CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Loqui - Onde o Português fala com todos (Programa de Literacia)

Local

Concelho de Cascais
O Programa de Literacia constitui-se como um conjunto de respostas formais e não formais no município, no âmbito da educação para adultos. Visa trabalhar as competências de leitura, escrita e cálculo em adultos não escolarizados, e desenvolver o domínio da língua portuguesa em adultos com outra língua materna. A alfabetização e os 3 diferentes formatos de formação em língua portuguesa para estrangeiros, surgem como respostas às necessidades identificadas em territórios do concelho. O trabalho de parceria entre CMC e parceiros locais, permite contribuir para o processo de valorização pessoal, social e profissional dos munícipes.
O Programa Literacia surgiu da agregação das várias intervenções na área da aprendizagem da Língua Portuguesa para adultos dinamizadas pela Divisão de Intervenção Social e os respetivos parceiros territoriais. A diversidade de intervenções derivou das especificidades e necessidades dos territórios que surgem agora como uma resposta única com múltiplas vertentes.
 
 Alfabetização
Uma resposta não-formal, promove o processo de aprendizagem, desenvolvendo as competências de leitura, escrita e cálculo, bem como competências sociais que visam a integração socioprofissional e o exercício da cidadania. Neste processo são privilegiadas metodologias andragógicas, em que a experiência de vida do aluno é o recurso mais importante para as suas aprendizagens. A concretização desta resposta, no terreno, tem sido assegurada por um grupo de Dinamizadores de Aprendizagens, que voluntariamente, desenvolvem ações que promovem as aprendizagens. Esta intervenção é coordenada pelas respetivas equipas técnicas e de supervisão pedagógica.
 
 Português Língua Estrangeira
É uma resposta que visa desenvolver as competências linguísticas através da articulação entre conteúdos gramaticais, comunicativos e temáticos, esta modalidade poderá constituir uma forma de preparação para aqueles que pretendem realizar o exame de Língua Portuguesa Estrangeira, num dos Centros de Exames de Língua Portuguesa Estrangeira, com vista à obtenção da certificação. Trata-se de uma formação a medida das necessidades do território.
 
 Conversas em Português
Procura promover as competências linguísticas no domínio da Língua Portuguesa, destina-se essencialmente a pessoas não alfabetizadas.
 
 Português Para Todos (PPT) - Formação Certificada pela DGESTE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares).
Permite a certificação do nível A1/A2 e B1/B2. Este programa encontra-se atualmente em várias freguesias do município, contando com envolvimento de parceiros entre escolas e associações e sociedade civil. 
 
Este programa representa uma boa prática na estratégia de inclusão de imigrantes, uma vez que, o desenvolvimento de capacidade de comunicação na língua e a capacidade de compreensão de códigos culturais do país de acolhimentos são fundamentais para uma interação intercultural positiva. É de assinalar o impacto na vida dos beneficiários, visíveis nas suas palavras. “Não saber ler é como se fosse cega”/“Já sei assinar o meu nome!”/“Conheci o significado da palavra reunião, como até então não sabia o que queria dizer, não ia a reuniões de pais na Escola. Agora vou a todas!“. 
 
Parceiros
 ABLA Associação de Beneficência Luso-Alemã
 ACÁCIA - Associação para a Cooperação Internacional Com África
 Agrupamento de Escolas de Alcabideche
 Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo
 ARESC - Associação de Respostas Educativas e Sociais à Comunidade 
 Centro de Formação de Alcoitão
 Clube Gaivotas da Torre
 SEA - Agência de Empreendedores Sociais
Inscrições
Inscrições

Para se inscrever nestes cursos, pode-se dirigir aos Espaços Mais Perto” e/ou contactar a Divisão de Intervenção Social: diis@cm-cascais.pt

Os residentes estrangeiros em Cascais, também , podem fazer a sua inscrição nos seguintes locais:

 CLAIM  
Atendimento na Loja Cascais:
Casa Brasil: De terça a sexta feira, das 10h00 às 13h00 | acolherintegrarcascais@gmail.com
Centro Cultural Moldavo: Quartas e quintas Feiras, das 10h00 às 13h00 | cascaisatende@gmail.com
 

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65