CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Tutor do Bairro

O Tutor do Bairro é um programa que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de melhoria da qualidade de vida do seu bairro, colaborando para a criação de um serviço de proximidade mais célere e eficiente.

O tutor do Bairro é um interlocutor privilegiado entre a população local e os serviços da autarquia. Cabe-lhe monitorizar, na sua área de residência, o estado da limpeza urbana, recolha de resíduos, espaços públicos verdes urbanos, espaços de jogo e recreio, calçadas, passeios, iluminação, estacionamento, segurança pública, entre outras situações. Sempre que se verifiquem não conformidades é o tutor do Bairro que está mais habilitado a informar os serviços da Câmara Municipal, no sentido de agilizar a sua resolução.

Ao envolver os moradores no processo de monitorização do espaço público, a iniciativa contribui para o fortalecimento de uma cidadania informada, ativa e responsável.

Atualmente existem 210 Tutores do Bairro, cobrindo 95% do território municipal. Desde que o programa foi lançado, em 2009, foram efetuados pelos Tutores mais de 12.700 pedidos de intervenção, sendo que a taxa de resolução das situações ultrapassa os 98%.

Objetivos:
- Promover sinergias entre a Autarquia e os moradores dos diferentes bairros do concelho, através do “Tutor do Bairro”, que reporta todas as não conformidades verificadas;
- Envolver as Associações de Moradores dos diferentes bairros no processo de monitorização da limpeza urbana e recolha de resíduos do seu bairro;
- Informar e sensibilizar os moradores dos diferentes bairros para a sua importância no processo de monitorização da limpeza urbana e recolha de resíduos, de forma a obter uma melhoria da higiene e limpeza destes bairros;
- Envolver os moradores no processo de monitorização;
- Incentivar a Participação Pública;
- Sensibilizar para o respeito e partilha do Espaço Público;
- Fomentar a Eficiência e Eficácia dos Serviços da Autarquia;
 - Incutir os conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental.

Público-alvo: moradores dos diferentes bairros existentes no concelho de Cascais.

Quem pode participar no programa
Cidadãos maiores de 18 anos residentes no Concelho de Cascais, em nome individual ou representantes de movimentos associativos, do mundo empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

Inscrições:  Podem ser realizadas através da linha verde da Cascais Ambiente: 800 203 186 (dias úteis, das 9h às 18h) ou através de formulário próprio a que pode aceder aqui!

 

Inscrições
Inscrições

Podem ser realizadas através da linha verde da Cascais Ambiente: 800 203 186 (dias úteis, das 9h às 18h) ou através de formulário próprio a que pode aceder aqui!

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais