CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

No âmbito do combate à COVID-19, o COVID-Bus iniciou os seus trabalhos dia 1 de setembro para a realização de testes serológicos destinados a aferir a exposição ao coronavírus destinados aos profissionais de educação. O teste é gratuito para todos os profissionais dos estabelecimentos de ensino de Cascais (públicos e privados), nomeadamente professores, técnicos superiores e especializados, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
 
Ainda no âmbito da luta contra a pandemia, a autarquia vai desencadear, através da Cascais Próxima, mais uma ação que visa contribuir para a segurança e tranquilidade da Comunidade Educativa, através de um plano de ações de desinfeção preventiva de interiores nas Escolas Públicas.
 
 
 
 
 
Procedimentos Reclamações, Esclarecimentos | Matrículas
 
. Renovações de matrícula, em anos de continuidade, caso o aluno associe um pedido de transferência - a sua vaga permanece garantida até ser disponibilizada vaga noutro estabelecimento que tenha indicado.
 
. Pedidos de equivalência de habilitações – são obrigatoriamente aceites e tratados na escola da área de residência, independentemente de existência de vaga/ preferências manifestadas no pedido de matrícula.
 
. Colocação administrativa (durante o período normal de colocações) – caso o seu educando não obtenha vaga nas preferências manifestadas, poderá ser colocado administrativamente, numa escola com vaga, próxima da sua área de residência, sendo essa listagem facultada a todos os Agrupamentos para que possam prestar a informação aos Encarregados de Educação que não consigam encontrar a colocação dos seus educandos.
 
. Pedidos de matrícula/transferência (depois do prazo normal de matrículas) – são obrigatoriamente feitos no agrupamento de residência (independentemente da existência de vaga/preferências manifestadas).
 
. Na situação de inexistência de vaga - o Agrupamento remete o processo para o agrupamento da preferência manifestada na opção seguinte. Caso seja já a ultima preferência, remete para a Câmara Municipal de Cascais através de email onde anexa o boletim com os respetivos carimbos de “não vaga”, dando conhecimento ao Encarregado de Educação de que o processo já foi encaminhado para os serviços da CMC. Depois de notificado do encaminhamento do pedido para o departamento de educação, o Encarregado de Educação deve aguardar o contacto do mesmo.
 
. Apoio dos serviços da Câmara Municipal de Cascais - No caso de ser necessário o apoio dos serviços da CMC, este terá ser solicitado através de:
- Para pedidos de esclarecimento/reclamações sobre a colocação – o Encarregado de Educação deve preencher este formulário, anexando os documentos solicitados (APENAS SERÃO CONSIDERADOS OS PEDIDOS ACOMPANHADOS DO COMPROVATIVO DE PEDIDO DE MATRÍCULA SUBMETIDO NO PORTAL DAS MATRÍCULAS).
- Para situações de pedido de matrícula após o período normal – o Encarregado de Educação  deve aguardar pelo encaminhamento do pedido feito na escola para os serviços da Câmara Municipal de Cascais. Caso verifique ser necessário solicitar apoio à Câmara Municipal de Cascais, deverá preencher este formulário, anexando o documento solicitado (DECLARAÇÃO DE NÃO EXISTÊNCIA DE VAGA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ÁREA DE RESIDÊNCIA)

 

Atendimento presencial - Mediante marcação prévia para os contactos abaixo indicados.
 
Para mais informações:
Departamento de Educação | Divisão de Planeamento e Gestão de Rede
Horário de Funcionamento - 09h|12h - 14h|16h
Telefone - 214815231 | 214815092

 

Despacho Normativo 5/2020, de 21 de abril que estabelece os procedimentos de matrícula e de renovação para as crianças e jovens abrangidos pela escolaridade obrigatória, ou seja, entre os 6 e os 18 anos de idade.

 

A admissão gere-se apenas pelas prioridades estabelecidas no Despacho Normativo indicado, pelo que, aconselha-se uma leitura atenta do Despacho antes de serem colocadas quaisquer dúvidas ou questões.

 

Pode consultar o Guia de Matrículas + Guia de Matrículas Básico / 2º e 3º Ciclos / Secundário, elaborados com o objetivo de sintetizar e reforçar a compreensão do Despacho Normativo, bem como apoiar a utilização do GeoCascais para definição da área de influência das escolas.

 

Consulte AQUI a Rede Pública - 1.º Ciclo

 

Conheça AQUI as ofertas do Ensino Profissional Cascais 2020/2021

 

 

 


 

 

 

A Câmara Municipal de Cascais está a desenvolver um novo Portal da Educação que se pretende focado nas diferentes necessidades dos diferentes elementos integrantes da Comunidade Educativa de Cascais, desde o aluno, ao professor, ao encarregado de educação, ao agrupamento de escolas e à restante comunidade de parceiros. Como tal, está a ser desenvolvido com a utilização de metodologias participativas, para que todos sejam parte ativa na construção da solução final.

Plataforma Explorar: Cascais
Uma plataforma digital onde irão ser partilhadas notícias sobre as atividades que estão a ser desenvolvidas ao longo do projeto de estruturação do Portal de Educação, onde estará à disposição de todos um caderno de atividades cheio de exercícios divertidos, e onde serão publicadas conversas curiosas sobre o futuro da educação no podcast do Explorar:Educação. Aceda aqui a Plataforma. 

Os desafios
Todas as semanas vamos lançar um desafio novo onde vamos pedir aos diferentes perfis da comunidade para participar e partilharem a sua visão através de textos, desenhos e escolhas simples. Vamos explorar temas sobre a comunidade, a relação com a escola e aprendizagem, e recolher ideias para o futuro e para a plataforma.

A acontecer
Nesta página, vamos divulgando as restantes atividades que estamos a desenvolver no âmbito do projeto:
O caderno de atividades — que todos os pais podem descarregar;
O podcast Escutar:Educação — entrevistas a especialistas que toda a comunidade pode ouvir;

Blog
Blog onde vamos partilhar artigos que mostram o que estamos a fazer, partilhamos episódios do podcast, mostramos à comunidade o processo e o desenrolar do projecto, e mais tarde partilhar resultados e ideias. 

 

Horário Funcionamento EscolasEmentasTécnico-ProfissionalContactos
Horário Funcionamento Escolas

Conheça AQUI os horários de funcionamento das Escolas da Rede Pública 

 

EmentasTécnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego.
O curso de Gestão de Transportes, iniciou em 19/20 e é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, resultante de uma parceria com a Fernave, a Mobicascais e o Município.
Para além da obtenção da certificação escolar de 12º ano e certificação profissional, os jovens beneficiarão de carta de condução Ligeiros B ou CAM.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responde criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão. 
Esta é uma aposta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e que certifica os jovens ao nivel escolar (12º ano) e profissional.
 
Mecatrónica automóvel
O Técnico de Mecatrónica Automóvel é um profissional qualificado que diagnostica e repara sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis com base em critérios e especificações técnicas definidos pelos fabricantes, seguindo regras de segurança e de proteção ambiental.
Esta é uma aposta com empregabilidade de 100%, resultante da parceria entre o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,  a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais. Os jovens, para além da formação de nível secundário (certificação de 12º ano) poderão ainda ingressar num dos CET – Curso de Especialização Tecnológica oferecido pela ATEC.
 
Manutenção aeronáutica
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil. O grau de empregabilidade é de 100%. O Técnico de Manutenção de Aeronaves é um profissional qualificado, apto a desenvolver, a orientar e a verificar atividades na área de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo ao seu diagnóstico e realizando a substituição, a reparação e a regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas mecânicos elétricos, eletrónicos e estruturas, em conformidade com procedimentos e técnicas adequadas, segundo o plano de fabrico. 
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
Funciona neste agrupamento e confere dupla certificação, escolar (12º ano) e profissional.
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 abriu o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
Esta é uma formação pós secundária, que confere uma certificação profissional especializada e condições especiais de acesso ao ensino superior.
 
Centros Qualifica em Cascais
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de jovens e adultos e que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
No Concelho há 2 centros Qualifica: Centro de Medicina e Reabilitação Profissional de Alcoitão e Agrupamento de Escolas S João do Estoril.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, é ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos e  permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. 
Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
Esta é uma oferta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, 4 Emes e Clube Naval de Cascais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65