Esta Semana

28 set
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
30 set
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
01 out
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...

Temas

+ Votados

Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro


1 abril a 31 out.Todos os dias:
08h30-20h00
1 nov. a 31 marçoTodos os dias:
08h30-18h00

Gratuíto

Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro Rua Marquês de Pombal
Murches

AVISO

No âmbito do desconfinamento controlado, em contexto de pandemia #Covid19, informamos que é já possível utilizar os parques de Cascais.
Importa, porém, observar o cumprimento de um conjunto de novas regras para a proteção de todos.
SAIBA QUAIS AS REGRAS DE UTILIZAÇÃO AQUI.

---

Com o intuito de valorizar o espaço na zona limite do Parque Natural de Sintra-Cascais, o Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro, em Murches, vem recuperar a relação visual entre a Serra de Sintra, a Ribeira das Vinhas e as Penhas do Marmeleiro.

Desenvolvido pela autarquia e executado pela SANEST – Saneamento da Costa do Estoril, S.A., o projeto de recuperação do espaço, com cerca de quatro hectares, veio dar continuidade ao aproveitamento das características oferecidas pelo Parque Natural de Sintra-Cascais, adequando o terreno das Penhas do Marmeleira às necessidades de lazer e de contato da população com a natureza.

A intervenção permitiu criar uma passagem pedestre sobre plataformas de madeira que percorrem todo o terreno, minimizando os efeitos dos declives naturais e facilitando o acesso a determinadas zonas, cuja paisagem fica agora ao dispor dos visitantes.

Para além da circulação de peões, a passagem será aberta à travessia de bicicletas, permitindo que haja uma ligação entre os percursos pedestres e cicláveis, com início em Cascais e termo na Serra de Sintra.

A recuperação desta zona, durante muito tempo castigada pelo depósito ilegal de entulhos, teve por base uma lógica de integração destes materiais na paisagem, através da sua modelação com aglomerados de pedra, revestimento anual de herbáceas e plantação de árvores.

 


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65