CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Versos ao Luar” juntou famílias e poesia à noite no Parque Marechal Carmona

A abrir o outono numa noite de verão. Assim se pode caracterizar a noite de 26 de setembro, no Parque Marechal Carmona, em Cascais, onde decorreu a 7.ª edição do serão literário “Versos ao Luar”. Promovida pela Câmara Municipal de Cascais, através da Biblioteca Infantil e Juvenil, esta iniciativa juntou cerca de 150 pessoas, na sua maioria crianças, numa partilha familiar, conjugando textos poéticos com o imaginário infantil.
Destinado a crianças entre os 3 e os 10 anos, acompanhadas por um adulto da família, o serão “Versos ao Luar” ajuda a promover o livro e a leitura para crianças através do envolvimento real e da participação ativa das famílias. Ano após ano a iniciativa tem atraído cada vez mais participantes interessados não só pela poesia, mas também pela vivência noturna do espaço através do acampamento que só nesta noite é permitido.
 
Ao longo de pouco mais de duas horas promoveu-se, em plena natureza, tendo as árvores e a lua como pano de fundo, a partilha do espetáculo “Aquela nuvem e outras", a partir de poesia de Eugénio de Andrade (obra "Aquela nuvem e outras") e de canções tradicionais portuguesas (recolha de Giacometti e Lopes-Graça). 
 
Em franca interação com o público, o espetáculo permitiu o envolvimento direto de miúdos e graúdos que, com a ajuda de Susana Quaresma, Tânia Cardoso e Sofia Portugal, entraram no universo pictórico dos artistas plásticos Sarah Affonso e Jorge Barradas.
 
O serão foi ainda marcado pela leitura coletiva de poemas pertencentes à obra "Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar", de José Jorge Letria, e pela apresentação, por um grupo de 13 crianças participantes no acampamento, de poemas elaborados no ateliê vespertino que também integra os “Versos ao Luar”. 
 
O que dizem os participantes:
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0