Esta Semana

19 jan
A Fundação Dom Luís I junta-se, pelo segundo ano consecutivo, aos Artistas ...
18 mar
This course is for foreigners with little or no knowledge of Portuguese. It is ...
03 ago
A ilustração científica consiste na produção de imagens para a comunicaçã ...

Temas

+ Votados

Diários Mediterrânicos | Pintura de Anica Govedarica


Nov09Sáb
a
Jan10Sex
2ª a 6ª | 9h00 às 17h00

Gratuito

Galeria de Arte da União das Freguesias de Cascais e Estoril Largo Cidade Vitória, Nº 1
Cascais

As paisagens ou cenas representadas nesta exposição são de Espanha (costa mediterrânica), Croácia (costa norte do Adriático) e, claro, Portugal.
Representam apenas lugares onde vivi ou continuo a viver, com os quais mantenho contato e, por isso, uma relação mais íntima.
Apesar de Portugal, por distinção geográfica não pertencer aos países mediterrânicos, a proximidade e as influências mútuas com o resto dos países do Mediterrâneo ao longo dos séculos culturalmente colocam-no ao lado desses países.
Uma coisa que me surpreendeu foi ver como dois países, de alguma maneira tão distantes e diferentes como Portugal e a Croácia têm tantos pontos em comum.
A Croácia, o meu país de origem, um país Mediterrânico com uma costa fabulosa e pessoas amáveis, e Portugal, o país da minha escolha, um lugar onde parece que tudo acaba e tudo começa, onde culturas e etnias diversas se misturam com uma espontaneidade incrível.
Todos os quadros aqui expostos são o fruto da minha convivência, observação ou reflexão sobre os lugares e as pessoas com quais me fui cruzando nos últimos anos. É apenas uma visão, uma abordagem pessoal, daquilo que me rodeia e a minha interpretação dos acontecimentos ou experiências vividas. 
Tudo passado nas costas do Mediterrâneo ou muito perto delas.” Anica Govedarica
 
Anica Govedarica nasceu em 1971 em Zagreb, Croácia, onde estudou artes plásticas com o prof. R. E. Tanay. Em 1997 fez a sua primeira exposição individual. Reside em Portugal desde 1998 com alguns intervalos na Croácia e uma breve estada em Málaga, Espanha.
Participou em inúmeras mostras coletivas e individuais tanto em Portugal como na Croácia e também uma em Inglaterra. Além da pintura fez ilustração e tem uma BD autobiográfica publicada no livro " Lisboa é very very typical" pela editora Chili Com Carne.
Em 2014 foi incluída na publicação “Artist to look out for” da organização artística Starry Night Programs, New Mexico. 
 
Gratuito
Inauguração: 9 de Novembro às 17h00
Organização: União das Freguesias de Cascais e Estoril 
Inscrições: galeriarte@jf-cascaisestoril.pt | 214 849 550
 

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais