CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Caça Watts

O Caça Watts, promovido pela autarquia através da Empresa Municipal Cascais Próxima, tem como objetivo ajudar os munícipes a reduzir o desperdício de energia em suas casas e a adoptar boas práticas no âmbito da eficiência energética.

O serviço consiste numa auditoria energética realizada pelos técnicos especializados da "Brigada Caça Watts", onde são medidos os padrões de consumo do imóvel, avaliadas as soluções construtivas, identificados os pontos de consumo excessivo e comparadas as eficiências de equipamentos domésticos e aparelhos elétricos.


Após a auditoria, é elaborado um relatório com o diagnóstico final, que inclui recomendações de boas práticas. A adoção das medidas de eficiência energética recomendadas pelos técnicos poderão ajudar os munícipes a poupar cerca de 110 euros por ano, em cada habitação.


O benefício para o ambiente é também evidente, prevendo-se, em média, a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera em cerca de 270 quilogramas por ano, por cada casa.


O objetivo é que, no final deste processo, o munícipe esteja plenamente esclarecido em relação aos valores que poderá vir a poupar se optar por seguir as recomendações das "Brigadas Caça Watts".


Tratando-se de uma iniciativa de utilidade pública, a auditoria terá um valor meramente simbólico, conforme a tipologia da casa, e visa cobrir apenas as despesas operacionais.


Paralelamente é ainda disponibilizado o serviço de certificação energética de edifícios que, de acordo com a legislação vigente, é obrigatória na transação comercial de imóveis, ou seja, compra ou arrendamento.


Serviço Caça Watts com Certificação Energética


Foi desenvolvida em 2002, pela Comissão Europeia, a Diretiva n.º 2002/91/CE relativa ao desempenho energético dos edifícios, que estabelece que os estados-membros da União Europeia devem implementar um sistema de certificação energética de forma a informar sobre a qualidade térmica dos edifícios de habitação, aquando da construção, venda e arrendamento. As estratégias que contribuem para a melhoria do desempenho térmico dos edifícios de habitação estão contempladas no Regulamento de Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), presente no DL n.º 80/2006 de 4 de abril. Com a certificação energética pretende-se “tabelar” (de A+ a G) cada edifício ou fração e informar os proprietários, compradores ou arrendatários quanto à sua eficiência energética e consumos de energia esperados na sua utilização corrente, mediante um certificado energético. Dessa forma o Caça Watts aumenta a qualidade e o valor dos serviços prestados, proporcionando um serviço completo (auditoria + certificação energética) aos munícipes do concelho de Cascais.


Serviço de Monitorização / Gestão de Consumos


Para otimizar a utilização dos seus equipamentos elétricos de forma a acabar com os desperdícios, surgiu uma nova solução de gestão energética residencial - Cloogy®.


O serviço proporcionado pelo Cloogy® permite ao utilizador obter leituras de consumo de energia em tempo real, percecionando quais os locais da sua casa que são ineficientes e agir no sentido de eliminá-los, poupando assim energia. Este sistema permite ainda que o utilizador possa desligar ou ligar eletrodomésticos ligados às tomadas inteligentes remotamente ou agendar o seu funcionamento. As leituras de energia podem ser vistas no Monitor Cloogy® e no Portal Cloogy® que está disponível em PC, iOS, Smartphone e Android.



Para além de usufruir do serviço Caça Watts, poderá optar pela instalação do Kit base Cloogy®, que inclui: sensor, transmissor, tomada inteligente, concentrador e o monitor Cloogy.


Tabelas de preços





 

InscriçõesComo solicitar uma auditoria Caça Watts:
InscriçõesComo solicitar uma auditoria Caça Watts:

Contacte a Cascais Próxima através da Linha Verde - 800 200 054, disponível durante os dias úteis, das 9h às 17h. Para agendamentos de auditorias, inscreva-se aqui.

Nota: Para uma avaliação prévia e análise do padrão de consumo serão necessários os dados de consumo energético da habitação, se possível, de um ano.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais