Esta Semana

17 ago
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
19 ago
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
20 ago
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...

Temas

+ Votados

Casa de Santa Maria


3ª a 6ª feira10h00-13h00 | 14h00-18h00
Sábado e domingo10h00-13h00 | 14h00-18h00

Casa de Santa Maria Rua do Farol de Santa Marta
2750-341 Cascais

AVISO

No âmbito do desconfinamento controlado, em contexto de pandemia #Covid19, informamos que a partir de dia 19 de maio, os Equipamentos Culturais estão abertos ao público.
Importa, porém, observar o cumprimento de um conjunto de novas regras para a proteção de todos.
Estarão os equipamentos culturais abertos de terça-feira a domingo seguindo os horários habituais. Excecional e temporariamente os equipamentos vão encerrar no período de almoço (entre as 13h00 e as 14h00). 
Conheça AQUI as regras temporárias.

---

Indissociável da paisagem de Cascais, no conjunto que forma com o Farol Museu de Santa Marta e o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, a Casa de Santa Maria foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais à família Espírito Santo em outubro de 2004. É uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquiteto Raul Lino, que iniciou a sua carreira precisamente no concelho de Cascais, projetando uma série de casas para alguns amigos.

No final do século XIX, Jorge O’Neil, aristocrata ligado à indústria tabaqueira, adquiriu alguns terrenos junto a Santa Marta e mandou construir primeiro a Torre de São Sebastião - atual Museu Condes de Castro Guimarães – e, um pouco mais tarde, a Casa de Santa Maria.

Por volta de 1917, a propriedade foi vendida ao engenheiro José Lino Júnior, irmão mais velho do arquiteto Raul Lino. José Lino, grande colecionador e apreciador de arte, adquiriu para a sua nova casa um conjunto de azulejos artísticos do século XVII e um teto de madeira pintado a óleo, de autoria atribuída a António de Oliveira Bernardes, espólio este proveniente de uma antiga capela, em Frielas.

Mais tarde, em 1925, a casa foi adquirida pela família Espírito Santo, que nela recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.

Projetada em comprimento, a Casa de Santa Maria é constituída por uma sucessão de compartimentos, resultado de um exercício de crescimento bem idealizado. No seu interior destaca-se a articulação de uma série de elementos, ressaltando um elevado número de azulejos figurativos e de padrão, tanto de iconografia campestre como religiosa, e o teto de madeira pintado a óleo, que foi adaptado à sala de jantar. A existência de tão rica e diversificada coleção de azulejos – painéis como a Purificação de Nossa Senhora, a Fuga para o Egipto, a Virgem com Jesus e São João Meninos, a Circuncisão, Jesus entre os Doutores, Nossa Senhora costurando – revelam uma valia patrimonial indiscutível, visto tratar-se de repertório artístico do barroco português.

O espaço, que é procurado para visitas guiadas temáticas, acolhe regularmente conferências, apresentações de livros, workshops diversos, exposições temporárias e cursos livres. As suas instalações podem também ser requeridas para a realização de casamentos e outros eventos de cariz social e promocional.

Encerra à segunda-feira

Contactos:
214 815 383 | csm@cm-cascais.pt


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65