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Perguntas de partida do Diagnóstico Social
TESTEMUNHOS DOS(AS) PARTICIPANTES
Que desigualdades existem na distribuição dos rendimentos? | Que desigualdades existem no acesso ao emprego? | Que desigualdades existem no acesso à saúde? | Qual a proporção de pessoas sem acesso a habitação de qualidade? | Que formas de violência de género existem no Concelho? | Quantas crianças vivem em situação de pobreza infantil? | Qual a diferença entre o valor médio das pensões e o limiar da pobreza?
Que trajetórias de mobilidade social se verificam no Concelho (ascendente/descendente)? | Qual a proporção da população que recebe prestações sociais complementares ao rendimento? | Que impacto a escola tem tido na mobilidade social ascendente? | Qual a taxa de participação eleitoral da população com idades entre os 18 e os 34 anos? | Quais as dinâmicas de movimentos cívicos no Concelho de Cascais (que áreas, que grupos…)? | Qual a proporção do orçamento das entidades locais reservada para as questões sociais? | Qual a proporção de trabalhadores com deficiência nos serviços públicos e no setor privado? | Qual a proporção dos contratos de trabalho a tempo indeterminado e a termo fixo? | Quantos idosos vivem com as suas famílias? | Qual o papel dos mais velhos face às gerações mais jovens (apoio, suporte…)? | Quais os níveis de partilha dos cuidados a crianças e pessoas dependentes entre homens e mulheres (licenças de parentalidade, dias de assistência à família…)? | Qual é a taxa de suicídios? | Qual a taxa de homicídios? | Estão reunidas as condições para a vivência de uma sociedade plural? | Qual o nível de “miscigenação” cultural e social nas relações interpessoais? | Qual o nível de criminalidade?
Consumo e alimentação:
Qual o grau de satisfação das pessoas que beneficiam dos apoios alimentares? | Qual o impacto dos apoios alimentares nas dietas e hábitos alimentares das famílias beneficiárias? | A nutrição está assegurada de forma satisfatória para a população em geral e para os grupos desfavorecidos em particular? | Como é que as famílias gerem e afetam o dinheiro disponível? | O que consomem regularmente? | As entidades que distribuem alimentos/refeições conhecem efetivamente as necessidades dos seus utentes (os hábitos, as tradições alimentares)? | Os apoios estão ajustados a essas necessidades? Em que medida são as escolas um motor de mudança na educação alimentar? | O que é que a população entende por alimentação saudável (as famílias têm preocupação com alimentação saudável e equilibrada)?
Informação e comunicação:
Que canais de comunicação são usados e privilegiados (formais e informais) por população e instituições? | Qual o grau de utilização da internet? | A privacidade e proteção de dados estão salvaguardadas? | As necessidades de informação dos munícipes são entendidas como parte de uma cidadania ativa? | Como se comunica para todos? A informação que é disponibilizada é acessível para todos (diferenças habilitacionais e culturais, deficiência)? | Que formas de comunicação inclusiva existem? | Como é que as entidades e atores do setor social comunicam e qual o seu papel na desconstrução de estereótipos relativos a grupos específicos e na promoção de valores como a tolerância, solidariedade e compreensão mútua?
Educação:
Que competências pessoais e sociais se espera que os jovens adquiram ao longo do percurso escolar? | Estão reunidas as condições para assegurar que a educação promove o desenvolvimento pessoal? | Estão reunidas as condições para assegurar uma educação de qualidade para todos? | O acesso à educação está globalmente garantido? | A escola é um local de diversidade social e cultural? | A participação de alunos e encarregados de educação é efetiva? | Que respostas de educação formal e não formal existem no concelho incluindo para crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE)? | Quais as expetativas de alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes e qual o seu grau de satisfação relativamente à educação? | Existe confiança dos encarregados de educação no sistema educativo e entre estes e os professores?
Saúde:
Como se carateriza o acesso à saúde (tempo de espera; meios informativos; transporte; referenciação; listas de espera)? | Existem assimetrias no acesso aos cuidados de saúde? Se sim, quais? | Qual a situação dos grupos desfavorecidos perante o acesso à saúde? | Quais as garantias de salvaguarda dos direitos e da dignidade dos doentes, especialmente os de maior gravidade? | Que formas de apoio existem para os doentes crónicos ou de mobilidade reduzida relativamente à sua autonomia e desenvolvimento pessoal? | Como se carateriza a incidência das doenças mentais em Cascais (quantas pessoas, que tipos de doenças…)?| Estão reunidas as condições para garantir a participação dos cidadãos em questões de saúde? | Que projetos, instituições e associações no âmbito da saúde existem e que populações cobrem? | Qual a capacidade de intervenção das equipas de Serviço de Apoio Domiciliário nos cuidados continuados? | Que suporte e apoios são prestados aos cuidadores informais de pessoas com dependência? | Quais as expetativas, preocupações, grau de satisfação e de confiança de utentes e suas famílias nas respostas de saúde?
Cultura e lazer:
Por quem e para quem é a cultura planeada? | É dada uma resposta inclusiva às expectativas dos diferentes públicos? | Estão reunidas as condições para garantir a preservação e promoção das diferenças culturais, liberdade de expressão e para criar ligações entre diferentes culturas? | E da diversidade cultural, respeito mútuo entre culturas e diálogo intercultural? | Quais os impactes da identidade cultural na integração social e no exercício da cidadania? | Qual o impacte/papel da cultura na intervenção social? | Qual a importância atribuída ao lazer e à cultura pelos diferentes grupos da população e pelas organizações?
Emprego:
Qual o perfil dos desempregados e dos desempregados de longa duração, em Cascais? | Que fatores condicionam o acesso ao emprego? | De que forma a rede de transportes condiciona o acesso ao trabalho? | Que situações de precariedade laboral existem no concelho e que públicos afetam? | Que impacto tem a precariedade laboral na vida das pessoas? | Que mecanismos facilitam a conciliação da vida familiar com a vida profissional? | Quais são os mecanismos existentes no concelho que visam desenvolver as competências necessárias para os desempregados encontrarem e manterem um emprego? | Existe uma relação entre a formação disponível e as necessidades do mercado de trabalho do concelho? | Quais as expetativas dos jovens relativamente ao emprego? | Qual o nível de confiança entre empregados e empregadores? | Que valores e competências são reconhecidos como importantes por empregadores e trabalhadores em contexto de trabalho?
Rendimento:
De que forma tem evoluído o volume de rendimento, como é gerido e em que é gasto (estilos de vida, dificuldades financeiras, perfil da família consumidora, nível de poupança, investimentos e endividamento) por território e por género? | Quais os impactos da quebra/redução dos rendimentos na vida das pessoas? | Quais os riscos de um aumento da pobreza e das disparidades de rendimento? | Qual o grau de autonomia financeira dos agregados familiares? | Qual o impacto dos mecanismos de assistência e proteção que são disponibilizados para o combate à privação (dinheiro, comida, roupa, etc.)? | Numa situação de privação, a quem recorrem as famílias? | O que é para as famílias uma situação de privação? | Qual a perceção do papel dos atores locais no apoio a pessoas em situação de pobreza e exclusão social?
Habitação, urbanismo e acessibilidades:
Como se carateriza o mercado de habitação concelhio (compra, arrendamento, habitação social, evolução da procura/oferta e dos custos, por freguesia) e quais os impactos do mesmo na vida das pessoas? | A habitação social responde às necessidades dos grupos desfavorecidos, nomeadamente sem abrigo, recém-despejados, barracas, etc.? | Quais os impactos de viver num bairro socialmente estigmatizado? | A rede de transportes responde às necessidades das pessoas? | Que apoios/medidas tendo em vista a qualidade da habitação existem e de que forma se articulam com a política de habitação local? | O espaço público é um espaço de socialização e é vivido pelas pessoas? | Que perceções têm os cidadãos do espaço público (inclusivo, acessível, confortável) | Que zonas do concelho são percecionadas como problemáticas ou inseguras?
Imigrantes:
Qual o perfil dos imigrantes em Cascais (grau de integração, capacidade de comunicação e compreensão, perfil familiar, impressões da comunidade de acolhimento, envolvimento com as instituições locais, hábitos tradicionais, hábitos adquiridos, áreas de residência (coincidem com áreas “problemáticas”?) motivações e intenções futuras? | São os imigrantes discriminados de alguma forma relativamente às suas necessidades básicas? De que tipos de discriminação são vítimas os imigrantes? | Os imigrantes conseguem aceder às respostas sociais (para crianças, idosos, mulheres…), independentemente da sua situação (regularização)? | As necessidades específicas dos imigrantes são satisfeitas (comunicação, legalização…)? | Qual o grau de integração dos imigrantes de segunda geração e das crianças imigrantes? | Que formas de envolvimento e diálogo intercultural existem na sociedade de acolhimento? | A comunidade de acolhimento tem noção da diversidade existente e valoriza-a? | Quais os laços de solidariedade existentes nas comunidades imigrantes, entre comunidades imigrantes e entre estas e a sociedade de acolhimento?
Crianças e jovens:
Como se carateriza a comunidade juvenil do concelho (número de jovens; ocupação; com quem vivem; gravidez na adolescência; consumo de drogas; violência no namoro; absentismo escolar; 1.º emprego; medidas tutelares educativas; incapacidade e doenças crónicas, jovens com NEE)? | Como se carateriza a comunidade infantil do concelho (sexo; idade; tipos de família; incapacidade ou doença, mortalidade infantil, crianças em risco, tempo médio de permanência na situação de risco, crianças com NEE, abandono escolar, perfil familiar)? | De que forma ocupam os jovens os seus tempos livres e que espaços frequentam? | Que impacto têm nas suas escolhas, percursos e desenvolvimento? | Qual é a situação de crianças e jovens em famílias em risco de pobreza e exclusão social? | Qual é a situação das crianças e jovens em situação crítica? | Que associações jovens existem? | Quais as oportunidades em termos de cidadania? | Qual a adesão dos jovens ao voluntariado, associativismo e ativismo? | São envolvidos no processo de tomada de decisão? | Que respostas para crianças e jovens existem no concelho (ocupação de períodos não letivos, espaços de recreio e lazer, situações de risco, abandono escolar)? | Que tipo de ações são dinamizadas paras as crianças? | Como são divulgadas? | Têm adesão? | Que mecanismos asseguram a participação das crianças? | Como tem evoluído a procura de equipamentos educativos (taxas de ocupação das creches e jardins infantis)? | O que tem afetado a evolução da procura (diminuição do número de crianças, dificuldades económicas…)? | Quais as expetativas dos jovens em relação ao futuro? | Como é que os jovens se relacionam com as outras faixas etárias (intergeracionalidade; confiança)?
Pessoas idosas:
Como se carateriza a comunidade sénior do concelho (reformados, a trabalhar (motivos), isolados, com descendentes a cargo, a cargo de descendentes, a viver em condições de insalubridade, em situação de risco, endividamento, fontes de rendimento, distribuição territorial, ocupação de tempos livres)? | De que forma a população idosa avalia e perceciona as respostas existentes (lares, centros de dia, centros de saúde, transportes)? Que impacto têm as respostas na qualidade de vida dos idosos? | A dignidade das pessoas idosas está salvaguardada? | Até que ponto são os idosos representados nas estruturas de defesa ou representação dos seus direitos (incluindo nas instituições)? O que é feito em prol das pessoas idosas que vivem sós? | Quantas e que estruturas de resposta de proximidade, domiciliárias e deslocalizadas existem e como se distribuem pelo território? | As atividades organizadas são otimizadas e rentabilizadas? | Existe uma rede de partilha e comunicação das atividades? | De que forma são divulgadas? | Qual a perceção do idoso face ao seu papel na sociedade? | Qual a perceção da sociedade relativamente aos idosos?
Pessoas com deficiência:
Como se carateriza a comunidade de pessoas com deficiência em Cascais (tipologias de deficiência, desempregados, empregados, apoios sociais, rendimentos médios, tipos de deficiência, institucionalizadas, em casa, isolados, em risco, cargo médio, intervenção política/pública)? | O exercício prático da cidadania, a acessibilidade informacional e física aos serviços (nomeadamente educação) e aos transportes públicos está assegurada a todos? | Quais as principais condicionantes? | As pessoas com deficiência são discriminadas no acesso a serviços públicos/gerais? | As pessoas com deficiência têm uma voz ativa na sociedade? | Qual o grau de participação e comprometimento das pessoas com deficiência? | As crianças com deficiência têm acesso às mesmas oportunidades que as outras crianças? | Que avaliação fazem as pessoas com deficiência da acessibilidade ao nível dos transportes, estabelecimentos comerciais, culturais e de lazer e serviços públicos? | As respostas de transporte adaptado são suficientes e respondem às necessidades das pessoas com deficiência? | Têm um custo suportável? | A dignidade das pessoas com deficiência é assegurada da mesma forma que a da população em geral? | As qualidades pessoais e ocupacionais das pessoas com deficiência são entendidas e valorizadas? | Qual é a situação em termos de desenvolvimento pessoal, familiar e ocupacional de pessoas com deficiência excluídas e não institucionalizadas? | Quais as aspirações da pessoa com deficiência relativamente ao seu futuro (sexualidade, constituição de família, etc.)? | O que é que os familiares de pessoas com deficiência desejam para elas?
Mulheres:
De que forma se pode caraterizar a comunidade feminina concelhia (mulheres empreendedoras, famílias monoparentais, rendimento médio, diferenças salariais face aos homens, habilitações vs. salários, abandono escolar, cargos dirigentes, movimento associativo, cargos políticos, áreas profissionais/profissões mais comuns, incidência de doenças ou problemas de saúde, horas semanais de trabalho remunerado e de trabalho doméstico? | As mulheres são um grupo vulnerável? | Qual é a situação das famílias monoparentais? | Como se carateriza o fenómeno da violência de género (incluindo a doméstica) e de que forma tem evoluído em Cascais? | Quais as medidas de apoios existentes e mais utilizadas? | Que dificuldades sentem as mulheres na conciliação da vida familiar e profissional? | Que medidas de promoção da igualdade entre homens e mulheres promovem as organizações da Rede Social? | Que peso têm os modelos tradicionais e as representações sociais de género nas opções de vida das mulheres e dos homens?