CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

A Voz dos Jovens

Os Fóruns A Voz dos Jovens - Encontro dos Delegados de Turma do Secundário - Concelho de Cascais, desenvolvidos no âmbito do Departamento de Educação | Divisão de Planeamento e Gestão de Rede, nasceram enquadrados na IV Semana da Educação em novembro de 2017.

Atividade especialmente organizada e dirigida para e com os alunos do ensino secundário (delegados de turma) do ensino público e particular do concelho de Cascais, enquadra-se em 3 pressupostos principais:.

# ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA que refere a necessidade de articulação com stakeholders nomeadamente autarquias, capazes de gerar sinergias locais que de forma contextualizada contribuam para o desenvolvimento de experiencias reais de participação e de vivência de cidadania.

# O PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA aponta para uma educação escolar em que os alunos desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista.

Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável.

# PROGRAMA CIDADE AMIGA DAS CRIANÇAS (CAC) lançado pela UNICEF e cujo município de cascais aderiu, em junho 2017, e que tem como objetivos específicos reforçar a perspetiva de direitos da criança na cultura organizacional dos Municípios e das entidades com responsabilidades em áreas relacionadas com as crianças e promover a participação dos mesmos na vida da comunidade.

Desde o I Fórum que a organização desta iniciativa teve por base a efetiva articulação com a direção das escolas públicas e privadas e coordenadores do secundário.

A 28 de Setembro do corrente ano, e no âmbito da V Edição do Prémio de Boas Práticas de Participação, organizado pela Rede de Autarquias Participativas, foi atribuída uma menção honrosa (2º lugar) ao Projeto Voz dos Jovens.

NOTÍCIA | REPORTAGEM | PROJETO

Estrutura:

Em formato de assembleia o objetivo é os jovens poderem apresentar propostas/recomendações ou questionário executivo, e debater questões importantes para a vida da sua escola e da sua comunidade, com o objetivo de estimular formas diferentes de participação cívica dos jovens.

Consulte aqui a estrutura (link para documento anexo) do projeto

1ª SESSÃO
"Temática Geral | As grandes preocupações dos Jovens" 
Semana da Educação 2017
22 Novembro - Auditório Maria de Jesus Barroso, Casa das Histórias Paula Rego                        

2ª SESSÃO 
"Educação e Empregabilidade"

22 Março - Escola Secundária Fernando Lopes Graça
23 Março - Salesianos do Estoril
Perguntas e Respostas “Educação e Empregabilidade”                      

3ª SESSÃO
"Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"

28 Novembro - Salesianos do Estoril 
29 Novembro - Escola Básica e Secundária de Carcavelos  
Perguntas e Respostas “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”  
                              
4ª SESSÃO
"Educação e Mobilidade" 
24 Abril - Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo
26 Abril - Agrupamento de Escolas Ibn Mucana
Perguntas e Respostas "Educação e Mobilidade" 

5ª SESSÃO
"Da Escola que temos, à Escola que queremos"
Aposta na Inovação | Construir Futuro
Sessão final: 21 Novembro, no âmbito do Seminário da Educação  
Enquadramento  

      

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65