CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Geminações

Cidades geminadas são aquelas que se unem para obterem sinergias a nível cultural, social, económico, educacional, através da criação de iniciativas e mecanismos de cooperação. Muitas vezes partilham referências históricas ou características comuns.A Câmara Municipal de Cascais é geminada com os seguintes municípios:

CIDADE DE VITÓRIA - BRASIL
Localizada numa pequena ilha, dentro de uma baía, Vitória é a capital do Estado do Espírito Santo.
Fundada em 1551, a cidade tem atualmente cerca de 325.000 habitantes, sendo considerada como a quarta melhor capital de Estado para se viver.
Tem ainda o maior PIB per capita entre as capitais de Estado e o terceiro metro quadrado mais caro do Brasil.
Possuindo o maior complexo portuário do Brasil, a sua economia está naturalmente virada para as atividades portuárias. A indústria (celulose, rochas ornamentais), o comércio e o turismo de negócios são também áreas de atividade relevantes na economia da região. A exploração de petróleo (2ª do país) e de gás natural (maior do Brasil), são duas das atividades em maior desenvolvimento atualmente.É ainda em Vitória que se localiza a fábrica dos conhecidos chocolates “garoto”.
O acordo de Geminação entre Cascais e Vitória foi assinado em 1986.
www.vitoria.es.gov.br

CIDADE DE SANTANA – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Santana, é a quarta cidade da ilha de S. Tomé. Localizada na parte oriental da ilha, é a capital do Distrito de Cantagalo e conta com uma população de cerca de 7000 habitantes.
Apesar de se tratar de uma cidade rural, tem já uma relevante atividade turística e possui também um pequeno porto, o que permitiu o desenvolvimento significativo das pescas.
O acordo de geminação entre Santana e Cascais foi celebrado em 1986, tendo, posteriormente, existido uma importante cooperação com aquela cidade, tanto diretamente como através de ONG.

BIARRITZ - FRANÇA
Situada na baía da Biscaia, no sudoeste de França e com cerca de 27.500 habitantes, Biarritz encontra-se em território basco a apenas 18 quilómetros da fronteira espanhola. 
Sendo uma cidade de luxo à beira mar, os seus casinos, as suas praias, a sua tradição e história fazem de Biarritz um polo turístico de excelência. É também uma localidade muito popular entre os surfistas.
A assinatura de um protocolo de Geminação em 1988 entre Cascais e Biarritz, deve-se também ao facto de que foi aquela cidade a inspiradora, em diversos aspetos, no desenvolvimento do Estoril como estância turística.
www.biarritz.fr

ATAMI - JAPÃO
Situada nas encostas íngremes de uma, parcialmente coberta, caldeira vulcânica junto à Baía de Sagami, no extremo norte da Península de Izu, a sudoeste de Tóquio – a apenas 50 minutos de comboio -, Atami (que significa oceano quente), tem hoje cerca de 39000 habitantes.
Famosa pelas suas estâncias termais, o turismo é a principal atividade de Atami, sendo a pesca comercial uma área também em grande desenvolvimento.
A atividade de mergulho é extremamente popular em Atami, onde se deslocam para a sua prática, durante um dia ou fim de semana, muitos habitantes de Tóquio.
Atami é também a cidade onde muitos dos habitantes de Tóquio possuem a sua segunda casa e onde passam as suas férias.
Cascais e Atami estão geminados desde 1990
www.city.atami.shizouka.jp

WUXI – REPÚBLICA POPULAR CHINA
Wuxi é uma antiga cidade industrial que está situada na província de Jiangsu, a 128 Km de Shangai.
Cidade portuária bastante industrializada, com aproximadamente 6 Milhões de habitantes, Wuxi que é habitualmente designada por "pequena Shangai", teve um crescimento rápido na última década.
Com dois grandes parques industriais dedicados ás novas industrias, Wuxi é hoje uma cidade de referência na produção de tecnologia, e uma cidade de negócios sendo considerada pela Forbes  a 3º cidade de negócios da china detendo o 2º melhor rendimento per capita da província de Jiangsu.
Com lagos e montanhas de grande beleza, Wuxi é um importante ponto turístico do Delta do río Yangtsé destacando-se o Grande Buda de Ling Shan que com os seus 88 metros e 700 toneladas é uma das maiores estátuas do mundo.
A geminação com Cascais aconteceu em 1992.
http://en.wuxi.gov.cn

 

CIDADE DO SAL – CABO VERDE 
Despovoada até ao sec.XIX, quando se começaram a explorar as salinas, o crescimento da Ilha do Sal inicia-se com a construção do Aeroporto Internacional, em 1939, que passou a servir como local de escala nos voos com destino à América do Sul e constitui hoje o principal ponto de entrada no país possibilitando a exploração de modernos complexos turísticos , que nas últimas décadas se vêm instalando, sendo  responsáveis por mais de 50% das dormidas turísticas em todo o arquipélago.
Com 216 km2 de clima temperado, entre os 22º e os 30º, extensas praias de areias branca e finas e um mar cristalino, a Ilha do Sal é também, num dos lados da Ilha, frequentemente brindada por bons ventos o que favorece aos desportos aquáticos nomeadamente, surf, windsurf, pesca e vela sendo considerada um dos cinco melhores destinos turísticos mundiais para a prática destas modalidades.
A Geminação com Cascais foi formalizada em 1993
http://www.municipiodosal.cv

GAZA - PALESTINA
A Cidade de Gaza é a maior cidade dos territórios palestinos, com uma população de 676 mil habitantes
Tendo sido habitada desde o século XV aC esta cidade foi governada por várias dinastias e Países.
Em 1993 Israel e líderes da Organização de Libertação da Palestina (OLP) assinaram os Acordos de Oslo transferindo a administração da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e de Jericó, para os palestinianos. Em cumprimento do acordo, em maio de 1994 a Autoridade Nacional Palestina (ANP) passou a administrar a cidade.
Com uma das populações mais jovens do mundo - 51 por cento das pessoas têm menos de 18 anos - esta cidade está inserida na Faixa de Gaza, região com uma das maiores densidades populacionais do Planeta, com cerca de 1,5 milhão de habitantes num território de apenas 40 km de comprimento e cerca de 6 km a 12 km de largura, e tem como principais atividades económicas a pequena indústria, a agricultura e as pescas. Desde 2010 e a economia de Gaza começou a ganhar algum fôlego. Estima-se que o PIB real tenha subido 28 por cento no primeiro semestre de 2011, e o desemprego caído de 37 por cento para 28 por cento em 2011.
A geminação com Cascais foi celebrada em 2000



































Páginas

Sabia que ...
Sabia que ...

… em Junho de 2012, foi inaugurado nos Jardins da Parede, na Parede, o Passeio das Geminações, local onde estão representadas, com as bandeiras dos respetivos países, todas as cidades com que Cascais tem acordos de geminação ou cooperação?
… além das cidades geminadas, Cascais mantém relações de grande proximidade com outras cidades dos diversos continentes como, Ixelles, Bélgica, Dunquerque, França, Hamar e Tromsø, Noruega, Catumbela, Angola, Salé, Marrocos e Tibau do Sul, Brasil ?
… Cascais é o único município português que possui um Regulamento das Relações Internacionais, onde estão definidas as normas para concessão de apoios, bem como as condições em que os mesmos devem ser utilizados, e um Plano Estratégico das Relações Internacionais onde se definem as linhas mestras da política de relações internacionais do município?

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais