caminhadas, piqueniques, aulas de atividades física, sempre com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, onde temos registado elevada participação e resultados muito satisfatórios”, acrescentou.
 
Na abertura da sessão foi apresentada a peça de teatro "Os Brincos à Ronaldo e outras histórias" que serviu de mote a uma breve conversa-debate em torno destas questões. 
 
Aproveitando o facto de o workshop decorrer na Casa das Histórias Paula Rego foram ainda ser abordadas as questões de género nas obras da artista.
 
Defensor de um envelhecimento ativo, Cascais tem investido na resposta qualificada à população sénior não dependente do concelho, através de diversas atividades/ações e ainda projetos de sensibilização e de formação. Criou, para tanto uma Plataforma para a Qualificação dos Centros de Convívio e Espaços Seniores  que permite promover o trabalho em rede e a cooperação entre as instituições.
 
No âmbito da Plataforma de Qualificação dos Centros de Convívio e Espaços Seniores estão envolvidas 16 entidades gestoras que correspondem a 27 equipamento sociais do concelho. Estão inscritos nestes equipamentos 1434 pessoas, sendo 332 homens (25,7%) e 1102 mulheres (73,2%).
 
Sobre o Projeto Lado a Lado | Tem por base uma parceria estabelecida entre cinco Centros de Convívio do concelho de Cascais e pretende promover o convívio interinstitucional entre os Seniores, incentivando a participação ativa, a partilha de experiências e de histórias de vida, dinamizando atividades lúdico-culturais ao ar livre ou em espaços de entidades parceiras.
 
Entidades Promotoras do Projeto “Lado a Lado”
Associação de Bem-Estar Social de Juventude e Terceira Idade de Alcabideche
Associação Social dos Idosos da Amoreira
Associação de Apoio Social dos Amigos da Paz de Bicesse
Associação de Apoio Social Nossa Senhora das Neves de Manique de Baixo
Associação de Reformados e Idosos do Murtal
 
 
Sobre “Os Brincos à Ronaldo e outras Histórias” | Com uma dramaturgia específica, sustentada com base em investigação de referência, e acompanhada por uma especialista em Igualdade de Género, bem como em relatos de experiências de vida, os brincos à Ronaldo e outras histórias foi transposto cenicamente para um discurso quotidiano, alegre, interativo, e acessível a todos os públicos. Pretende-se desta forma que a promoção da Igualdade de Género em Portugal possa ser assim mais eficazmente refletida, e que as nossas ações a tenham mais presente na vida social, familiar e laboral. Estes três vetores interdependentes são trabalhados neste espetáculo, e motivo para grande identificação de práticas comportamentais por parte do público, que, revendo-se, se interroga.
Esta produção teve já várias apresentações nos municípios de Portalegre, Seia, Lisboa, Oliveira de Azeméis, Mértola, Rio Maior, Cascais, Valongo, Castelo Branco, Gouveia, Felgueiras, Sabugueiro, Lagoa, Fornos de Algodres, bem como em Paris, para as comemorações do Dia de Portugal junto das comunidades portuguesas.
 
Sinopse | 3 Intérpretes para 30 personagens. Um espetáculo bem-disposto, rápido e intenso, com a vida toda a correr. Como as vidas de cada um de nós, e como o mundo que nos rodeia: situações quotidianas, casos exemplares, e a ironia dos preconceitos, dos estereótipos de género, da regulação de comportamento a que estamos sujeitos. Da empresa ao cabeleireiro, do consultório médico à praça, do táxi ao portão de casa, da sessão de fitness ao jogo de futebol, situações a que não somos impunes: cada gesto foi criado porque era já nosso, cada palavra foi dita porque a já dissemos. O espetáculo Os brincos à Ronaldo e outras histórias procura com muito humor construir um futuro com maior igualdade.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0