Esta Semana

03 dez
This course is for foreigners with little or no knowledge of Portuguese. It is ...
06 mar
Todas as quartas-feiras, o projeto Terras de Cascais reúne a sua comunidade de ...
16 ago
Não vai querer perder o festival de verão do palco mais perto do Atlântico. S ...

Temas

+ Votados

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CRÓNICAS DE UM TENENTE”


Set07Sáb
16h00

Gratuito

Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana Rua das Travessas. Bairro do Moinho. Massapés, Tires
2785-285 São Domingos de Rana

É um livro diferente, uma abordagem que em vez de experiências de guerra fala de experiências de vida no contexto da guerra. As suas vinte e nove crónicas relatam situações e episódios que tiveram lugar desde os anos sessenta até aos nossos dias. 
Fala do Tenente antes de ser Tenente, um jovem lisboeta que aderira ao PCP em 1966 e que militou contra a guerra antes e depois de lá ter estado; o mesmo que em 1974 foi libertado da prisão de Caxias por um tenente dos fuzileiros que, como ele, ao mesmo tempo que ele, servira na Guiné.
Fala do dia a dia em Bissau, durante a guerra, e das peripécias vividas enquanto subia e descia os principais rios da Guiné comandando comboios de reabastecimento. Não é um livro sobre a guerra mas sim sobre como foi vivê-la com plena consciência do seu significado.
Mostra uma vintena de fotografias de pendor etnográfico, feitas pelo Tenente nas suas deambulações navais, e explica como a fotografia o ajudou a suportar aquele desterro indesejado. E o mesmo pode dizer-se de uma mão cheia de poemas que ele escreveu naquela ocasião e que também constam do livro.
 
INFORMAÇÕES: 214 815 403/4 - bsdr@cm-cascais.pt 
 

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais