Noticias CM Cascais https://www.cascais.pt/noticias2/ Últimas notícias da Câmara Municipal de Cascais pt-pt Cascais implementa o projeto CoAction Against Adversity https://www.cascais.pt/node/44084
Data: 18-04-2024
O município tem uma nova resposta para a área da saúde mental infantil

A área da saúde mental é um dos focos do Município de Cascais, e foi neste âmbito que, em 2014, vai implementar, em colaboração com o ProChild CoLAB, o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi), a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho) e a Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto “CoAction Against Adversity”. Esta é uma resposta comunitária para promoção da saúde mental, resiliência e bem-estar infantil. Nasceu por necessidade complementar de resposta em época pandémica e foi implementada no Município de Guimarães, desde 2021, tendo resultado no diagnostico de mais de 1000 casos, dado seguimento a mais de 300 e acompanhado, através de sessões, a cerca de 111 crianças (3-10 anos). O mecanismo é associado através de um rastreio online. Gratuito (realizado e preenchido pelos pais ou responsáveis pela criança) que permite despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar das crianças, bem como intervenção psicológica individualizada e gratuita para aquelas em que se verificar essa necessidade.

Para continuar a ler AQUI

]]>
44084 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Feira das Tuas Opções 2024 https://www.cascais.pt/node/44076
Data: 18-04-2024
5.ª edição de oferta formativa em Cascais, no Centro de Congressos do Estoril

A Feira das Tuas Opções decorreu no Centro de Congressos do Estoril e contou com Stands, dinamização de algumas tertúlias e workshops.

”Somos fruto daquilo que aprendemos, que experimentamos e é isso que nos vai formar quando chegarmos a uma idade dita adulta” disse o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na sessão de abertura da Feira das Tuas Opções, um evento que  oferece orientação e formação profissional no concelho de Cascais. Carlos Carreiras salientou ainda as oportunidades que a Câmara Municipal de Cascais dá ao Jovens através dos programas de voluntariado e de estágios para diversas áreas para que consigam escolher “o projeto de felicidade para a sua vida”.

Este evento é composto por stands de agrupamentos de escolas (ensino público e escolas profissionais), e do ensino superior ministrados no concelho e de serviços municipais. Pela primeira vez, a feira tem 8 empresas convidadas, todas elas parceiras do ensino profissional do concelho.

Ana Gil, diretora de departamento da comunicação da Câmara Municipal de Cascais, mencionou a importância da FAP - Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação, que tem um papel ativo nesta feira através da divulgação e da participação dos workshops. Ana Gil ainda revelou que os encarregados de educação “são, muitas vezes, decisores nas tomadas de decisão do futuro dos seus educandos”.

A cerimónia abriu com uma apresentação feita pelos alunos do Curso Profissional de Multimedia do Agrupamento de Escolas Cidadela e uma atuação de poesia e dança dos alunos da Escola Salesiana de Manique.

A Feira das Tuas Opções arrancou na tarde de 17/04 para decorrer ainda durante todo o dia 18/04 no Centro de Congressos do Estoril. 

Conta com stands de diversos estabelecimentos de ensino e também da Jovem Cascais, DNA Cascais e Cidade das Profissões, onde os jovens podem encontrar informação sobre todos os projetos em que podem participar no concelho.

 

CMC | CL | BN

]]>
44076 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Cascais convoca as cidades europeias mais inovadoras https://www.cascais.pt/node/44067
Data: 17-04-2024
Representantes da rede de finalistas e vencedores dos Prémios da Capital Europeia da Inovação estão em Cascais

Cascais recebe até hoje, 17 de abril, os representantes de 11 cidades europeias que integram a rede de finalistas e vencedores dos Prémios da Capital Europeia da Inovação. Uma visita internacional para partilhar experiências e definir em novos caminhos. Cascais integra esta rede enquanto cidade, ou melhor vila, finalista na categoria "Cidade da Inovação em Ascensão 2021 (Rising City, 2.º lugar, ver vídeo de apresentação), sendo que a candidatura de Cascais fez sobressair o seu perfil de "living lab", enquanto "território com condições ótimas para a experimentação e adoção de iniciativas piloto, por ter a dimensão ideal e um contexto favorável, com um "mindset" de inovação. Desde 2022, que Cascais integra a rede de cidades inovadoras, participando ativamente nas suas iniciativas e tendo lançado o desafio da realização destas visitas técnicas, sendo, por isso, anfitrião na sua primeira edição.

A visita começou dia 15 de abril com a apresentação da Estratégia inovadora de Cascais para a valorização territorial, seguida de uma visita à galeria de arte urbana no Bairro da Torre, onde as empenas do prédios apresentam verdadeiros quadros em formato XXL, destacando a cultura enquanto fator de inovação e de coesão social.

Dia 16 de abril, os representantes das 11 cidades, tomaram o pulso às novas tendências para mobilidade urbana adotadas por Cascais, como é o caso dos autocarros movidos a hidrogénio (M43 que liga Cascais ao Guincho e M44 que liga Cascais à Quinta do Pisão), os quais são abastecidos no posto criado no Complexo Municipal Multiserviços da Adroana. 

A apresentação do Sistema Municipal de Participação, capaz de envolver em vários projetos cidadãos de diferentes grupos etários e interesses diversos fomentando a democracia participativa; e a abordagem à gastronomia enquanto partilha cultural pelo Cascais FoodLab, contribuiram ainda para dar a conhecer o que se faz no concelho.

Este último dia por Cascais está a ser dedicado à apresentação da Baía do Conhecimento, em Carcavelos, através da participação no workshop "iCapital: desafios e incentivos da inovação, na Nova SBE. No último ponto do programa da visita está uma ação ligada ao ambiente, a decorrer durante a arde no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril. 

Cidades representadas no encontro de Cascais:

- Marselha (França) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Amesterdão (Países Baixos) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Espoo (Suécia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Cork (Irlanda) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Dortmund (Alemanha) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Dublin (Irlanda) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Haarlem (Países Baixos) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Linkoping (Suécia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Lisboa (Portugal) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Nante (França) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui
- Vantaa (Finlândia) – Veja o vídeo desta cidade inovadora aqui

O que têm estas cidades em comum:
Valores: a solidariedade e o bem comum estão na base da Inovação.
Coragem: é normal experimentar novas soluções.
Criatividade: as boas ideias surgem numa garagem ou num laboratório.
Otimismo: as crises são encaradas como oportunidades.
Estratégia: os planos e projetos inovadores são uma construção comum.
Felicidade: o bem-estar do cidadão está no centro das políticas.
Participação: as relações fortes e de confiança geram ecossistemas inovadores.

Sobre o Conselho Europeu de Inovação
Há 10 anos que o Conselho Europeu de Inovação distingue as cidades que melhor promovem a inovação nas suas comunidades, atribuindo prémios em duas categorias: capital europeia de inovação (+250 000 habitantes) e o de cidades em ascensão (rising City entre 50 000 e 250 000 habitantes) (ver mais info). Na Europa, estima-se que até 2050 quase 85% dos europeus estarão a viver em cidades. A capacidade das cidades para absorver esta crescente procura de serviços e consumo de recursos será fundamental para garantir a sua sustentabilidade e resiliência. Este número crescente de cidades que está a funcionar como laboratórios de inovação e a promover iniciativas orientadas para soluções transversais em áreas, como: alterações climáticas, digitalização, crescimento sustentável ou coesão social.

 

 

]]>
44067 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Vote no Orçamento Participativo de Cascais 23/24 https://www.cascais.pt/node/44030
Data: 12-04-2024
Votação decorre de 13 de abril a 12 de maio

Sabia que desde 2011, no concelho de Cascais, os cidadãos já decidiram qual a aplicação de 51 milhões de euros? Essa foi a verba aplicada na concretização de 220 projetos vencedores, fruto de um trabalho de participação e cidadania que coloca o concelho entre os mais destacados da Europa e mesmo a nível Mundial. Já votou alguma vez no Orçamento Participativo de Cascais? Está na hora de votar!

De 13 de abril a 12 de maio com um investimento mínimo de poucos minutos, pode fazer toda a diferença na vida da sua rua, do seu bairro e mesmo do concelho. Nesta 12.ª edição do Orçamento Participativo, existem 23 projetos em que pode votar. São 14 de Tipologia A, projetos que beneficiam os cidadãos através de uma entidade, e 9 de Tipologia B, projetos que beneficiam diretamente os cidadãos em diversas áreas.

Saiba mais sobre os projetos a votação e como votar AQUI

Em mais de 10 anos de Orçamento Participativo, com a participação dos cidadãos, mudámos o concelho: os cascalenses moram a 0.5km de um projeto OP. Contamos consigo para encurtar ainda mais essa distância. Vote!

]]>
44030 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Programa Cascais Ativo – É Desporto para Todos está de regresso https://www.cascais.pt/node/44064
Data: 17-04-2024
Atividades desportivas decorrem de abril a outubro de 2024

Está de regresso o programa municipal de promoção desportiva “CASCAIS ATIVO - É DESPORTO PARA TODOS” que, desde 1999, fomenta a prática de exercício físico, com vista à melhoria da qualidade de vida dos Cascalenses.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais, este programa oferece à população as mais variadas atividades de Fitness ao Ar livre, Yoga, Atividades Náuticas, Atividades de Natureza e alguns eventos pontuais, entre os quais o “Cascais Fitness Sunset” e o “Cascais Fitness Active for Life”.

Para a realização de todas estas atividades, o programa integra um conjunto de parcerias com diversos clubes, associações desportivas, ginásios, empresas e outras entidades da área do desporto e da saúde em Cascais.

O programa de 2024 decorre de abril a outubro, e pode ser consultado AQUI

O Desporto Começa na Atitude!

]]>
44064 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Lota de Cascais já abriu ao público https://www.cascais.pt/node/44053
Data: 15-04-2024
Do nosso mar para o prato. Peixe e marisco fresco e local em leilão no edifício da Doca Pesca

É o início de uma nova era para a comercialização de pescado no concelho. As portas da Lota de Cascais já estão abertas às terças e sextas-feiras,  às 15h00, e o peixe pescado localmente pode agora ser adquirido através de licitações profissionais, público em geral e restaurantes, e também vai chegar às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) fruto de uma ordem de compra da Câmara Municipal de Cascais.

“Temos aqui condições para que o público em geral também possa vir aqui comprar o seu pescado, ou, se não quiser vir aqui, que possa pelo menos ir aos restaurantes, saber que pode apreciar o peixe de Cascais da melhor forma,” salientou Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da DocaPesca.

Uma reabertura muito importante para a vila, que contribui para revitalizar o comércio local dado que promove uma oportunidade única para que o público em geral tenha acesso a uma seleção diversificada de pescado fresco, diretamente proveniente do nosso mar. Sardinha, Linguado Rosa, Gamba de Cascais, Pescada, Tamboril, Polvo, Peixe Galo, Pargo, Robalo, são alguns dos peixes e mariscos que vai poder encontrar na renovada Lota de Cascais. Para facilitar o processo de compra, os interessados devem realizar um registo de interesse na plataforma da DocaPesca.

“É um bom apoio, claro que sim. Nós precisávamos de ter condições porque a pesca é uma atividade que, ao fim ao cabo, também depende que o Estado crie infraestruturas para que nós possamos atracar, descarregar... Para nós é fundamental termos as coisas como temos agora,” concluiu António Oliveira, da Associação dos Profissionais da Pesca de Cascais.

Além da renovação da Lota de Cascais, o pontão dos pescadores também tem uma nova grua e operadores formados com o apoio da autarquia. Este equipamento vai permitir aos pescadores o transporte de cargas maiores para terra, podendo ainda ser utilizada pela Proteção Civil de Cascais em situações de emergência.

“Nunca os pescadores de Cascais tiveram tantas e tão boas condições, que as merecem, como têm neste momento. Fizemos um investimento de €1.750.000 essencialmente em três situações distintas: uma no novo Cais de Aprestos com todas as condições funcionais para os pescadores de Cascais, mas também com a grua, que a antiga estava já muito velhinha e avariava-se com muita frequência e esta tem uma outra capacidade a nível também de suporte de peso que a outra não tinha, e depois a grande intervenção que foi feita na Doca Pesca”, recordou Carlos Carreira, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Melhores condições, mais segurança

Com um investimento de 663.500,00€, o edifício foi dotado com novas infraestruturas que proporcionam as melhores condições para os pescadores e compradores, garantindo todas as condições de segurança alimentar obrigatórias para a atribuição do Número de Controlo Alimentar (NCV) que permite que o espaço possa voltar a ser uma Lota.

O espaço conta agora com três acessos, um pelo Largo Cidade de Vitória e dois pelo Largo Mestre Henrique Anjos. O primeiro serve para os funcionários, técnicos e público comprador, e dá acesso à zona de secretaria, bancadas, balneários, instalações sanitárias, copa e 20 lugares de bancada para os compradores. Já o segundo e terceiro acessos são de entrada e saída do pescado respetivamente. 

Do nosso mar para casa, escola ou instituição

Esta intervenção vem trazer uma nova vida à Baía de Cascais, apoiando os pescadores que podem agora realizar uma primeira venda logo na vila, e também os munícipes e visitantes que vão passar a encontrar peixe e marisco do mar de Cascais nos restaurantes do concelho com maior facilidade. Com a reabertura da Lota regressam as licitações para compra de peixe e marisco pescados localmente, sendo que para “democratizar o acesso ao peixe e não deixar deteriorar o preço do pescado, o leilão vai fazer-se ao contrário, começando nos preços mais altos para ir baixando”, explica Carlos Carreiras. As ordens de compra poderão ser dadas por profissionais, incluído os da restauração, mas também pelo público em geral (mediante alguns requisitos). Entre os licitadores do pescado vai estar também a Câmara Municipal de Cascais, garantindo que os melhores produtos do mar de Cascais também possam chegar às escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Sobre o Edifício Doca Pesca

O desenho do edifício é atribuído ao arquiteto Paulo Henriques de Carvalho Cunha e estima-se que o mesmo deva ter sido edificado no decorrer da década 30/40 do século XX. Na década de 30 do séc XX inicia-se a construção do edifício. Integravam um projeto de criação de uma ampla praça, com a demolição do edifício da Câmara Municipal e construção de um hotel e uma estação de CTT, conforme projeto de Etienne de Groer, aprovado em 1940. Mais tarde em meados da década de 40 do séc. XX construção do edifício, talvez, conforme projeto do arquiteto Paulo Henriques de Carvalho Cunha, a par de outras obras no local. O último registo de intervenção de manutenção no edificado, com a introdução de obras de reparação e beneficiação, data de meados da década de 50 do século passado.

Nesta última intervenção, o edifício passou a estar dotado de novas infra-estruturas que permitem à Docapesca diminuir a sua área de ocupação de Lota, tendo permitido à Câmara Municipal de Cascais o uso da área restante concessionando-a à restauração, comércio, e gestão da nave central na organização de eventos de índole cultural.

CMC/FMC/MC/AG/LB

]]>
44053 for https://www.cascais.pt/noticias2/
2.ª Regata de Vela do Desporto Escolar Eleva Emoções na Baía de Cascais https://www.cascais.pt/node/44056
Data: 15-04-2024
Emoções à Vela: Competição e camaradagem na Baia de Cascais

Nesta manhã de segunda-feira, dia 15 de abril, ocorreu na Baía de Cascais a 2ª Regata de Vela do Desporto Escolar. Este evento, que promete ser uma celebração do desporto e da camaradagem, é organizado pelo Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar, cuja escola sede é o Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

O espetáculo náutico contou com a participação de alunos provenientes do concelho de Cascais, que competiram com fervor e habilidade nas águas da Baia de Cascais.

Uma das novidades deste ano foi a apresentação das novas embarcações, recentemente adquiridas com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Estas novas embarcações elevaram o nível de competição.

Por volta das 11h30 foi realizada a largada para a regata, onde os participantes demonstraram as suas habilidades, estratégias e coragem, lutando contra o vento e as correntes, para conseguir a vitória.

Assim a 2ª Regata de Vela do Desporto Escolar foi um evento onde a paixão pelo desporto, espírito de equipe e a superação pessoal estiveram em destaque, transformando a Baía de Cascais num palco de pura magia e adrenalina.

“Este é um programa que tem uma enorme importância para nós, de podermos dar uma experiência diferente aos nossos alunos que complemente aquilo que é o seu percurso académico com o desporto também presente da sua vida e a vela é aquilo que tem tudo a ver com Cascais” referiu Francisco Kreye, Vereador do Desporto e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Cascais.

CMC/MB/CB

]]>
44056 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Pedalar Sem Idade chegou a Carcavelos e Parede https://www.cascais.pt/node/44052
Data: 15-04-2024
A iniciativa de passeios de trishaw juntou-se a mais uma freguesia do município de Cascais.

Foi hoje inaugurada a chegada da Associação Pedalar Sem Idade à União de Freguesias de Carcavelos e Parede. A sessão marcada pelo entusiasmo dos participantes, decorreu no Mercado de Carcavelos e contou ainda com pequenos passeios de demonstração dos trishaws pedalados por voluntários da associação, e pelo vereador Frederico Pinho de Almeida, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede, Nuno Alves.


Uma parceria da Pedalar Sem Idade com a Câmara Municipal de Cascais e a Cascais Próxima, a iniciativa fazia já passeios nas freguesias de Cascais-Estoril e Alcabideche e, tal como explicou o presidente da associação, Rui De Quinhones, “É um projeto de inclusão que pretende tirar as pessoas da solidão e do isolamento não desejado e voltar a incluí-las na sociedade”, assim, os idosos do município e as pessoas sem mobilidade ou com mobilidade reduzida podem contar com passeios que, de outra forma, não conseguiriam ter acesso.

Continuar a ler aqui.

CMC | IM | MC | LB

]]>
44052 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Programa Requalifica 5 https://www.cascais.pt/node/44049
Data: 15-04-2024
Projeto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – pela União Europeia,

O Município de Cascais investe na qualificação dos equipamentos sociais do concelho, pois acredita que estruturas eficazes, eficientes e sustentáveis conseguem dar melhores respostas aos munícipes, contribuindo para um território mais coeso e equitativo.

O Requalifica 5, projeto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – pela União Europeia (recuperarportugal.gov.pt), visa apoiar organizações privadas sem fins lucrativos, que tenham sede e/ou intervenção social nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana, com vista a melhorar e requalificar os equipamentos sociais que prestam respostas a estas comunidades.

Para saber mais sobre o Programa, aceda AQUI.

]]>
44049 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Centro de Investigação Ciência e Arte Maria de Sousa https://www.cascais.pt/node/44040
Data: 15-04-2024
Primeiro Centro de Investigação que junta arte e ciência inaugurado na Parede, em Cascais.

A casa de Reynaldo Santos e Irene Quilhó dos Santos, no nº8 da rua 3 de maio, na Parede, foi reabilitada. Alguns traços de Art Deco permanecem como marca da sua origem. Construída nos anos 30 do século passado, por indicação de Eugénio da Silva Teles, em 1989 é mandada recuperar para residência do médico, escritor, historiador prof.ª Reynaldo dos Santos e da sua esposa Irene Quilhó dos Santos. Logo aí a casa ficaria ligada indelevelmente à investigação médica e às artes. Mas, é já por empenho de outra ilustre investigadora na área da medicina a Professora Maria de Sousa, amiga do casal e, por decisão da Câmara Municipal de Cascais que a casa passou, a partir deste domingo, a cumprir exatamente esse papel como Centro de Investigação da Ciência e das Artes.

Na sua inauguração, o professor Salvato Telles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, fundação responsável também por mais este património cultural do concelho, lembraria, por um lado, do empenho pessoal do presidente da autarquia, Carlos Carreiras no destino dado à Casa Reynaldo dos Santos, mas também da originalidade do propósito deste edifício “articular a investigação dedicada à arte e à ciência tal como ela foi praticada pelo professor Reynaldo dos Santos, por quem a professora Maria de Sousa tinha uma estima intelectual”.

Maria de Sousa está na origem deste projeto e seria, na inauguração, lembrada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, lamentando a ausência naquela cerimónia da investigadora na área da ciência médica que faleceu há quatro ano, vítima do Covid-19, e que representa o espírito e o propósito do evento. Carlos Carreiras lembraria o compromisso assumido com a Profª Maria de Sousa, de levar por diante este projeto e, por isso, manifestou a sua satisfação pelo facto de hoje estar a ser cumprido.

E o Centro de Investigação Ciência e Arte Maria de Sousa ali está enquadrada num jardim, de 138 m2, interlúdio inspirador para quem naquela casa, de 560m2, correspondente aos pisos 0, 1, 2 e sótão, será recebido para investigar nestas duas áreas da cultura e do conhecimento, saúde, pós-graduação, história da arte, ourivesaria, gravura e teatro.

Para além do acervo de peças de mobiliário que foram recuperadas e ali mantidas, há, para apoio à investigação, um enorme espólio documental (bibliográfico, arquivístico e fotográfico) que junta as Bibliotecas e os Arquivos pessoais de Reynaldo dos Santos, de sua mulher Irene Quilhó dos Santos, dos dois filhos, João Carlos e Luís Alberto Quilhó Jacobetty, e o Arquivo Científico da Profª. Maria de Sousa.

No piso 0 o edifício comporta, para além do arquivo, uma Sala Multiusos com 42 lugares e no último piso (sótão) uma unidade de habitação destinada a residências de investigação científica.

CMC/HC/BN/AG/LB

]]>
44040 for https://www.cascais.pt/noticias2/
CCD Cascais comemora 70 anos https://www.cascais.pt/node/44037
Data: 14-04-2024
Associação de funcionários da autarquia recebida pelo vice-presidente Nuno Piteira Lopes.

No dia em que o Centro de Cultura e Desporto (CCD) do Município de Cascais, associação constituída pelos funcionários da autarquia, assinalou o seu 70.º aniversário com uma visita guiada ao Museu da Vila e à Fortaleza da Nossa Senhora da Luz. Antes da visita, a nova direção do CCD, para o próximo quadriénio, presidida por João Bento Vitorino, foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes.

O autarca recebeu da CCD um pin comemorativo e lançou o desafio à nova direção: “têm o nosso apoio para que até final do vosso mandato consigo uma sede própria”.  O repto lançado, explicaria o vice-presidente da autarquia, “é o reconhecimento de uma instituição que muito tem feito para a coesão e paz social no município”, disse Nuno Piteira Lopes.

João Bento Vitorino salientou que “esta iniciativa de comemorar os 70 anos no Salão Nobre, é um ato simbólico, já que esta instituição, que existe para servir os funcionários do município que livremente a ela se associam, é uma realidade porque a autarquia existe”.

Depois da receção no Salão Nobre seguiu-se uma visita guiada pelo historiador João Miguel Henriques e pelo arqueólogo Severino Rodrigues, ao Museu da Vila e à Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.CMC/HC/BN/AG

]]>
44037 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Abriu em Cascais o One Market https://www.cascais.pt/node/44034
Data: 13-04-2024
Um novo conceito comercial e de lazer com 13 espaços comercias na antiga Praça de Touros.

Designado One Market este espaço de 2.500 m2 é uma zona de lazer dotada de 13 espaços estabelecimentos comerciais, hoje foram 8 inaugurados, e surge como solução urbanística enquadrada num empreendimento de luxo , o One Living, que teve a assinatura do arquiteto Francisco Valsassina.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do vice-presidente Nuno Piteira Lopes e do administrador da DNA Cascais, Frederico Nunes.


Gerido pela agência Municipal DNA Cascais, este será mais do que um espaço comercial, aliando a experiência cultural à oferta comercial e gastronómica de alta qualidade, fruto de um investimento dos lojistas no valor global de um milhão de euros em acabamentos, equipamentos e formação de pessoal.

O ONE Market Cascais by DNA Cascais vem promover o crescimento económico local, criando cerca de 60 postos de trabalho diretos na região, além dos postos de trabalho administrativos não locais. Adicionalmente, há uma contribuição significativa para a economia através dos postos de trabalho indiretos, gerados pelos fornecedores e prestadores de serviço.

O responsável pela DNA Cascais disse tratar-se de um projeto “da Teixeira Duarte, empresa que desafiou a DNA Cascais para", com ela apresentasse uma solução urbanística comercial e de lazer, "num espaço que pode ser usufruído por todas as pessoas que o queiram visitar e que permite também o desenvolvimento de outras atividades”, disse Frederico Nunes.

O evento contou ainda com um momento musical de Pedro Tatanka, o vocalista dos Black Mamba.CMC/HC/BN/LB/MB/FH

]]>
44034 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Volante solidário no Rallye das Camélias https://www.cascais.pt/node/44032
Data: 13-04-2024
A iniciativa solidária volta a aliar o desporto a uma causa social

O calor aperta e, logo cedo, pelas 9h da manhã, dia 13 de abril, arrancou mais um Rallye das Camélias. A partida desta prova de rallis emblemática teve lugar nos Jardins do Casino Estoril e terminará, pelas 21h, no Largo do Palácio Nacional de Sintra, onde se realizará o Pódio Final e a distribuição de prémios final. Quem não faltou à chamada foi Paulo Cruz, o piloto que representa Cascais, na sua veia competitiva e solidária, ao conduzir o volante solidário do carro social Mitsubushi EDO X. Um projeto de cariz social, iniciativa do Grupo Desportivo Malveira da Serra, que, ao ser apresentado à Câmara Municipal de Cascais, em 2023, e da Junta de Freguesia de Alcabideche, mereceu todo o seu apoio. A raiz do projeto é correr para ajudar, beneficiando uma instituição, através da doação de 10 euros por cada quilómetro percorrido nas diversas etapas do Rallye das Camélias. A instituição que irá beneficiar desta ação é a Fundação A.J.U. - Jerónimo Usera é uma IPSS, com sede em Cascais, cuja missão é apoiar 350 famílias, através de 10 projetos ativos. No caso do Rallye das Camélias que, este ano terá cerca de 72 km, em 6 etapas, caso o carro de Cascais consiga completar o percurso, serão doados 720 euros à instituição beneficiária.
No dia 12 de abril, foram verificadas e asseguradas todas as condições técnicas para que a corrida seja finalizada e se cumpra o maior propósito e a meta seja atingida: aliar o desporto a uma causa social. Um feito que só foi possível com o apoio incondicional da autarquia. Francisco Kreye, vereador do desporto da Câmara Municipal de Cascais, fez questão de estar presente no momento que antecedeu a prova. “É um projeto, é um programa inédito, a nível nacional, estamos a falar da doação, de uma contribuição financeira às IPSS do concelho, por cada km realizado, É uma iniciativa altamente meritória, vamos no 2.º ano desta iniciativa e têm sido muitas as IPSS’s beneficiadas desta iniciativa do Paulo, do Clube da Malveira da Serra e do projeto Volante Solidário”, salientou. Paulo Cruz, o piloto que abraçou este projeto, e que, desde que teve início, já competiu em 10 provas, mostrou-se entusiasmado e confiante por agarrar, mais uma vez, o volante solidário: “Sinto-me muito feliz, a finalidade máxima é apoiarmos a instituição escolhida para esta prova, neste caso, a Fundação AJU, temos vindo a apoiar diversas instituições do município e da freguesia, desde 2023, do início de 2023.

]]>
44032 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos abre portas https://www.cascais.pt/node/44011
Data: 10-04-2024
Centro de Investigação de Ciência e Arte Maria de Sousa abre ao público

A Parede dispõe agora de um polo cultural de grande relevância com a entrada em funcionamento da Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos. Aqui nasce o Centro de Investigação de Ciência e Arte Maria de Sousa, consagrado à investigação, divulgação e caracterização dos espólios de eminentes figuras da nossa contemporaneidade, doados ao Município de Cascais para fruição pública.

As Obras de Reabilitação, Conservação e Restauro

Doada à Câmara Municipal de Cascais, em 19 de maio de 2004, por testamento de Irene Quilhó, a Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos foi sujeita a profundas obras de reabilitação, através de um importante investimento municipal, ficando a obra a cargo dos arquitetos Nuno Simões e Sérgio Rebelo (Prémio Valmor, 1989).

Construída em 1930, com destaque para as características Art-Déco, a Casa abre agora as portas, disponibilizando ao público um magnífico espólio documental (bibliográfico, arquivístico e fotográfico) que contém os arquivos pessoais de Reynaldo dos Santos, de Irene Quilhó e de seus filhos João Carlos e Luís Alberto Quilhó Jacobetty. Destaque para a documentação especializada em Medicina e História da Arte, a partir do Arquivo e Biblioteca dos professores Reynaldo dos Santos e Maria de Sousa, que também doou o seu arquivo científico.

A recuperação deste emblemático edifício na Parede, para a instalação do Centro de Investigação Ciência e Arte Maria de Sousa, é parte integrante do projeto "Pela Arte e Pela Ciência", refletindo contribuições de notáveis em áreas tão diversas como investigação em saúde, pós-graduação, história da arte, ourivesaria, gravura e teatro.

Com um investimento de 1 milhão e 600 mil euros, a reabilitação incluiu a remodelação dos espaços para receber o espólio da família, beneficiação de acessibilidades, uma sala multiusos com a dotação de 42 lugares e a requalificação dos jardins, e uma unidade de habitação destinada a residências de investigação científica.

Pretendeu-se com a reabilitação, conservação e restauro dos espaços interiores e exteriores com reconhecido valor patrimonial no contexto do núcleo histórico da Parede, dotar a casa de condições de funcionalidade, conforto e segurança, com respeito pelos sistemas construtivos existentes, bem como pela traça original do edifício.

Foi feita ampliação, por meio de um novo corpo edificado, destinado à instalação de uma Sala Multiusos, área de arquivos para acolhimento do espólio da Profª Maria de Sousa e ainda de um conjunto de instalações sanitárias de apoio, uma delas com condições de utilização por pessoas com mobilidade reduzida.

A requalificação do jardim veio melhorar o sistema de acessos e as condições de iluminação geral e específica. Procurou-se ainda, a partir de uma reconfiguração dos espaços, potenciar a realização de futuros ou de outras atividades de carácter lúdico-cultural ao ar-livre.

O Centro de Investigação de Ciência e Arte Maria de Sousa

Faz parte do acervo da casa, para além dos objetos artísticos (os mais emblemáticos estão expostos no Palácio da Cidadela de Cascais), um espólio documental muito importante que junta as Bibliotecas e os

Arquivos pessoais de Reynaldo dos Santos e de sua mulher Irene Quilhó dos Santos, bem como os dos filhos do primeiro casamento de Irene Quilhó, e o Arquivo Científico da Profª. Maria de Sousa, doado à Autarquia em 2012.

Estes Arquivos pessoais e profissionais contêm documentação que nos permite estudar estas personalidades do ponto de vista da carreira, dos hobbies e enquanto cidadãos intervenientes na vida cultural e social do seu país e, através delas, a História do século XX. As Bibliotecas pessoais são espelho dos seus interesses culturais e das suas investigações, História da Arte, Medicina e Literatura.

O Centro de Investigação de Ciência e Arte Maria de Sousa, na Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos estará aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h, como centro de documentação, podendo todos os interessados realizar qualquer consulta ao arquivo por marcação prévia.

Prevê-se o desenvolvimento de diversas atividades no âmbito da temática dos diferentes acervos, nomeadamente lançamentos de livros, apresentação de teses de mestrado e/ou doutoramento, conferências, colóquios, exposições, entre outros, bem como o acolhimento de projetos das diversas instituições locais da comunidade concelhia.

]]>
44011 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Comitiva Finlandesa visita Cascais https://www.cascais.pt/node/44021
Data: 12-04-2024
Programa Cidades Interculturais do Conselho da Europa

Inspirar, partilhar e promover o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre países europeus na área da integração intercultural. Cascais recebeu hoje a visita de uma Comitiva Finlandesa no âmbito do Programa Cidades Interculturais do Conselho da Europa. 

O grupo tem estado em Portugal durante os últimos dias para descobrir como promovemos a integração cultural, potenciais desafios e inspirações para o trabalho futuro. 

Uma ação importante para o desenvolvimento do projeto Rede Finlandesa de Cidades Interculturais, financiado pela Comissão Europeia. 

Depois de visitarem Lisboa e Loures, o grupo esteve em Cascais, reunido na Sala do Futuro, da Câmara Municipal de Cascais, onde foi recebido pela vereadora Carla Semedo.

Esta visita, decorre para preparação do lançamento da Rede Finlandesa de Cidades Interculturais, financiada pela Comissão Europeia, que conta com a participação de seis cidades (Hämeenlinna, Kuopio, Tampere, Turku, Vaasa and Vantaa).

]]>
44021 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Ajude uma instituição ao consignar 0,5% do IRS https://www.cascais.pt/node/44017
Data: 11-04-2024
O IRS é uma obrigação fiscal, mas também pode ser uma forma de ajudar.

Desde o da 1 de abril que é possível entregar a declaração de IRS, período que se estende até ao dia 30 de junho. Se ainda não tratou do IRS, saiba que ainda está a tempo de, ao cumprir este dever fiscal, ajudar uma Instituição, à sua escolha, através da consignação do IRS.

Uma ajuda que surgiu em 2001 e que, desde então, permite que os contribuintes atribuam 0,5% do IRS liquidado a uma entidade de cariz social, ambiental ou cultural à sua escolha, sem quaisquer custos.

Neste âmbito, e também no município de Cascais, os munícipes/contribuintes podem ajudar uma entidade do concelho, um apoio que será relevante e fará a diferença na missão e qualidade de serviço da instituição que decidir beneficiar.

Ao entregar a declaração de IRS, e já escolhida a Instituição que vai apoiar, pode fazer a consignação ao preencher o quadro 11, no modelo 3, indicando o tipo de entidade que pretende apoiar, o NIF da entidade e o tipo de consignação, neste caso o IRS.

Antes de entregar o IRS consulte, consulte a lista de entidades que trabalham no concelho e que podem beneficiar desta medida AQUI

Caso verifique que a  entidade não consta na lista disponibilizada no site, envie-nos email para dcom@cm-cascais.pt .

De referir que esta ajuda não compromete o valor que irá ser reembolsado, caso tenha direito a um reembolso. O valor, a decidir consignar, será exatamente o mesmo.  Se o munícipe optar por não consignar 0,5% do IRS o Estado ficará com esse montante.

O Balcão Associativismo, na sua Associação de Moradores, disponibiliza computadores para que possa preencher a declaração de IRS. Saiba mais AQUI

]]>
44017 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Apresentação das novas empresas apoiadas pela DNA Cascais em 2023 https://www.cascais.pt/node/44014
Data: 11-04-2024
O Casino Estoril foi o palco para homenagear os novos empreendedores apoiados pela DNA Cascais em 2023

O ecossistema da DNA Cascais continua a crescer e a acrescentar valor empresarial ao município. Foram 42 novas empresas que foram apoiadas pela DNA em 2023, e que foram homenageadas numa cerimónia que teve lugar no dia 10 de abril, no Lounge do Casino Estori. O evento reuniu dezenas de novos empreendedores, responsáveis pela criação de 92 novos postos de trabalho, e que usufruíram da mentoria da DNA Cascais, na sua criação ou já em fase de start-up.  Foi altura de, não só olhar para o futuro, mas também salientar o que já foi alcançado. Nos últimos 17 anos, a DNA Cascais teve um impacto direto no apoio à criação de 554 novas empresas, que geraram perto de 2.825 novos postos de trabalho.


O universo DNA continua, assim, a crescer e a solidificar o tecido empresarial em Cascais. Frederico Nunes, presidente do Conselho de Administração da DNA Cascais, mostrou-se orgulhoso e reforçou o empenho e mérito dos projetos: “São empresas que geram valor económico, criam postos de trabalho e continuam a fazer de Cascais um dos concelhos mais competitivos e inovadores. Tem sido este, também, o nosso propósito e objetivo, ano após ano, poder fazer crescer este tecido empresarial, e ajudar estes empreendedores que têm excelentes ideias, mas que precisam apenas de alguém que os possa orientar e ajudar a implementar no território de Cascais”.

A cerimónia, que já é uma tradição anual, integrou uma novidade, o Prémio Revelação, entregue a Maria Batarda, pela empresa Batardas, empresa que, em 2022, se juntou à DNA, de produção alimentar sem glúten, assegurando opções gastronómicas seguras, saudáveis, saborosas numa base de oferta de excelência para celíacos e não celíacos. Um negócio iniciado em plena pandemia, numa produção em casa, cresceu para uma dark kitchen, depois para um espaço comercial aberto ao público, na Parede, e agora prepara-se para um novo desafio, ao integrar o portefólio de empresas da Portugal Ventures. Maria Batarda e os novos empreendedores apoiados pela DNA receberam os parabéns em palco de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Nunes, Armando Correia, Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Cascais, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Cascais.

 

CMC | TL | LB | BN

]]>
44014 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Chegou o ONE Market by DNA Cascais https://www.cascais.pt/node/44024
Data: 12-04-2024
Cascais tem um ovo Fashion Food District na antiga Praça de Touros. Inauguração 13/04, 15h00

Cascais ganha, sábado, dia 13 de abril, das 15h00 às 18h00, uma nova referência gastronómica e de entretenimento com a inauguração do ONE Market Cascais by DNA Cascais. Situado no empreendimento One Living (antiga Praça de Touros), o novo Fashion Food District do concelho apresenta uma seleção diversificada de lojas e restaurantes de alta qualidade, que promete abrir um novo capítulo na vida social e comercial da vila e do concelho.

Gerido pela agência Municipal DNA Cascais, este será mais do que um espaço comercial, aliando a experiência cultural à oferta comercial e gastronómica de alta qualidade, fruto de um investimento dos lojistas no valor global de um milhão de euros em acabamentos, equipamentos e formação de pessoal, esses esforços que garantem uma experiência única para os clientes.

O ONE Market Cascais by DNA Cascais vem promover o crescimento económico local, criando cerca de 60 postos de trabalho diretos na região, além dos postos de trabalho administrativos não locais. Adicionalmente, há uma contribuição significativa para a economia através dos postos de trabalho indiretos, gerados pelos fornecedores e prestadores de serviço.

O ponto alto da inauguração será o concerto do artista Tatanka, agendado para as 16h00. A sua energia contagiante e a sua música criarão uma atmosfera vibrante e animada. Além disso, os convidados terão a oportunidade de desfrutar de ofertas especiais, menus exclusivos e interações na praça, proporcionadas pelos lojistas participantes.

Este evento é destinado a munícipes e convidados institucionais, bem como a todos os amantes da boa gastronomia e entretenimento. 

Inauguração: 13 de abril de 2024, das 15h00 às 18h00.

CMC/MB/FH

]]>
44024 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Cascais celebra fim do jejum no Ramadão https://www.cascais.pt/node/44008
Data: 10-04-2024
Hipódromo Manuel Possolo recebeu mais de oito centenas de fiéis para a oração Eid al-Fitr.

Mais de oito centenas de fiéis estiveram na oração que assinala o fim do mês do Ramadão que decorreu esta manhã no Hipódromo Manuel Possolo. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras falou de um Cascais multicultural que abraça toda a sua comunidade independentemente da cultura, credo ou condição social: "Todos são bem-vindos a Cascais. Cascais é feito de muitas cores, de muitas formas de pensar, de muitas formas de ter fé”, disse o autarca que antes da celebração dirigiu algumas palavras aos presentes. Carlos Carreiras salientaria que Cascais é um concelho onde cabem todos, desde que todos se respeitem”, disse recordando as palavras do Papa Francisco aquando da passagem por Cascais salientando o mundo como “um lugar para todos!” 

“Temos que agradecer a Deus por nos ter proporcionado um município como Cascais onde nos sentimos em casa.”, disse Imran Mhomed.

O Ramadão, um dos cinco pilares da religião islâmica celebra-se no nono mês do calendário islâmico. Trata-se de um jejum que tem como objetivo educar o muçulmano “na espiritualidade, humildade e paciência”, explica-nos Imran Mhomed.

Um tempo de reflexão e atenção em Deus, e um tempo para o altruísmo. Um jejum que é feito em nome de Allah como forma de agradecimento. É também um momento de abdicação dos prazeres e desejos, obediência a Deus e limpeza dos pecados. E assim, durante este mês, a comunidade muçulmana jejua do nascer do dia até o crepúsculo.

Em Cascais a comunidade muçulmana já representa entre 8 e 10 mil munícipes. CMC/HC/MC/LB

]]>
44008 for https://www.cascais.pt/noticias2/
Dizer não é fundamental https://www.cascais.pt/node/43997
Data: 09-04-2024
Polícia de Segurança Pública da Divisão de Segurança Aeroportuária sensibiliza alunos para efeitos do uso de substâncias ilícitas

Hoje foi dia de sensibilizar para prevenir. Alunos de três turmas 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Mecânica Aeronáutica lecionado na Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo em parceria com a Cenfortec, no âmbito do protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Cascais, participaram numa sessão de sensibilização sobre os efeitos do uso de substâncias ilícitas.

Ao longo de cerca de 45 minutos, os alunos ouviram das palavras do Chefe-coordenador Paulo Almeida, Comandante da Esquadra da PSP do Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, um conjunto de alertas fundamentais em contexto formativo e profissional no espaço aeroportuário. Lembrando que a posse e ou o consumo de substâncias ilícitas, fumar ou beber no espaço aeroportuário podem conduzir à expulsão do curso, Paulo Almeida foi direto ao assunto: “No dia em que forem detetados a fumar droga, ou sob efeito de álcool no espaço aeroportuário são logo excluídos e o vosso sonho de ser mecânico(a) de aviões termina aqui. Não desperdicem a oportunidade que estão a ter neste momento. Muitos outros jovens gostariam de estar no vosso lugar”.

Bruno Santos, gestor de Segurança (Security) do Aeródromo reforçou: “Os técnicos de manutenção aeronáutica são responsáveis acima de tudo pela segurança das aeronaves e não se podem correr riscos. agarrem esta oportunidade!”

José Neves, diretor do curso, lembrou aos alunos a importância de respeitar estas regras: “Estamos aqui para vos ajudar e podem contar connosco, não deitem tudo a perder!”

A sessão de sensibilização abordou questões relacionadas com o efeito de consumo e dependência de drogas ilícitas naturais e sintéticas, do consumo de álcool que tem levado a um número crescente de casos de menores atendidos por como alcoólico, do tabaco e também dos videojogos podem desencadear comportamentos aditivos afetando entre 8 e 13 % de jogadores a nível mundial.

A sessão terminou com perguntas e respostas que ajudaram a reforçar a confiança na autoridade e nos responsáveis do curso e do aeródromo, não sem antes se exemplificar que “ninguém está livre da tentação” e que “importa dizer não”, exibindo-se imagens de caras famosas que já viveram o drama do consumo de substâncias ilícitas.

CMC | FH

 

]]>
43997 for https://www.cascais.pt/noticias2/