Esta Semana

27 set
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
28 set
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
30 set
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...

Temas

+ Votados

Jardim Visconde da Luz


Espaço sempre aberto

Gratuíto

Av. dos Combatentes da Grande Guerra
Cascais

Espaço centenário, instala-se bem no coração de Cascais. O Jardim Visconde da Luz foi inaugurado em 1867 e, na época, era o passeio público da vila, onde moradores e visitantes aproveitavam para passear, conversar e fazer festas populares.

O terreno foi cedido à vila de Cascais por Joaquim António Velez Barreiros, também conhecido como Visconde de Nossa Senhora da Luz. Este foi um dos primeiros veraneantes em Cascais, e destacou-se por ser o responsável pela reconstrução das estradas que ligam o concelho a Oeiras e a Sintra.

Entre o fim do século XIX e os primeiros anos do século XX, o Jardim foi palco de sessões de fado, concertos, barracas de diversões, fantoches e jogos. Em 1939, foram feitos melhoramentos de jardinagem, criada uma biblioteca e alguns divertimentos para os mais novos. Aliás, durante os 20 anos seguintes, este foi o único espaço da vila com escorregas, cavalinhos e baloiços para as crianças.

O Jardim está localizado junto à Av. dos Combatentes da Grande Guerra, estando ali colocado um monumento em homenagem aos mortos portugueses neste conflito. Pode-se também encontrar uma cascata com quatro leões de pedra e uma fonte com oito bocas. De referir ainda que a Ribeira da Vinha passa junto ao Jardim.

Hoje, este é um dos singulares espaços da vila onde os mais velhos passam tardes na conversa, os turistas passeiam e onde se realiza, todas as quartas-feiras, um mercado de artesanato e velharias. Pontualmente decorrem aí outros eventos, como a tradicional Feira do Livro.

Com árvores frondosas que proporcionam sombras extensas, o Jardim Visconde da Luz é um local privilegiado para relaxar nas tardes quentes de verão. Entre as espécies aqui existentes, destacam-se a casuarina, o jacarandá e o salgueiro-chorão.


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65