Esta Semana

24 dez
This course is for foreigners with little or no knowledge of Portuguese. It is ...
31 dez
This course is for foreigners with little or no knowledge of Portuguese. It is ...
27 mar
Todas as quartas-feiras, o projeto Terras de Cascais reúne a sua comunidade de ...

Temas

+ Votados

VERVE DIGITAL | Masterclass de Arte Digital com Daniel Maia e Susana Resende


Nov18Sáb
10h30 - 13h00 | 14h00 - 16h30

Gratuito

Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana Rua das Travessas. Bairro do Moinho. Massapés, Tires
2785-285 São Domingos de Rana

No advento da revolução informática decorrida na nossa sociedade e da crescente adaptação dos processos gráficos a ferramentas e técnicas informatizadas, a masterclass Verve Digital visa iniciar os formandos nos sistemas de produção de um desenho ou página de banda desenhada, do seu esboço e desenho à cor, em ambiente computorizado, demonstrando a ampla variedade de experimentações e oportunidades criativas ao dispor, bem como os vários processos e metodologias inerentes a este género de produção. Em suma, uma introdução à produção de B.D., experienciada através da janela do computador.
 
1º Módulo (2h30)
Focado em planificação e desenho de BD, os formandos são introduzidos nas bases e principais regras da narrativa sequencial, e aplicação destas a modo de produção digital, com referências a hardware e software, a processos criativos e diversas técnicas, acompanhando a produção de uma prancha de banda desenhada da concepção à finalização.
 
2º Módulo (2h30)
Focado em produção de meio-tons e cores aplicadas a BD, os formandos são introduzidos nas bases do uso da cor, meios-tons e filtros gradientes, e aplicação destes a produção digital, com referências a hardware e software, a problemáticas inerentes a pintura digital versus tradicional, passando por diversos processos criativos e técnicas, exemplificando as várias abordagens possíveis à coloração digital em banda desenhada.
 
NOTAS BIOGRÁFICAS:
Daniel Maia é autor de banda desenhada, representado no mercado de comics pela Chiaroscuro Studios, e ilustrador publicitário. Activo no sector desde 1995, foi distinguido com o Prémio da Crítica Especialidade para Autor Revelação (1995), Melhor Desenho Nacional (2006), e na ChesterQuest – uma busca de talentos mundial pela Marvel Comics (2008), entre outros. Desenhou para a Dark Horse Comics e é co-autor da BD O Infante Portugal.
Susana Resende é artista plástica, formada na FBAUL e especializada em desenho na SNBA, e ilustradora editorial. Tem percurso em galerias de arte, com ênfase em pintura, e publicou várias bandas desenhadas curtas em revistas, tendo sido nomeada para Melhor Obra Curta (2014) pela sua BD de estreia (obteve o 2º lugar). Ilustrou os projectos O Infante Portugal e Aurora Boreal, e, recentemente, o livro Contos de Sabedoria.
 
Gratuito
Público alvo: Artistas amadores e pessoas interessadas em introdução à arte sequencial/BD
Máximo: 20 participantes, com idade superior a 15 anos
Informações: 214 815 403/4 | bsdr@cm-cascais.pt 
 
 

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais