Esta Semana

03 jun
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
04 jun
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
05 jun
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...

Temas

+ Votados

Conversas com Música – Khomus e Kyma, dois instrumentos musicais a descobrir


Abr07Dom
16h00

Conhece o Khomus? E o Kyma? O khomus, conhecido entre nós por berimbau, é um dos instrumentos musicais mais antigos e tem uma longa tradição nas mãos de músicos da república Sakha (Yakutia), no nordeste asiático, terra de onde é natural o músico e grande intérprete Spiridon Shishigin. O Kyma, instrumento contemporâneo electrónico, com características muito específicas, é um dos mais avançados do mundo e vai ser tocado pelo músico português Jonas Runa. Iremos falar sobre cada um dos instrumentos e ouvir a sua música. Finaliza a sessão com um pequeno recital.


Informações e reservas: 21 481 59 04/05/41


Intérpretes
khomus | Spiridon Shishigin e Ivan Alexeev
Kyma | Jonas Runa


Programa
Em conversa iremos conhecer dois instrumentos musicais e ouvir a sua música.


O khomus, conhecido entre nós por ‘berimbau de boca’ (tem mais de cem nomes em todo o mundo), é um dos instrumentos musicais mais antigos e tem uma longa tradição nas mãos de músicos da república russa Sakha (Yakutia), no nordeste asiático, terra de onde são naturais os músicos e grandes intérpretes Spiridon Shishigin e Ivan Alexeev.  Associado ao chamanismo, é utilizado como cura espiritual.


Kyma, instrumento contemporâneo eletrónico, com características muito específicas, é um dos mais avançados do mundo e vai ser tocado pelo músico português Jonas Runa. É uma linguagem de programação de som,  o que resulta numa arquitetura aberta à imaginação do músico, que pode assim imbuir a tecnologia de espiritualidade. Este programa pretende unir músicos de diversos espaços, do mais próximo ao mais longínquo, e instrumentos de diferentes tempos, do mais antigo ao mais recente.


A sessão termina com um recital, um momento artístico e musical absolutamente único.


A não perder!


Spiridon S. Shishigin | é um dos maiores virtuosos mundiais do Khomus (berimbau de boca) . É músico, xamã, e director de uma escola pública da república russa de Sakha. Tem vindo a divulgar a música do Khomus ao longo de trinta anos, desenvolvendo o método e a técnica de execução do instrumento. Toca desde os 10 anos de idade, tem participado em festivais, recebido inúmeros prémios, e realizado concertos na Rússia e em vários países da Europa. É autor mais de 100 artigos, 4 livros sobre o Khomus, tendo também editado CD's em algumas das principais editoras mundiais (e.g. WERGO).

Jonas Runa | é compositor, improvisador, musicólogo, e doutorando em Informática Musical com tese "Estéticas da Música Electrónica". Estudou no conservatório de Haia, Holanda, onde interagiu frequentemente com os compositores C. Barlow, K. Boehmer e G.M. Koenig. Em 2007 criou o duo ZUL ZELUB, com Jorge Lima Barreto, proposta musical experimentalista para Piano e Kyma baseada numa teoria da filosofia da música inventada por ambos: a "Energia Musical Irrealizada". ZUL ZELUB realizou concertos na Culturgest, Casa da Música, Bienal de Cerveira, etc, incluindo sempre performance, instalação e/ou multimedia.
 


Ivan Alexeev | é uma figura famosa em toda a Yakutiya (Russia). Considerado o pai da técnica moderna do Khomus, e principal catalizador da redescoberta dessa música. Fundou e preside ainda à única instituição mundial dedicada ao Khomus: o "Centro Internacional de Khomus", em Yakutiya (Russia). Fundou o lendário ensemble musical "Algys", ao qual pertenceu Spiridon Shishigin.


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais