CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

Refeições escolares asseguradas em Jardim de Infância e Alunos de 1º Ciclo 
A Câmara Municipal de Cascais disponibiliza a todas as crianças de JI e alunos de 1.º Ciclo do escalão A e B de Ação Social Escolar, cujos encarregados de educação manifestem previamente o interesse, uma refeição (almoço). Esta refeição constituída por sopa, prato e fruta, e ainda o habitual leiteescolar, será entregue em recipientes individuais apropriados, no estabelecimento de ensino de frequência ou noutro de proximidade a indicar. 

O consumo da refeição terá que ser feito fora do estabelecimento de ensino.
A refeição será gratuita para as crianças/alunos do Escalão A, e terá um custo de 0,73 para as crianças/alunos do Escalão B. 

Acolhimento de crianças - Trabalhadores de Serviços Especiais 
No âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (#covid19), foram aprovadas regras específicas para auxílio aos Trabalhadores de Serviços Especiais. Nesse sentido a Câmara Municipal de Cascais informa que os estabelecimentos escolares abaixo indicados, vão estar abertos das 9h00 às 17h00 (almoço garantido), preparados para acolher os filhos dos trabalhadores que estarão mobilizados pela sua entidade empregadora ou pela autoridade pública.

Destinatários - Crianças entre os 3 e os 12 anos, que já frequentem o Jardim de Infância ou Escola de 1.º ou 2.º ciclo da rede pública e privada.

Os interessados que reúnam estes requisitos poderão solicitar o acolhimento dos seus educandos através do preenchimento do formulário - https://www.cascais.pt/formulario/acolhimento-de-criancas-trabalhadores-de-servicos-especiais

FREGUESIA DE ALCABIDECHE:
- Escola Básica e Secundaria IBN Mucana Telefone: 21 460 7700

FREGUESIA DE CARCAVELOS E PAREDE:
- EB1 Lombos Telefone: 962 242 072

FREGUESIA DE CASCAIS E ESTORIL :
- Escola Secundária de Cascais Telefone: 21 486 5435
- Escola Secundária De São João Do Estoril Telefone: 21 465 8440

FREGUESIA DE SÃO DOMINGOS DE RANA:
- EB1 Rómulo de Carvalho Telefone: 961 633 006
- Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo Telefone: 21 452 8340

Para informações ou esclarecimentos adicionais utilizar os seguintes contactos:
Departamento de Educação | ded@cm-cascais.pt | 214 815 241
Divisão de Planeamento e Gestão de Rede | dpgr@cm-cascais.pt | 214 815 240

Desafios para toda a Família 
Neste contexto de contingência ou isolamento, e, tendo tido início um período não letivo, o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais e os parceiros do Programa Crescer a Tempo Inteiro | Ludotecas e Ludobibliotecas prepararam um conjunto de atividades lúdicas para se realizarem em família.
Aproveite e fique em casa!

Desafios para toda a Família 

Em Cascais, tratamos de nós, dos nossos e dos outros.

 

EmentasTécnico-ProfissionalContactos
EmentasTécnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego.
O curso de Gestão de Transportes, iniciou em 19/20 e é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, resultante de uma parceria com a Fernave, a Mobicascais e o Município.
Para além da obtenção da certificação escolar de 12º ano e certificação profissional, os jovens beneficiarão de carta de condução Ligeiros B ou CAM.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responde criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão. 
Esta é uma aposta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e que certifica os jovens ao nivel escolar (12º ano) e profissional.
 
Mecatrónica automóvel
O Técnico de Mecatrónica Automóvel é um profissional qualificado que diagnostica e repara sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis com base em critérios e especificações técnicas definidos pelos fabricantes, seguindo regras de segurança e de proteção ambiental.
Esta é uma aposta com empregabilidade de 100%, resultante da parceria entre o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,  a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais. Os jovens, para além da formação de nível secundário (certificação de 12º ano) poderão ainda ingressar num dos CET – Curso de Especialização Tecnológica oferecido pela ATEC.
 
Manutenção aeronáutica
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil. O grau de empregabilidade é de 100%. O Técnico de Manutenção de Aeronaves é um profissional qualificado, apto a desenvolver, a orientar e a verificar atividades na área de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo ao seu diagnóstico e realizando a substituição, a reparação e a regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas mecânicos elétricos, eletrónicos e estruturas, em conformidade com procedimentos e técnicas adequadas, segundo o plano de fabrico. 
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
Funciona neste agrupamento e confere dupla certificação, escolar (12º ano) e profissional.
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 abriu o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
Esta é uma formação pós secundária, que confere uma certificação profissional especializada e condições especiais de acesso ao ensino superior.
 
Centros Qualifica em Cascais
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de jovens e adultos e que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
No Concelho há 2 centros Qualifica: Centro de Medicina e Reabilitação Profissional de Alcoitão e Agrupamento de Escolas S João do Estoril.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, é ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos e  permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. 
Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
Esta é uma oferta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, 4 Emes e Clube Naval de Cascais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais