CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assina Acordo de Geminação com Pampilhosa da Serra

Geminação entre dois municípios inédita em Portugal.

Formalizou-se, esta terça-feira, o Acordo de Geminação entre os concelhos de Cascais e da Pampilhosa da Serra, por forma a estreitar os laços de amizade, cooperação e conhecimento mútuo e a promover modos de colaboração nos diferentes domínios de interesse, vontades e projetos comuns.

Já quando deflagraram os incêndios de julho, agosto e outubro, na Pampilhosa da Serra, Cascais tinha enviado prontamente bens alimentares, roupas, animais, forragens e plantas de viveiro de espécies variadas para ajudar à reflorestação das zonas ardidas, reforçando agora, quase um ano depois, o seu apoio.

“Temos vindo a demonstrar que Cascais não esquece e que Portugal não pode esquecer os incêndios do último verão. Somos todos responsáveis por aquilo que aconteceu porque são situações que se arrastam no País há muitos anos e, por isso, devemos continuar a ajudar”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, acrescentando que este acordo “é um apelo para convocar outros municípios com outros recursos a apoiarem os concelhos afetados pelos incêndios e também trazer esperança, futuro, às populações para que estas não desistam”.  

O Acordo, assinado no Salão Nobre do município do norte do País, está em vigor até tempo indeterminado, representando um aprofundar da relação entre as duas autarquias.

José Brito, Presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, visivelmente emocionado durante a cerimónia, não tem dúvidas de que “este acordo é único porque é entre dois municípios do continente e com realidades totalmente diferentes que encontrarão na troca de experiências e vivências formas de contribuir para o bem-estar das duas populações”.

Recorde-se que, no âmbito das comemorações dos 70 anos da Independência do Estado de Israel, e desafiado pelo concelho de Cascais, Israel vai patrocinar o concerto solidário que junta dia 14 de junho, às 21h30, no Casino Estoril, o cantor internacional de origem israelita David D’Or, a fadista Gisela João e a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana. Um espetáculo em que as receitas vão reverter a favor das vítimas dos incêndios de Pampilhosa da Serra.

Assim, o embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, também presente na Pampilhosa da Serra para a assinatura do Acordo de Geminação, explica: “Quando Carlos Carreiras me convidou para esta parceria eu disse imediatamente que sim.  Assisti na televisão, em Israel, às consequências dos fogos horríveis do ano passado e queria que os 70 anos de Israel se comemorassem num evento que expressasse o amor e a solidariedade dos israelitas para com Portugal. Percebi que Carlos Carreiras seria o parceiro perfeito para organizar este evento tão significativo”. SJ

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0