Esta Semana

31 dez
This course is for foreigners with little or no knowledge of Portuguese. It is ...
03 abr
Todas as quartas-feiras, o projeto Terras de Cascais reúne a sua comunidade de ...
20 jul
Nas ações de voluntariado no BGVA os participantes têm a oportunidade de ...

Temas

+ Votados

Conversas com Música – Khomus e Kyma, dois instrumentos musicais a descobrir


Abr07Dom
16h00

Conhece o Khomus? E o Kyma? O khomus, conhecido entre nós por berimbau, é um dos instrumentos musicais mais antigos e tem uma longa tradição nas mãos de músicos da república Sakha (Yakutia), no nordeste asiático, terra de onde é natural o músico e grande intérprete Spiridon Shishigin. O Kyma, instrumento contemporâneo electrónico, com características muito específicas, é um dos mais avançados do mundo e vai ser tocado pelo músico português Jonas Runa. Iremos falar sobre cada um dos instrumentos e ouvir a sua música. Finaliza a sessão com um pequeno recital.


Informações e reservas: 21 481 59 04/05/41


Intérpretes
khomus | Spiridon Shishigin e Ivan Alexeev
Kyma | Jonas Runa


Programa
Em conversa iremos conhecer dois instrumentos musicais e ouvir a sua música.


O khomus, conhecido entre nós por ‘berimbau de boca’ (tem mais de cem nomes em todo o mundo), é um dos instrumentos musicais mais antigos e tem uma longa tradição nas mãos de músicos da república russa Sakha (Yakutia), no nordeste asiático, terra de onde são naturais os músicos e grandes intérpretes Spiridon Shishigin e Ivan Alexeev.  Associado ao chamanismo, é utilizado como cura espiritual.


Kyma, instrumento contemporâneo eletrónico, com características muito específicas, é um dos mais avançados do mundo e vai ser tocado pelo músico português Jonas Runa. É uma linguagem de programação de som,  o que resulta numa arquitetura aberta à imaginação do músico, que pode assim imbuir a tecnologia de espiritualidade. Este programa pretende unir músicos de diversos espaços, do mais próximo ao mais longínquo, e instrumentos de diferentes tempos, do mais antigo ao mais recente.


A sessão termina com um recital, um momento artístico e musical absolutamente único.


A não perder!


Spiridon S. Shishigin | é um dos maiores virtuosos mundiais do Khomus (berimbau de boca) . É músico, xamã, e director de uma escola pública da república russa de Sakha. Tem vindo a divulgar a música do Khomus ao longo de trinta anos, desenvolvendo o método e a técnica de execução do instrumento. Toca desde os 10 anos de idade, tem participado em festivais, recebido inúmeros prémios, e realizado concertos na Rússia e em vários países da Europa. É autor mais de 100 artigos, 4 livros sobre o Khomus, tendo também editado CD's em algumas das principais editoras mundiais (e.g. WERGO).

Jonas Runa | é compositor, improvisador, musicólogo, e doutorando em Informática Musical com tese "Estéticas da Música Electrónica". Estudou no conservatório de Haia, Holanda, onde interagiu frequentemente com os compositores C. Barlow, K. Boehmer e G.M. Koenig. Em 2007 criou o duo ZUL ZELUB, com Jorge Lima Barreto, proposta musical experimentalista para Piano e Kyma baseada numa teoria da filosofia da música inventada por ambos: a "Energia Musical Irrealizada". ZUL ZELUB realizou concertos na Culturgest, Casa da Música, Bienal de Cerveira, etc, incluindo sempre performance, instalação e/ou multimedia.
 


Ivan Alexeev | é uma figura famosa em toda a Yakutiya (Russia). Considerado o pai da técnica moderna do Khomus, e principal catalizador da redescoberta dessa música. Fundou e preside ainda à única instituição mundial dedicada ao Khomus: o "Centro Internacional de Khomus", em Yakutiya (Russia). Fundou o lendário ensemble musical "Algys", ao qual pertenceu Spiridon Shishigin.


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais