CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

A Câmara Municipal de Cascais tem uma longa trajetória de promoção de iniciativas pioneiras na área da Educação.

Em 2015 foi o primeiro Município a celebrar com o Governo o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na área da Educação. Do mesmo modo, em 2018, foi o primeiro Município a aceitar publicamente a transferência das novas competências que entram em vigor a 1 de setembro próximo.

Nos últimos 4 anos, a Câmara Municipal, aumentou o investimento na requalificação e equipamento dos estabelecimentos de ensino público do pré-escolar 1º ciclo, consolidou e desenvolveu um conjunto de iniciativas inovadoras, como sejam o sistema integrado de gestão escolar a nível municipal que possibilitou: Central de Matrículas, o Cartão de Estudante, com acesso a outros serviços públicos, como a MobiCascais, e a APP Cascais EDU.

Paralelamente, com os Agrupamentos de Escolas, e outros parceiros como Ass. de Pais e IPSS’s, estão em curso os programas de reforço das atividades lúdicas e expressivas nas “Atividades de Enriquecimento Curricular” e a Humanização dos Espaços Escolares, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da UL; a implementação de Salas de Inovação Educativa no 1.º ciclo, em parceria com o Instituto de Educação da UL; a valorização e aposta em cursos profissionais inovadores, como a Mecatrónica, a Manutenção Aeronáutica; a Eletrónica Médica, Animação em Turismo – Variante Náutica e CET Desenvolvimento de Produtos Multimédia; e a melhoria e aumento de oferta educativa inclusiva para crianças e alunos com Necessidades de Saúde Especial.

Neste período foram ainda elaborados dois documentos de grande importância estratégica: a Carta Educativa e o Plano Estratégico Educativo Municipal, e está em curso a criação do Observatório da Educação em colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A abordagem e a vontade da Câmara é apoiar os estabelecimentos de ensino no desenvolvimento de projetos educativos inovadores, que respondam às principais linhas políticas estratégicas do município, respeitando a autonomia e liberdade dos mesmos.

As alterações verificadas, nos últimos anos, na política educativa nacional, designadamente com a definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o estabelecimento das Aprendizagens Essenciais, sustentam e tornam imperiosas, para muitos agentes educativos, a necessidade de introduzir mudanças significativas nas práticas pedagógicas.

O Seminário de Educação “Apostar na Inovação | Construir Futuros”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, tem como finalidade reunir e catalisar vontades das instituições e agentes educativos do município para a transformação educativa, criando um movimento credível, sustentável e duradouro de renovação das práticas pedagógicas, por forma a assegurar uma Educação de Qualidade para Todos.

Veja aqui o Programa do Seminário

Inscreva-se aqui!

Breves Notas Biográficas dos Oradores  

Veja aqui Sugestões de estacionamento

 

Técnico-ProfissionalEmentasMaio - Mês do BrincarContactos
Técnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego. O curso de Gestão de Transportes é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um
diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responder criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão.
 
Mecatrónica automóvel
Escola Matilde Rosa Araújo
Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são as apostas ganhas pelo curso de educação e formação de mecânico de veículos ligeiros que completa quatro anos.
acompanhamento técnico e estágios decorrem na Autoeuropa, em Palmela. 
 
Manutenção aeronáutica
Escola Frei Gonçalo Azevedo
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil.
O grau de empregabilidade é de 100%.
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 vai abrir o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) – Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
 
Centro Qualifica em Cascais
O Agrupamento S. João Estoril já é um Centro Qualifica.
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de adultos que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos.
Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, será ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, obtenham ainda nesta vertente profissionalizante (nível 4º do Quadro Nacional de Qualificações) uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
 

 

 

 
 
 

 

Ementas

Veja as Ementas AQUI

Maio - Mês do Brincar

Maio - Em breve o programa do Mês do Brincar 2020

 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais