CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

A Semana da Inclusão, que irá decorrer de 2 a 6 de dezembro, pretende sensibilizar para a temática da inclusão, quer seja em contexto educativo, quer em contexto comunitário.

Inscreva-se aqui: https://www.cascais.pt/formulario/ii-encontro-percursos-5-dezembro-2019

PROGRAMA - II Encontros Percursos | Auditório da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo

PROGRAMA - Semana da Inclusão | 02 a 05 de Dezembro/2019

As Escolas, Instituições, Câmara e público em geral encontram-se nesta semana da inclusão, destacando-se o dia 3 de dezembro, Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com a Deficiência com a Iniciativa pública “Sentir sem ver - um dia de venda”, onde o público vai ser desafiado a passar 10m do seu dia com uma venda e realizar as suas atividades habituais.
Esta ação terá a grande colaboração | parceria das Juntas de Freguesia – as vendas irão ser distribuídas ao público a partir das 09h de dia 3 de dezembro junto aos edifícios das juntas de freguesia de:

. Cascais
. Cascais | Pólo Estoril
. Alcabideche
. S. Domingos de Rana
. Carcavelos e Parede | Pólo de Carcavelos

Destacamos igualmente o dia 5 de dezembro, das 16h às 20h, com o II Encontro Percursos… a decorrer no Auditório da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, Seminário sobre a temática da Educação inclusiva e Promoção do Sucesso Educativo dirigido a docentes, não docentes, Encarregados de Educação e Técnicos. Neste Encontro gostaríamos de destacar os seguinte participantes:
- Domingos Fernandes | | Educação Inclusiva – Equidade na Avaliação Externa

Ex-Secretário de Estado da Administração Educativa no XIV Governo Constitucional
Professor Catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde tem coordenado cursos de graduação e de pós-graduação na área da avaliação. É investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação. É responsável científico e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação de âmbito nacional e internacional. Colabora em vários cursos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais, nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da organização e funcionamento pedagógico das escolas e de outras instituições de formação.

- Maria Cristina Simões | Professora Maria Cristina Simões - Professora do ensino especial, finalista do Global Teacher Prize Portugal 2018 | Qualidade de vida: Contributo para a Educação Inclusiva.

A Maria Cristina Simões é finalista do Global Teacher Prize Portugal e luta pela autodeterminação, direitos, bem estar e inclusão social dos seus alunos com dificuldades intelectuais!

https://www.youtube.com/watch?v=fbaHPySIeJM

É professora de Ensino Especial, no 1.º ciclo do ensino público, em Tondela. Trabalha práticas educacionais inovadoras, pois assentam na implementação do constructo da qualidade de vida aos alunos que apoia, com base em oito domínios: desenvolvimento pessoal, autodeterminação, relações interpessoais, inclusão social, direitos, bem-estar emocional, bem-estar físico e bem-estar material. Como metas, pretende desenvolver a independência, a participação social e o bem-estar dos seis alunos com quem trabalha. Este modelo tem vindo a ser amplamente trabalhado em termos internacionais.

- Nuno Vitorino |Palestra – “Uma Vida Melhor - Vitorino " - como fazer da adversidade uma parceira e uma oportunidade – Surf Adaptado

https://nunovitorino.com/

Em 1995, tive um acidente. Um amigo, sem querer, disparou uma arma de fogo sobre mim.
A bala acertou-me na cervical e fiquei tetraplégico. Uma tetraplegia incompleta que me dá algum movimento de braços.
Fui atleta paralímpico de natação, dou palestras, motivo outros a seguirem o seu sonho, porque apesar de muitas vezes os olhos não verem ou as pernas se transformarem em duas rodas, existe sempre um coração que sente!
Vivo a vida ao máximo e … faço surf, salto de paraquedas, treino todos os dias para surfar ondas grandes. Sou acima de tudo um viciado em adrenalina.
Sou fundador da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado.
Em 2013 fui eleito pela Surf Portugal um dos melhores surfistas portugueses. Pela primeira vez um surfista de Surf Adaptado constou deste TOP.
Em 2014 fui eleito por um site de surf brasileiro, surfistapaulistano.com, um dos 5 surfistas mais inspiradores do mundo.
Muito mais que o reconhecimento, inspiro os outros a serem melhores. Inspiro-me no lema “Nós não queremos saber se é difícil, apenas se é possível!”
Sim, porque no fundo tudo é possível!”

continuar a ler
Seminário da EducaçãoTécnico-ProfissionalEmentasContactos
Seminário da Educação

A Câmara Municipal de Cascais tem uma longa trajetória de promoção de iniciativas pioneiras na área da Educação.

O Seminário de Educação “Apostar na Inovação | Construir Futuros”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, teve como finalidade reunir e catalisar vontades das instituições e agentes educativos do município para a transformação educativa, criando um movimento credível, sustentável e duradouro de renovação das práticas pedagógicas, por forma a assegurar uma Educação de Qualidade para Todos.

Veja aqui o Programa do Seminário

Breves Notas Biográficas dos Oradores  

1º DIA - 20/Novembro/2019

VÍDEO | Sessão de abertura: https://youtu.be/BC42dKxx4qY

APRESENTAÇÕES: 
Andreas Schleicher | OCDE (Vídeo Mensagem)
"INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO | EIXOS CRÍTICOS ATUAIS NO CONTEXTO LOCAL"
António Bolivar | Universidade de Granada

2º DIA - 21/Novembro/2019

VÍDEO | Manhã: https://youtu.be/n_t2XYMqbg8

APRESENTAÇÕES:
Robin Moore |  Arquiteto | Diretor do Programa Natural Learning Initiative
Carlos Neto | Faculdade de Motricidade Humana | U.L

VÍDEO | Tarde: https://youtu.be/I2G1toEsou8

APRESENTAÇÕES:
"É POSSÍVEL MUDAR A ESCOLA?"
Ariana Cosme | Faculdade de Psicologia do Porto
Adelino Calado | Ex Diretor do Agrupamento de Escolas Carcavelos
"ESCOLA XXI - ORGANIZAR A ESCOLA PARA A MUDANÇA"
Sandra Entrena Ortega | Diretora Pedagógica do Colégio Virolai de Barcelona                     

3º DIA - 22/Novembro/2019

VÍDEO | Encerramento: https://youtu.be/5JpSucVTnd4

APRESENTAÇÕES:
Estela Costa | Instituto de Educação
Mafalda Lapa | CONSTRUIR O FUTURO NA CIDADELA, APOSTANDO NA INOVAÇÃO
Xavier Aragay | A TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA NO CONTEXTO INTERNACIONAL 
Pepe Menéndez | A TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA NO CONTEXTO DE ESCOLA 
Escola iNova 2025 Cascais | VÍDEO | APRESENTAÇÃO 

 

 

Técnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego. O curso de Gestão de Transportes é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um
diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responder criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão.
 
Mecatrónica automóvel
Escola Matilde Rosa Araújo
Contrariar o abandono escolar precoce e promover o ensino profissionalizante são as apostas ganhas pelo curso de educação e formação de mecânico de veículos ligeiros que completa quatro anos.
acompanhamento técnico e estágios decorrem na Autoeuropa, em Palmela. 
 
Manutenção aeronáutica
Escola Frei Gonçalo Azevedo
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil.
O grau de empregabilidade é de 100%.
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 vai abrir o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) – Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
 
Centro Qualifica em Cascais
O Agrupamento S. João Estoril já é um Centro Qualifica.
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de adultos que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos.
Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, será ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos, permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, obtenham ainda nesta vertente profissionalizante (nível 4º do Quadro Nacional de Qualificações) uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
 

 

 

 
 
 

 

Ementas

Veja as Ementas AQUI

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais