Esta Semana

27 fev
Todas as quartas-feiras, o projeto Terras de Cascais reúne a sua comunidade de ...
09 mar
Licenciada pelo Taller de Artes Imaginarias T.A.I., com a especialização em ...
01 abr
A exposição “Bernardo P. Carvalho, ilustrador” é uma mostra dos ...

Temas

+ Votados

Raul Lino Hoje


Maio07Dom
a
Maio28Dom
3ª a domingo: 10h00 - 17h00

Gratuito

Casa de Santa Maria Rua do Farol de Santa Marta
2750-341 Cascais

Exposição que apresenta obras de arte realizadas no âmbito do programa 'Residências Artísticas' do Carpe Diem Arte e Pesquisa - centro de arte contemporânea sediado no Palácio Pombal em Lisboa. Decorre de um convite realizado pela Casa de Santa Maria - desenhada por Raúl Lino em 1902 - no sentido de ser  delineada uma proposta expositiva que refletisse o espírito artistico desenvolvido pelo CDAP ao longo destes anos, que coloca em confronto a consciência de património e a de cultura contemporânea. Há  um elo de ligação e um factor comum entre a Casa de Santa Maria e o Palácio Pombal: ambos os espaços foram pensados e desenhados para habitação doméstica e não como espaços expositivos ou de fruição cultural.
 
É neste paradigma que surgem quer o programa definido para o Palácio Pombal, quer a presente mostra artística. O processo de trabalho consistiu na escolha e apresentação de obras de arte de diferentes tiplogias: tapeçaria, pintura, desenho, fotografia e escultura. A sua localização foi pensada em articulação com o entendimento do espaço, interior e exterior, arquitetado por Raúl Lino (1879-1974) para esta casa que encerra uma “... miniaturização que lhe oferece uma graciosidade pouco vulgar.” O visitante ao percorrer a Casa de Santa Maria irá encontrar as oito obras de arte integradas nas várias salas tal como de objetos de uma casa habitada se tratasse.
 
Encontram-se representados oito artistas que realizaram residências no Carpe Diem Arte e Pesquisa no Palácio Pombal, em Lisboa: Fabrizio Matos, Sofia Leitão, Pedro Valdez Cardoso, Margarida Correia, Beatrice Carraciolo, Isabel Simões, Pedro Vaz e Carla Cabanas.
 
Inauguração: 6 maio às 18h00
 
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I | Carpe Diem
Apoios: Galeria 111
Informações: csm@cm-cascais.pt | 214 815 380
 

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais