CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Época Balnear 2020 arranca com novas medidas

Desfrute com responsabilidade. Proteja-se a si e aos outros

Verifique aqui qual a ocupação da praia antes de sair de casa

A Época Balnear 2020 arrancou este sábado, 6 de junho, com um momento simbólico na Praia do Tamariz, que contou com a presença das entidas envolvidas.

"Este ano é o primeiro que, de facto, tem um simbolismo maior fazer a abertura da época balnear. Costumamos iniciar a época balnear em Cascais a 1 de maio, somos dos primeiros municípios a abrir com um conjunto de serviços já preparados em coordenação com as várias entidades. Este ano, também começamos hoje a Semana do Munícipio, com o dia de aniversário amanhã," revelou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Para o Capitão do Porto de Cascais, Rui Teixeira, este dia é o resultado de “dois meses de muito trabalho em parceria com um conjunto muito diversificado de entidades, que tornaram possível que hoje estejamos aqui nesta fantástica praia convictos de que tudo fizemos para proporcionar a todos os utentes uma época balnear em segurança.”

Através do programa SEAWATCH, da Autoridade Marítima Nacional, a capitania do concelho recebeu duas viaturas e nove elementos apeados para ajudar na gestão dos areais e sensibilização da população, fundamentalmente em praias não vigiadas.

“Estes elementos que conduzem estas viaturas têm competências muito acrescidas. Têm formação em nadador salvador, suporte básico de vida e na utilização de desfibrilhadores. É importante passar a mensagem de que estes elementos não são polícias. Estão lá para ajudar e aconselhar as pessoas a não adotarem comportamentos de risco,” salienta o Capitão Rui Teixeira. “Simultaneamente a autoridade marítima, juntamente com a marinha, desenvolveu um sistema de georreferenciação que vai permitir também aos capitães dos portos ter informação em tempo real daquilo que são os seus meios e todos os recursos ao seu dispor,” concluiu.

A abertura das praias decorre no contexto de uma “nova normalidade”.  Para tal foram criados corredores de circulação e afixadas as regras a cumprir. Como por exemplo: utilizar calçado no paredão e acessos à praia; manter o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que não sejam do mesmo grupo e 3 metros entre chapéus de sol; percursos de circulação marcados para acesso ao areal. Veja todas aqui.

A autarquia criou também um dispositivo de fiscalização e monitorização para acompanhamento da época balnear, de forma a potenciar sinergias ao nível da resposta operacional entre as 21 entidades envolvidas, entre as quais a agência portuguesa do ambiente, forças de segurança e nadadores salvadores. Este acompanhamento também permitirá ao executivo da Câmara Municipal de Cascais ter acesso a informação útil para a tomada de decisões estratégicas.

Os Voluntários Jovens de Cascais disseram mais uma vez presente, e as praias do concelho vão contar com 90 jovens a sensibilizar os banhistas no cumprimento das regras.

Nós, cascalenses, com orgulho no presente conquistamos o futuro.

Saiba todas as informações sobre as praias do concelho aqui.

 

 

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0