CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

mais pessoas

Alexandre Rippol
Alexandre Rippol “Há um fator mágico que nos impele ...
Margarida Bessa
Margarida Bessa “Uma boa ação por dia nem sabe o ...
José Roncon
José Roncon “Ser voluntário é aquilo que nós ...

Está aqui

José António Gonçalves

Conservador-Restaurador do Núcleo de Património Histórico-Cultural, José António Gonçalves nasceu no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria. Viveu em Lisboa e rendeu-se aos encantos de Cascais a partir do momento em que começou a colaborar com a câmara municipal, em 2009.

“Só conhecia esta vila na perspetiva de turista” e acrescenta “aqui há mais tranquilidade. Tenho qualidade de vida, tempo para a família e até posso ir a pé para o trabalho.” O lado profissional deste conservador-restaurador também despertou o interesse pelo concelho. José António Gonçalves adianta que “esta simbiose entre a paisagem natural e a arquitetura é única, embora reconheça a importância arqueológica da Villa Romana de Freiria e das Grutas da Alapraia, entre outros sítios de Cascais.”

Com vista privilegiada para o mar, é no Museu Condes de Castro Guimarães que este colaborador se divide entre inventariados, acompanhamento de intervenções e restauros.O restauro da escultura de São Pedro, no Museu Condes de Castro Guimarães ou a limpeza de um canhão de bronze exposto no Museu do Mar, são alguns trabalhos visíveis deste profissional do restauro e da conservação. Rigoroso, exigente e sedento de conhecimento José destaca a carta arqueológica subaquática de Cascais como o projeto que mais o fascina. “Para além de ser um projeto pioneiro em Portugal em muitos aspetos, é algo que me dá imenso prazer fazer porque alia o meu conhecimento ao gosto pelo mergulho”.

Seguindo o lema dos romanos, divide o tempo entre o “negócio e o ócio”, de forma a não se deixar consumir, em demasia, com o trabalho e a garantir qualidade de vida. Para isso contribuem as atividades de aventura, o tempo com a família, o cargo de vice presidente da Federação Portuguesa de Voo Livre e a paixão pela cozinha. Uma receita perfeita para alguém cujo voo será, certamente, cada vez mais alto.

 

Boletim C nº52 |31 de março de 2015

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0