CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Vacinação Covid-19 em Cascais

Nesta página encontra informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no concelho de Cascais

Tem 60 e mais anos e ainda não foi vacinado(a) contra a Covid-19? Já pode marcar a primeira toma da vacina.

Faça o agendamento online através do SNS para a primeira toma da vacina aqui

Tem dificuldades em agendar? Ligue para a Linha Cascais. Nós ajudamos.

Ligue 800 203 186 de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.

Não é cidadão(ã) nacional? Não tem número de utente do Serviço Nacional de Saúde? Inscreva-se aqui: https://servicos.min-saude.pt/covid19/vacinacao-nao-utente | A inscrição através deste formulário será encaminhada para o ACES da sua área de residência. Aguarde contacto dos profissionais de saúde para validação dos critérios de elegibilidade para vacinação

 

Quando for tomar a vacina agasalhe-se bem. Os pavilhões são locais frios. Leve roupa adequada em que seja fácil expor o braço.

EM CASO DE SEGUNDA TOMA, AGUARDE SEMPRE CONTACTO TELEFÓNICO PARA SABER QUANDO SE DEVE DIRIGIR AOS CENTROS DE VACINAÇÃO.

Confira as Perguntas Frequentes, em baixo, e outras informações para saber como agir.

Se tem dúvidas sobre a vacina, por favor visite o site da Direção Geral da Saúde. Se necessário contacte a Linha Cascais – 800 203 186. Estamos aqui para ajudar!

 

FAQ'sVacinação em CascaisA semanaAvisos
FAQ's

Quando posso receber a vacina? Toda a população portuguesa poderá ser vacinada. Os cidadãos devem aguardar pelo contacto das Autoridades de Saúde. 

Tenho 60 e mais anos. Posso agendar a minha vacinação? Sim. Pode agendar a primeira toma da vacina aqui. Depois de agendar, deve aguardar SMS e confirmar conforme for solicitado 

Como posso saber em que fase serei vacinado(a)? Existem 3 fases de vacinação. Na página da Direção Geral da Saúde encontra um simulador (aqui) para saber qual a altura em que se prevê receber a vacina. Pode também encontrar informações úteis sobre a vacina.

Quem está acamado(a) vai ser vacinado(a)? As vacinas disponibilizadas até à data não permitem vacinação ao domicílio. Logo que possível os utentes serão contactados.

Preciso de ter médico de família para ser vacinado(a)? Não.

Não sei se tenho médico de família. Como faço? Aceda ao Portal do Utente (clique aqui) e consulte os seus dados de utente do SNS. Pode ainda utilizar a App MySNS Carteira. Em alternativa, poderá enviar e-mail para o Gabinete do Cidadão do ACES Cascais: gc.cascais@arslvt.min-saude.pt

Não tenho médico de família, mas estou inscrito no Centro de Saúde. Devo atualizar os dados clínicos no meu Centro de Saúde? Sim. Se houver informação clínica que não conste no seu Centro de Saúde, peça um relatório ao seu médico assistente (privado) e entregue-o no Centro de Saúde. A maior parte dos médicos no setor privado também possui a opção de emitir uma Declaração Desmaterializada com as doenças elegíveis para vacinação para o Ministério da Saúde. Garanta junto do seu Centro de Saúde que o seu contacto telefónico (n.º de telemóvel) e morada estão atualizados.

Não estou inscrito(a) em nenhum Centro de Saúde de Cascais, nunca recorri ao Centro de Saúde. O que preciso fazer para me vacinar? Aceda ao Portal da Direção Geral da Saúde (clique aqui) e inscreva-se no campo assinalado. Será emitido um alerta de que deve pedir uma Declaração Desmaterializada (DD) ao seu médico assistente privado (emissão através da plataforma PEM pequenos prescritores). Uma vez emitida a DD aguarde. Deverá ser contactado pelo Centro de Saúde para ser vacinado. Sem prejuízo de ser acompanhado por um médico do setor privado ou não ter um médico assistente, poderá solicitar a inscrição ao Gabinete do Cidadão do ACES Cascais (gc.cascais@arslvt.min-saude.pt). 

Quando começa e quem vai ser vacinado na fase 2? A fase 2 está prevista iniciar-se a partir de abril de 2021. Vão ser vacinadas pessoas que apresentem uma das seguintes situações:
• Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
• Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias: • Diabetes • Neoplasia maligna ativa • Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min) • Insuficiência hepática • Hipertensão arterial • Obesidade • Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico.

Quando arranca a fase 3? A última fase irá arrancar em data a determinar após a conclusão da fase 2. Nessa altura será vacinada toda a restante população elegível, que poderá ser igualmente priorizada.

Vacinação em Cascais

Onde vai decorrer a vacinação no concelho de Cascais? Existem dois locais preparados pela Câmara Municipal de Cascais em articulação com a equipa do Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais e as equipas municipais do Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança, Logística e Comunicação, para receber a população com toda a segurança:

  • Pavilhão do Complexo Desportivo de Alcabideche
  • Pavilhão do Complexo Desportivo de S. Domingos de Rana (Massapés)

Que tipo de espaços vamos encontrar? Os pavilhões, amplos e arejados, estarão divididos em espaços de receção, salas de vacinação e salas de espera pós vacinação. Agasalhe-se pois os pavilhões são espaços frios. Leve roupa confortável em que seja fácil expor o braço.

Quanto tempo demora? A vacinação demora cerca de 5 minutos, porém, tal como acontece em qualquer outro processo de vacinação, para controlar eventuais reações, os cidadãos devem aguardar na sala pós-vacinação no mínimo 30 minutos.

Não há perigo de ajuntamentos? Não. Os espaços foram sujeitos a um criterioso processo de organização, sendo criados percursos e sinalética que impedem o cruzamento de pessoas.

É obrigatório o uso de máscara? Há dispensadores de álcool gel? Sim, em ambos os casos.

A semana

A partir de 8 de março, o agendamento da Vacinação conta a Covid-19 passa a ser feito pela Câmara Municipal de Cascais. A partir desta mesma data, damos conhecimento semanal do número de vacinas administradas e critérios de prioridade adotados pelo ACES Cascais, entidade responsável pela elaboração das listas de munícipes a contactar.

Semana de 29 a 1 de abril 

  • ● 29 e 30 de março  (2ª a 3ª feira) – Vacinação Grupos de Risco 
  • ● 31 de março (4ª feira) - Vacinação Grupos de Risco
  • ● 1 de abril (5ª Feira) – Vacinação +80 (2ª dose)

Semana de 22 a 28 de março (cerca de 10.000 doses previstas)

  • ● 24 a 26 de março (4ª, 5ª e 6ª) – Vacinação Maiores de 80 anos —-> 3.930 doses
  • ● 27 a 28 de março (Sábado de Domingo) - Vacinação de Professores —> estimam-se 2.400
  • ● 29 e 30 de março (2ª e 3ª feira) – Grupos de Risco

Semana de 15 a 20 de março 2021 (2ª feira a sábado)

Valores de vacinação previstos:

  • ● 1848 vacinas Astrazeneca (cancelado a partir de 16.03.2021 devido à suspensão desta vacina por parte das autoridades)
    ● 3558 vacinas Fizer

Semana de 8 a 12 de março de 2021

 Valores de vacinação previstos:

  • ● 1220 Astrazeneca (previsto 4ª feira);
    ● 1866 Pfizer (previsto 5ª e 6ª feira)

A vacinação desta semana vai incluir, nas 1220 doses Astrazeneca, 3 grupos prioritários:

  • ● Profissionais de saúde com prática isolada
    ● Forças de segurança
    ● Órgãos de soberania

 

Avisos

Levantada suspensão da vacina AstraZeneca pela DGS e Infarmed (18.03.2021) - O Infarmed, I.P. e a Direção-Geral da Saúde acabam de anunciar que "o programa de vacinação com a vacina AstraZeneca [suspenso por precaução a 15.03.2021] será retomado já amanhã". "A pausa justificou-se nos termos do princípio de precaução em Saúde Pública", esclareceu Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, porém, tendo em conta as garantias dadas hoje mesmo pela Agência Europeia do Medicamento, a vacinação será retomada de modo a "recuperar o tempo perdido". Perante esta informação, serão retomados os agendamentos através da Linha Cascais. De acordo com estas entidades, a vacinação de docentes e não docentes deverá ter lugar no fim de semana de 27 e 28 de março.

 

Pausa na vacinação com AstraZeneca (15.03.2021) - A vacina AstraZeneca contra a Covid-19 acaba de ser suspensa pela Direção-Geral da Saúde. Uma pausa para analisar "reações adversas", acaba de esclarecer Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde. A responsável acrescentou que "em todo o mundo já foram vacinados com esta vacina mais de 17 milhões de pessoas" (170.000 em Portugal) e que "é preciso manter a calma". A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed, I.P. informam que o processo de vacinação com esta vacina fica, para já, suspenso. Em face disto, os agendamentos feitos para esta terça e quarta-feira nos centros de vacinação de Alcabideche e S. Domingos de Rana serão adiados.


 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0