Esta Semana

08 abr
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
09 abr
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...
10 abr
EVENTO ADIADONo âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde ...

Temas

+ Votados

Raul Lino, Arquitetura e Paisagem


Mar26Qui
18h30

Gratuito

Casa de Santa Maria Rua do Farol de Santa Marta
2750-341 Cascais

EVENTO ADIADO
No âmbito das medidas recomendadas pela Direção Geral da Saúde durante este período de pandemia do Covid-19, Câmara Municipal de Cascais adiou ou cancelou todos os eventos até ao dia 15 de abril 2020. Eventos calendarizados depois de 15 de abril ficam, para já, sob avaliação permanente.
Conheça todas as medidas adotadas pela Câmara AQUI.
---
 
O pensamento filosófico de Raul Lino persistiu na integração da Casa na Natureza e na defesa dos valores tradicionais da arquitetura, conceitos que refletiam o ideário de Henri Thoreau, cuja obra “Walden or Life in the Woods” (1854) se tornara um dos livros de cabeceira de Lino. Estreitamente ligado a uma conceção orgânica da arquitetura, em analogia com as formas naturais, Raul Lino apresentou em “A Nossa Casa” (1918) os princípios estéticos construtivos privilegiados na habitação tradicional, ligados aos temas da natureza, da individualidade e da espiritualidade. Um arquiteto para quem a Natureza e a Cultura se apresentam como fatores de equilíbrio essencial face à contemporaneidade então vivida. 
 
José Manuel Fernandes é Arquiteto licenciado pela Escola de Belas Artes (ESBAL) onde leciona desde 1978, e Professor Catedrático em História da Arquitetura e do Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2010). Conferencista, investiga, escreve e publica regularmente sobre História da Arquitetura e do Urbanismo (artigos científicos desde 1978; livros de investigação e divulgação desde 1989). É membro do Conselho Editorial da revista Monumentos desde 1994. Dos seus livros mais recentes destacam-se: “Carlos Ramos, Arquiteturas do Século XX em Portugal” (com A. Janeiro); e em co-autoria “Macau, Cidade, Território e Arquiteturas “ e “O Livro de Nova Oeiras. Bases para uma Candidatura a Património da Humanidade UNESCO”.
 
Gratuito
Informações
: csm@cm-cascais.pt | 214 815 383

Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais