CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pegadas de Cascais | Segredos da história local

Pequenos documentários que percorrem momentos da história de Cascais

“Pegadas de Cascais” é uma série de pequenos documentários que percorrem momentos da história em que Cascais teve a sua intervenção, quer enquanto cenário dos acontecimentos quer sulcando ou ajudando a sulcar novos trilhos.

No décimo episódio contamos-lhe como foi importante a ação do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Joaquim António Pereira Baraona, na modernização do hospital Condes Castro Guimarães, em Cascais.Nos anos 40, Henrique Marques Leal Pancada doou o terreno, o Conde de Castro Guimarães deu-lhe o nome e ainda uma verba de 1.240 contos. Mas a grande contribuição viria do Estado, dos Fundos de Desemprego. Assim nascia o Hospital Condes Castro Guimarães que haveria de servir os cerca de 29 mil cascalenses. Só que, 30 anos depois a população tinha triplicado e os agora 92 mil cascalenses necessitavam de um hospital maior (ler mais).

Neste nono episódio contamos como se fez luz em Cascais que foi palco da primeira experiência no país de iluminação Pública Elétrica. Em 1876 Paulo Jablochkoff criou a vela formada por dois carvões paralelos e justapostos, separados a uma pequena distância por uma substância isolante. Essa luz, branca, intensa, encandeante, e mais duradoura, aconselhável para grandes espaços públicos foi experimentada publicamente, pela primeira vez, em junho de 1878, a Avenida da Ópera, em Paris. Não foram precisos mais do que dois meses, a noite de 28 de setembro de 1878, dia do 15.º aniversário do príncipe D. Carlos, a Cidadela seria iluminada com seis candeeiros elétricos vindos exatamente de Paris, para espanto dos presentes e do mundo porque disso deram nota os jornais da época (ler mais).

No oitavo episódio relatamos um acidente, um acaso do destino que acabaria por ser decisivo no desenvolvimento na Guerra Civil espanhola e na ascensão do general Francisco Franco como “Caudillo” de Espanha. E esse acidente esse acaso inesperado ocorreu precisamente na vila de Cascais (ler mais)

No sétimo episódio falamos de Cascais no dia da proclamação da República. Em Cascais a aparente acalmia dos comerciantes da vila contrastava com o rebuliço político que se vivia em Lisboa a 4 de outubro de 1910 (ler mais).

No sexto episódio contamos como Cascais foi um palco privilegiado para a construção de novas visões e perspetivas de vida que mudaram o curso da História e alteraram de forma evidente os trilhos e os caminhos por onde singrou o novo Portugal. O PCP, por exemplo, realizou em Cascais dois congressos na clandestinidade e recebeu Álvaro Cunhal depois da fuga de Peniche (ler mais).

No quinto episódio contamos a história de como João das Regras, o senhorio de Cascais, mudou o destino do reino de Portugal, nos idos de 1383.

No quarto espisódio falamos-lhe das paredes velhas do Convento de Nossa Senhora da Piedade, onde atualmente está instalado o Centro Cultural de Cascais  e do segredo que escondem. Parcialmente destruído durante o grande terramoto de 1755, o edifício foi transformado em Casa de Veraneio pelo Visconde da Gandarinha e guardou na poeira dos novos tempos um dos mais extraordinários segredos de Cascais… Transportado para o Jardim dos Condes de Castro Guimarães, o painel de azulejos do antigo convento passa despercebido a muita gente. Mas naquele recanto encantado, à vista de todos e a comprovar que muitas vezes é no mais óbvio que se encontram as lições mais importantes, fica a prova da filiação hermética de Cascais e sublinha o significado profundo da simbologia alquímica desenvolvida no antigo convento.

No terceiro episódio contamos-lhe aonde Ian Fleming, escritor e espião do MI-6, se foi inspirar para criar essa personagem mítica do cinema mundial chamado James Bond.

No segundo episódio falamos da mão amiga lançada pelas gentes de Cascais a Cristóvão Colombo, quando este regressara da Índia e da importância dessa paragem.

No primeiro documentário falamos de Casais Velhos e da sua importância numa Europa cristã que ressurge unida em torno do poder Temporal.

 

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0