CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

A Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do POR Lisboa 2020 - Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, está a desenvolver o Programa “Promover o Sucesso em cada Aluno – Em Cascais ninguém fica para trás”.

Tal permitirá desenvolver, de 2020 a 2022, um conjunto de apostas em território educativo local, tal como o Projeto “Recursos Psicossociais na Escola e na Comunidade”, com o qual se pretende:

1. Desenhar, implementar e monitorizar uma ação educativa significativa que permita responder às necessidades individuais de cada aluno, em cada Agrupamento.

2. Potenciar sinergias para a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, numa perspetiva de Promover a escola para Todos, ou, o Sucesso em Cada Aluno.

Para tal, serão considerados 2 eixos de intervenção:

Em Meio Escolar, com a consultoria da Universidade do Porto, num trabalho cirúrgico com direções, equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva e serviços de psicologia e orientação, no sentido de agilizar procedimentos e criar condições favoráveis à aprendizagem, flexibilidade e autonomia dos métodos de ensino, bem como de avaliação pedagógica;

Com a comunidade, contando com a colaboração da CPCJ para facilitar o acesso ou o aprofundamento da intervenção de parceiros especializados locais, com intervenção nas áreas da psicologia, terapias, intervenção em risco, e cujos serviços estão ao dispor das comunidades escolares.

De salientar ainda que, com este projeto, Cascais reforçou igualmente a sua resposta ao nível terapêutico e, conjuntamente com o Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, disponibilizará uma equipa especializada em psicologia, pediatria do desenvolvimento e terapias diversas, de complemento à ação escolar.

 

EmentasTécnico-ProfissionalContactos
Ementas

PLANO DE EMENTAS | JARDINS DE INFÂNCIA / ESCOLAS BÁSICAS 1º CICLO

Técnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego.
O curso de Gestão de Transportes, iniciou em 19/20 e é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, resultante de uma parceria com a Fernave, a Mobicascais e o Município.
Para além da obtenção da certificação escolar de 12º ano e certificação profissional, os jovens beneficiarão de carta de condução Ligeiros B ou CAM.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responde criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão. 
Esta é uma aposta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e que certifica os jovens ao nivel escolar (12º ano) e profissional.
 
Mecatrónica automóvel
O Técnico de Mecatrónica Automóvel é um profissional qualificado que diagnostica e repara sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis com base em critérios e especificações técnicas definidos pelos fabricantes, seguindo regras de segurança e de proteção ambiental.
Esta é uma aposta com empregabilidade de 100%, resultante da parceria entre o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,  a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais. Os jovens, para além da formação de nível secundário (certificação de 12º ano) poderão ainda ingressar num dos CET – Curso de Especialização Tecnológica oferecido pela ATEC.
 
Manutenção aeronáutica
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil. O grau de empregabilidade é de 100%. O Técnico de Manutenção de Aeronaves é um profissional qualificado, apto a desenvolver, a orientar e a verificar atividades na área de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo ao seu diagnóstico e realizando a substituição, a reparação e a regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas mecânicos elétricos, eletrónicos e estruturas, em conformidade com procedimentos e técnicas adequadas, segundo o plano de fabrico. 
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
Funciona neste agrupamento e confere dupla certificação, escolar (12º ano) e profissional.
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 abriu o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
Esta é uma formação pós secundária, que confere uma certificação profissional especializada e condições especiais de acesso ao ensino superior.
 
Centros Qualifica em Cascais
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de jovens e adultos e que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
No Concelho há 2 centros Qualifica: Centro de Medicina e Reabilitação Profissional de Alcoitão e Agrupamento de Escolas S João do Estoril.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, é ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos e  permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. 
Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
Esta é uma oferta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, 4 Emes e Clube Naval de Cascais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais