CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vacinação Covid-19 em Cascais

Nesta página encontra informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no concelho de Cascais

A partir de fevereiro de 2021 inicia-se nova etapa da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. O processo de vacinação irá decorrer ao longo do ano de 2021. A fase 1 iniciou-se em dezembro de 2020 e em fevereiro 2021 entra numa nova etapa, durante a qual, começam por ser vacinados os cidadãos mais vulneráveis à COVID-19. A Câmara Municipal de Cascais apoia o ACES de Cascais neste processo, tendo já preparado diversos espaços para a vacinação com toda a segurança.

Esclarece-se desde já que:

1 - Não é possível pedir a marcação da sua vacina contra a COVID 19.

2 - Todos os cidadãos serão contactados pelo Serviço Nacional de Saúde para esse efeito. Aguarde e não contacte a Linha SNS 24 por este motivo.

Quando for tomar a vacina agasalhe-se bem. Os pavilhões são locais frios. Leve roupa adequada em que seja fácil expor o braço.

Confira as Perguntas Frequentes, em baixo, e outras informações para saber como agir.

Se tem dúvidas sobre a vacina, por favor visite o site da Direção Geral da Saúde. Se necessário contacte a Linha Cascais – 800 203 186. Estamos aqui para ajudar!

Perguntas mais frequentesVacinação em Cascais
Perguntas mais frequentes

Quando posso receber a vacina? Toda a população portuguesa poderá ser vacinada. Os cidadãos devem aguardar pelo contacto das Autoridades de Saúde. 

Como posso saber em que fase serei vacinado(a)? Existem 3 fases de vacinação. Na página da Direção Geral da Saúde encontra um simulador (aqui) para saber qual a altura em que se prevê receber a vacina. Pode também encontrar informações úteis sobre a vacina.

Quais os requisitos para receber a vacina com prioridade a partir de fevereiro? São considerados prioritários os cidadãos que cumpram os seguintes requisitos:
•  Pessoas de idade ≥80 anos
• Pessoas de idade ≥50 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: • Insuficiência cardíaca • Doença coronária • Insuficiência renal (Taxa de Filtração Glomerular < 60ml/min) • DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Sou um(a) utente com critérios de fase 1 e estou a residir temporariamente em Cascais com familiares (filhos ou pais) e deslocado da minha área de residência. Pretendo ser vacinado(a) em Cascais. O que tenho que fazer?  Se os seus familiares tiverem médico de família deverão contactar o respetivo centro de saúde. Será feita uma inscrição esporádica para atualização dos seus dados clínicos, devendo apresentar um relatório com os critérios para ter prioridade de vacinação. Ficará em espera a aguardar disponibilidade de vacinas e será contactado pelo SNS.

Quem está acamado(a) vai ser vacinado(a)? As vacinas disponibilizadas até à data não permitem vacinação ao domicílio. Logo que possível os utentes serão contactados.

Preciso de ter médico de família para ser vacinado(a)? Não.

Não sei se tenho médico de família. Como faço? Aceda ao Portal do Utente (clique aqui) e consulte os seus dados de utente do SNS. Pode ainda utilizar a App MySNS Carteira. Em alternativa, poderá enviar e-mail para o Gabinete do Cidadão do ACES Cascais: gc.cascais@arslvt.min-saude.pt

Tenho médico de família. O que tenho que fazer para me vacinar contra a COVID-19? Se o seu processo clínico está atualizado, aguarde apenas um SMS enviado pelas Autoridades de Saúde. Garanta junto do seu Centro de Saúde que o seu contacto telefónico (n.º de telemóvel) e morada estão atualizados.

Não tenho médico de família, mas estou inscrito no Centro de Saúde. Devo atualizar os dados clínicos no meu Centro de Saúde? Sim. Se houver informação clínica que não conste no seu Centro de Saúde, peça um relatório ao seu médico assistente (privado) e entregue-o no Centro de Saúde. A maior parte dos médicos no setor privado também possui a opção de emitir uma Declaração Desmaterializada com as doenças elegíveis para vacinação para o Ministério da Saúde. Garanta junto do seu Centro de Saúde que o seu contacto telefónico (n.º de telemóvel) e morada estão atualizados.

Não estou inscrito(a) em nenhum Centro de Saúde de Cascais, nunca recorri ao Centro de Saúde. O que preciso fazer para me vacinar? Aceda ao Portal da Direção Geral da Saúde (clique aqui) e inscreva-se no campo assinalado. Será emitido um alerta de que deve pedir uma Declaração Desmaterializada (DD) ao seu médico assistente privado (emissão através da plataforma PEM pequenos prescritores). Uma vez emitida a DD aguarde. Deverá ser contactado pelo Centro de Saúde para ser vacinado. Sem prejuízo de ser acompanhado por um médico do setor privado ou não ter um médico assistente, poderá solicitar a inscrição ao Gabinete do Cidadão do ACES Cascais (gc.cascais@arslvt.min-saude.pt). 

Quando começa e quem vai ser vacinado na fase 2? A fase 2 está prevista iniciar-se a partir de abril de 2021. Vão ser vacinadas pessoas que apresentem uma das seguintes situações:
• Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
• Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias: • Diabetes • Neoplasia maligna ativa • Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min) • Insuficiência hepática • Hipertensão arterial • Obesidade • Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Quando arranca a fase 3? A última fase irá arrancar em data a determinar após a conclusão da fase 2. Nessa altura será vacinada toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

Vacinação em Cascais

Onde vai decorrer a vacinação no concelho de Cascais? Foram identificados cinco locais que estão já a ser preparados em articulação pela equipa do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais e as equipas municipais do Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança, Logística e Comunicação, para receber a população com toda a segurança:

  • Pavilhão do Complexo Desportivo de Alcabideche
  • Pavilhão do Complexo Desportivo de S. Domingos de Rana (Massapés)
  • Pavilhão Desportivo dos Lombos
  • Pavilhão Desportivo da Torre
  • C3 (Alvide)

Que tipo de espaços vamos encontrar? Os pavilhões, amplos e arejados, estarão divididos em espaços de receção, salas de vacinação e salas de espera pós vacinação. Agasalhe-se pois os pavilhões são espaços frios. Leve roupa confortável em que seja fácil expor o braço.

Quanto tempo demora? A vacinação demora cerca de 5 minutos, porém, tal como acontece em qualquer outro processo de vacinação, para controlar eventuais reações, os cidadãos devem aguardar na sala pós-vacinação no mínimo 30 minutos.

Não há perigo de ajuntamentos? Não. Os espaços foram sujeitos a um criterioso processo de organização, sendo criados percursos e sinalética que impedem o cruzamento de pessoas.

É obrigatório o uso de máscara? Há dispensadores de álcool gel? Sim, em ambos os casos.

Cascais Digital

linha_146x65_1360_146x65mobi_146x65_0loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01_2cultura_146x65_0jovem_146x65_0participa_146x65_0fix_146x65