CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rosa

Nasci há 41 anos, naquela que ainda é uma das mais belas vilas de Portugal, Cascais. Na altura, com menos gente, menos construção. Após o 25 de Abril, a minha costela nortenha teve que se impor para sobreviver, logo à nascença, no pequeno hospital de Cascais. Muita liberdade, muito caos deixaram a minha mãe em mau estado e eu em risco de vida e com fome. Mas, enfim sobrevivi. Filha única de pais muito exigentes e críticos, aos 18 anos rumei a Faro, não por um grito de liberdade, mas por medo de falhar a entrada na faculdade. Escolhi Engenharia do Ambiente, pelo meu amor e respeito à natureza, mas acabei a estudar a poluição. Logo se vê que não correu lá muito bem. Alguns poderão dizer que me perdi... eu direi que me encontrei. Demorou, mas concluí o curso. Entretanto já trabalhava, explicações, part-time em lojas, vendas diretas.
 
Buscava fora de mim, o que sempre cá esteve... o sonho de criança: ser professora, ensinar. Dentro ou fora de uma sala de aula partilhar o que sei e ajudar. Em 2004, apostei toda a energia nesse sonho e consegui: ser professora numa escola secundária, tirar o CAP (agora CCP) de Formadora. A realidade da falta de vagas, baixos salários nos centros de explicações, levaram-me a buscar rumos alternativos, tirar um curso a tempo inteiro de Técnica Superior de Qualidade. E não é que o principal caminho que se abriu, foi ser formadora e coordenadora, no IEFP? Outros papéis tive que desempenhar pelo meio, técnica de qualidade em empresas, telemarketing comercial. Tudo experiências, que me
completaram e permitiram conhecer o quanto sou capaz de fazer. Mas o sonho está lá, por isso, investi em mais uma especialização para mediação e formação de adultos, o que abriu mais uma porta para o meu sonho. Fui responsável pela organização e concretização de um curso de adultos.
 
Aprendi tanto... com os outros e sobre mim.
 
Ao fim de 17 anos, em 2011, regressei a Cascais em busca de novos horizontes. Não tem sido fácil a adaptação, mas quando não se consegue sozinho, pede-se ajuda. Se estamos disponíveis, ela aparece. Foi nessa fase, que descobri a Divisão de Promoção de Emprego (DPRE) da Câmara Municipal de Cascais. Através das suas oficinas formativas, apoio individualizado, entre outros serviços que nos disponibilizam, percebemos que não estamos sozinhos. Cada um com a sua história, mas todos no mesmo barco, em busca de um porto de realização e felicidade. Mas, um barco para chegar a bom porto precisa de alguns cuidados: definir uma rota, ir afinando a mesma, contornar os obstáculos, desfrutar e aprender com atracagens inesperadas e manter sempre o motor em bom estado.
 
A principal missão dos sonhos é nos por a caminho... e este faz-se um pouco todos os dias.
 
Rosa Oliveira

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0