Esta Semana

28 jun
26 de Outubro | 21h30 | Centro Cultural de Cascais | Recital pelo Coro ...
13 nov
Traços & Tons expõe uma selecção de pranchas de Banda Desenhada e ...
22 nov
Atenção a todas as famílias, a Casa das Artes e Ofícios tem uma proposta ...

Temas

+ Votados

Jardim Visconde da Luz


Espaço sempre aberto

Gratuíto

Av. dos Combatentes da Grande Guerra
Cascais

Espaço centenário, instala-se bem no coração de Cascais. O Jardim Visconde da Luz foi inaugurado em 1867 e, na época, era o passeio público da vila, onde moradores e visitantes aproveitavam para passear, conversar e fazer festas populares.

O terreno foi cedido à vila de Cascais por Joaquim António Velez Barreiros, também conhecido como Visconde de Nossa Senhora da Luz. Este foi um dos primeiros veraneantes em Cascais, e destacou-se por ser o responsável pela reconstrução das estradas que ligam o concelho a Oeiras e a Sintra.

Entre o fim do século XIX e os primeiros anos do século XX, o Jardim foi palco de sessões de fado, concertos, barracas de diversões, fantoches e jogos. Em 1939, foram feitos melhoramentos de jardinagem, criada uma biblioteca e alguns divertimentos para os mais novos. Aliás, durante os 20 anos seguintes, este foi o único espaço da vila com escorregas, cavalinhos e baloiços para as crianças.

O Jardim está localizado junto à Av. dos Combatentes da Grande Guerra, estando ali colocado um monumento em homenagem aos mortos portugueses neste conflito. Pode-se também encontrar uma cascata com quatro leões de pedra e uma fonte com oito bocas. De referir ainda que a Ribeira da Vinha passa junto ao Jardim.

Hoje, este é um dos singulares espaços da vila onde os mais velhos passam tardes na conversa, os turistas passeiam e onde se realiza, todas as quartas-feiras, um mercado de artesanato e velharias. Pontualmente decorrem aí outros eventos, como a tradicional Feira do Livro.

Com árvores frondosas que proporcionam sombras extensas, o Jardim Visconde da Luz é um local privilegiado para relaxar nas tardes quentes de verão. Entre as espécies aqui existentes, destacam-se a casuarina, o jacarandá e o salgueiro-chorão.


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais