Está aqui
CINEMAITALIA em Cascais
O Festival de Cinema Italiano, CINEMAITALIA, chegou a Cascais para uma celebração gratuita da criatividade e genialidade do cinema italiano. O evento, que decorre na Casa das Histórias Paula Rego até 9 de junho, explora tanto o "Novo Cinema Italiano", como os clássicos em "Retrospectiva". Todas as sessões terão legendas em português e inglês, permitindo que todos possam usufruir da programação.
O festival tem como objetivo "divulgar a cultura cinematográfica italiana, destacando tanto o cinema contemporâneo quanto os clássicos que marcaram a história do cinema", referiu Giulia Brazzale, curadora do festival que reside em Cascais há dois anos. Apaixonada por Cascais salientou que " é um sonho trazer um pouco do seu país aos cascalenses", mas também permitir aos italianos que vivem em Cascais "revisitarem os grandes clássicos que fazem parte da história cinematográfica mundial" e, simultaneamente, "dar a conhecer os novos realizadores que estão a emergir em Itália".
Ao longo do festival, serão exibidos 9 filmes do "Novo Cinema Italiano" e 5 filmes em "Retrospectiva". Entre os destaques da programação estão "Por Um Destino Insólito" (Retrospectiva), "Primadonna" (Novo Cinema Italiano), "O Gato" (Retrospectiva) e "Amadas Margens" (Novo Cinema Italiano).
Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais que, esta sexta-feira, abriu oficialmente a 1ª edição do CINEMAITALIA, " Cascais é cada vez mais um concelho multicultural, com residentes provenientes de 120 países", pelo que "faz todo o sentido trazer este festival para Cascais" e que pela qualidade da programação "se espera que seja o primeiro de muitos".
Presentes nesta abertura do festival estiveram, ainda, Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís, ele próprio um cinéfalo e grande entusiasta do cinema italiano, tendo presidido à cerimónia oficial que deu início a esta 1ª edição do CINEMAITALIA. No palco e na plateia do Auditório Maria Barroso estiveram também atores, atrizes e realizadores italianos, entre os quais Marta Gastini e Alberto Paradossi, protagonistas do filme que deu o pontapé de arranque do festival, " Zamora" (2024), dirigido e interpretado por Neri Marcorè, um dos nomes grandes do panorama cinematográfico italiano.
A entrada para todos os filmes é gratuita e não requer reserva, sujeita apenas à lotação da sala.
Consulte a programação completa no site oficial: CINEMAITALIA Cascais.
Venha descobrir o melhor do cinema italiano em Cascais.