CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Teste à população

Testes Covid-19 a toda a população. Obrigatório registo em vivercascais.mobicascais.pt/

A Câmara Municipal de Cascais foi a primeira autarquia portuguesa e uma das primeiras a nível mundial a testar toda a sua população. Implementou em maio de 2020 testes serológicos capazes de avaliar com elevada precisão o número de potenciais infetados. Para tal, são utilizados testes desenvolvidos pela multinacional Roche Diagnósticos que detetam a presença de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2, permitindo à Câmara Municipal de Cascais obter informações sobre a prevalência desta doença nos mais de 200 mil habitantes de Cascais. Fique a par de todas as medidas adotadas e em vigor em Cascais no âmbito da pandemia Covid-19

AGENDAMENTO TESTES ROCHE (deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2) 

Siga os passos (em caso de dúvida consulte perguntas e respostas): 

 Sem registo Viver Cascais e sem gratuitidade de transporte aprovado 
1 – Efetuar registo
em https://vivercascais.mobicascais.pt/
2 – Aguardar validação do registo por mensagem de correio eletrónico
3 – Aceder ao site https://vivercascais.mobicascais.pt e fazer o pedido de serviço de gratuitidade de transportes e teste para deteção de anticorpos e respostas imunitária contra o SARSCoV2, anexar o comprovativo de residente. Aguardar aprovação por mensagem de correio eletrónico.
4 – Agendar o teste: pode ligar para a Linha Cascais – 800 203 186 (de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00) ou aguardar que lhe proponham, por email, uma data para o seu teste.  

Nota importante: Uma vez validada a sua condição de residente no concelho reúne as condições para obter o  cartão Viver Cascais, sendo que há 2 opções: 
a) Cartão físico, opcional (custo 7€). Permite viajar gratuitamente na rede municipal de transportes públicos rodoviários (carreiras que circulam exclusivamente dentro do concelho), podendo ser carregado com outros títulos válidos na Área Metropolitana de Lisboa, por exemplo, passe Navegante Municipal Oeiras ou com uma Assinatura – 1 zona da CP  

b) Cartão digital, atribuído automaticamente (sem custos associados). Será disponibilizado brevemente na nova app MobiCascais. Permite viajar gratuitamente na rede municipal de transportes rodoviários (carreiras que circulam exclusivamente dentro do concelho) e aceder a outros serviços exclusivos para residentes do concelho, tais como o teste ROCHE de deteção de anticorpos e resposta imunitária contra o SARSCoV2.

 Com registo e requisição de gratuitidade de transporte aprovado
Agendar teste através da Linha Cascais – 800 203 186 (de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00)

Um único elemento pode fazer o registo para toda a família. O resultado do teste é disponibilizado ao munícipe num espaço de 24h (enviado por email).

Este projeto conta com o apoio da Fundação Claude e Sofia Marion, bem como a parceria da Roche Diagnósticos, Germano de Sousa e Joaquim Chaves. Esta decisão surge na sequência de um estudo epidemiológico, com uma amostra aleatória de mais de 400 residentes em Cascais, que revelou que 0,7% das famílias desenvolveram anticorpos a esta doença. Dia 15 de maio foi assinado o Memorando de Entendimento entre as partes.

Os testes são gratuitos e realizados através de colheitas de sangue nos mais de 18 laboratórios, Germano de Sousa e Joaquim Chaves, localizados em Cascais. A Câmara Municipal de Cascais, adicionalmente disponibiliza equipas móveis de enfermeiros que se deslocarão às residências de grupos prioritários ou de risco, para aí procederem à recolha de amostras para análise.

Objetivo: 5.000 testes por semana

O objetivo da Câmara Municipal de Cascais é atingir os 5 mil testes semanais, capacidade máxima dos laboratórios nesta fase. Afinal, trata-se de uma operação de grande envergadura que exige logística pesada e complexa. 

Testes com tecnologia inovadora

Os testes serológicos utilizados no presente projeto, lançados pela Roche Diagnósticos são uma tecnologia inovadora que apresenta elevadas sensibilidade clínica e especificidade e foi utilizado pela primeira vez em Portugal neste projeto em parceria com a CM Cascais e as restantes entidades.

Estes testes serológicos, são executados pelos laboratórios Germano de Sousa e Joaquim Chaves Saúde, através de um acordo com a CM Cascais, para o qual contribui ainda um apoio financeiro da Fundação Claude e Sofia Marion. A autarquia considera fundamental um regresso faseado e criterioso das pessoas à atividade habitual, prevendo e salvaguardando riscos, mas sempre colocando a saúde dos nossos concidadãos em primeiro lugar e à frente de quaisquer outros critérios.

A ideia é obter um panorama mais realista sobre a prevalência de pessoas com potencial imunidade na população, permitindo preparar melhor o futuro. “Em Cascais continuamos a trabalhar nas diferentes frentes do combate ao Covid-19. Com equipas multidisciplinares e com vontade de, por um lado dar respostas de apoio pronto às populações, por outro, procurar estudar e investigar. O conhecimento é chave para encontrarmos soluções para diminuir o contágio. Tudo faremos para defender a população de Cascais e reduzir os riscos provocados por esta pandemia”, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara.

Continuar a ler | Ler comunicado no final da página







Páginas

O CARTÃO VIVER CASCAIS E TESTE SÃO GRATUITOS | COMUNICADO

Perante o elevado número de questões sobre o custo do Cartão Viver Cascais, esclarecemos que para a realização dos testes Roche o cartão Viver Cascais é emitido em versão digital, sem custos associados. O cartão Viver Cascais tem agora duas versões:

Uma digital, gratuita -  que é a necessária para, por exemplo, marcar o teste e utilizar as carreiras municipais

Outra física, com um custo de 7€, que além destes serviços permite carregar passe para outros transportes da Área Metropolitana de Lisboa.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES:

. Não consigo fazer chamada. A Linha não funciona
Lamentamos o transtorno. Estamos a receber um número de chamadas muito acima do suportado. Pedimos desculpa pelas dificuldades técnicas. Estamos a resolver. Poderá tentar mais tarde, ou nos próximos dias. Informamos que o número de testes abrange toda a população residente no concelho pelo que ninguém ficará de fora.

. Porque é preciso pedir o Cartão Viver para marcar o teste Roche?
Aproveitámos o site que já existia e que já está testado. Desta forma é mais rápido inserir os dados em vez de estarmos a fazer isso ao telefone. As pessoas têm maior autonomia e os pedidos dão entrada mais rapidamente.

. Esse cartão não é só para os autocarros?
Era, mas com esta alteração vai ter mais usos e proporcionar mais benefícios aos munícipes do Concelho.

. Afinal os testes não são gratuitos, pagamos... o cartão viver custa 7 euros...
Não vai pagar nada. O cartão físico custa 7 euros, mas, criámos um novo cartão digital que é gratuito e que lhe dá acesso para marcar o teste. Em breve, este cartão digital também vai servir para utilizar as carreiras municipais. Logo que comece a funcionar a nova APP Mobicascais que virá substituir a atual.

. No registo tenho de incluir o meu NIF Isso não é proibido pela Proteção de Dados?
O Número de Identificação Fiscal visa unicamente garantir que cada pessoa apenas se regista uma vez. Os dados recolhidos são autorizados especificamente para solicitar o Cartão Viver Cascais e as Bases de Dados são geridas pela CMC e cumprem legislação em vigor

. Que documentos tenho de enviar?
Comprovativo de morada a introduzir no processo de pedido do cartão. Solicite a Certidão de Domicílio Fiscal no portal das Finanças com os seguintes passos: Cidadãos > Serviços > Documentos > Certidões > Pedir Certidão > Domicilio Fiscal > Confirmar > Obter). Deve solicitar um documento por cada membro do agregado familiar. Se for titular de contratos de água, eletricidade, gás, telecomunicações ou televisão, pode submeter a fatura com validade inferior a 3 meses.

. Tenho de fazer um registo por cada membro do meu agregado familiar?
Não. Um registo é suficiente e dá acesso a submeter vários pedidos de cartão. Deve fazer um pedido por cada pessoa.

. Não consigo fazer o registo. Dá erro. Diz credenciais inválidas
Temos uma equipa de suporte técnico a acompanhar. Se deu erro, envie-nos o seu email e NIF por mensagem privada para podermos ajudar.

. Não recebo a mensagem de validação
Por favor verifique a sua caixa SPAM ou mensagens não solicitadas.

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65