Está aqui

A casa dos azulejos de Cascais : de Palácio dos Condes da Guarda a Paços do Concelho

A casa dos azulejos de Cascais : de Palácio dos Condes da Guarda a Paços do Concelho
Autor: 
Coord. António Carvalho
Editor: 
Câmara Municipal de Cascais
ISBN: 
978-972-637-200-4
Ano: 
2009
Nº de páginas: 
360
Preço: 
40,00€
Esta obra é dedicada à história de um dos mais emblemáticos edifícios de Cascais que marca a história desta vila bem como a malha urbana onde se insere.
 
Contar a história deste edifício é contar também a história de Cascais. Ao longo das páginas da presente publicação, poderá o leitor inteirar-se de como o edifício desde cedo se constituiu como um motor do reordenamento da malha urbana ou de como a sua centralidade influenciou a fisionomia atual da cativante praça onde se insere e a própria relação com a baía. O leitor poderá também conhecer os diferentes usos residenciais, comerciais e públicos de um imóvel cuja fisionomia arquitetónica se foi alterando ao longo dos séculos até à forma que atualmente assume.
 
A obra aborda ainda o papel e a importância das artes decorativas neste edifício, nomeadamente da azulejaria, merecendo particular destaque os magníficos painéis azulejares do século XVIII que preenchem totalmente os vãos entre as janelas do andar nobre, bem como os painéis azulejares do salão nobre, da segunda metade do século XX, com temática setecentista, produzidos pela Fábrica da Viúva de Lamego e a azulejaria setecentista do Gabinete da Presidência.
 
Livro disponível nas bibliotecas municipais. Veja aqui.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais