CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Educação

Procedimentos Reclamações, Esclarecimentos | Matrículas
 
. Renovações de matrícula, em anos de continuidade, caso o aluno associe um pedido de transferência - a sua vaga permanece garantida até ser disponibilizada vaga noutro estabelecimento que tenha indicado.
 
. Pedidos de equivalência de habilitações – são obrigatoriamente aceites e tratados na escola da área de residência, independentemente de existência de vaga/ preferências manifestadas no pedido de matrícula.
 
. Colocação administrativa (durante o período normal de colocações) – caso o seu educando não obtenha vaga nas preferências manifestadas, poderá ser colocado administrativamente, numa escola com vaga, próxima da sua área de residência, sendo essa listagem facultada a todos os Agrupamentos para que possam prestar a informação aos Encarregados de Educação que não consigam encontrar a colocação dos seus educandos.
 
. Pedidos de matrícula/transferência (depois do prazo normal de matrículas) – são obrigatoriamente feitos no agrupamento de residência (independentemente da existência de vaga/preferências manifestadas).
 
. Na situação de inexistência de vaga - o Agrupamento remete o processo para o agrupamento da preferência manifestada na opção seguinte. Caso seja já a ultima preferência, remete para a Câmara Municipal de Cascais através de email onde anexa o boletim com os respetivos carimbos de “não vaga”, dando conhecimento ao Encarregado de Educação de que o processo já foi encaminhado para os serviços da CMC. Depois de notificado do encaminhamento do pedido para o departamento de educação, o Encarregado de Educação deve aguardar o contacto do mesmo.
 
. Apoio dos serviços da Câmara Municipal de Cascais - No caso de ser necessário o apoio dos serviços da CMC, este terá ser solicitado através de:
- Para pedidos de esclarecimento/reclamações sobre a colocação – o Encarregado de Educação deve preencher este formulário, anexando os documentos solicitados (APENAS SERÃO CONSIDERADOS OS PEDIDOS ACOMPANHADOS DO COMPROVATIVO DE PEDIDO DE MATRÍCULA SUBMETIDO NO PORTAL DAS MATRÍCULAS).
- Para situações de pedido de matrícula após o período normal – o Encarregado de Educação  deve aguardar pelo encaminhamento do pedido feito na escola para os serviços da Câmara Municipal de Cascais. Caso verifique ser necessário solicitar apoio à Câmara Municipal de Cascais, deverá preencher este formulário, anexando o documento solicitado (DECLARAÇÃO DE NÃO EXISTÊNCIA DE VAGA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ÁREA DE RESIDÊNCIA)

 

Atendimento presencial - Mediante marcação prévia para os contactos abaixo indicados.
 
Para mais informações:
Departamento de Educação | Divisão de Planeamento e Gestão de Rede
Horário de Funcionamento - 09h|12h - 14h|16h
Telefone - 214815231 | 214815092

 

Se inscreveu o seu educando(a) no ensino público do pré-escolar, 1.º, 5.º ou 7.º ano de escolaridade já pode saber o resultado da candidatura através da APP Cascais EDU.
Estão disponíveis, a partir de hoje, 24 de julho, os resultados das candidaturas até ao 7.º ano de escolaridade do ensino público no concelho de Cascais.
 
Já os resultados das colocações do 10.º ano de escolaridade vão ser comunicados a partir de 29 de julho.
 
A APP Cascais EDU é uma aplicação inovadora que permite aos pais e encarregados de educação acesso rápido a um conjunto de informações sobre a vida escolar do seu educando.
 
Têm acesso a esta APP todos os pais e encarregados de educação de crianças e alunos dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.
 
A aplicação permite ainda o acesso à informação de um ou vários educandos através de um único login. Aqui pode consultar informação personalizada, horário escolar, avaliações, testes, faltas, agenda e ainda notícias ou eventos dos agrupamentos de escolas e do município.
 
Como utilizar em três passos:
 
1. Faça download (gratuito) da APP Cascais EDU em Google Play ou APP Store
 
2. Nas “Configurações“ (registe-se em “Central de Matrículas“, com o mesmo email que utilizou no Boletim de Matrícula que preencheu na Escola ou no Portal de Matrículas.
 
3. Aguarde email de confirmação e siga as instruções.
 
A partir de 24 de julho ou 29 de julho, dependendo do ano de escolaridade as contas registadas receberão uma notificação/mensagem com a informação de colocação.

 

Despacho Normativo 5/2020, de 21 de abril que estabelece os procedimentos de matrícula e de renovação para as crianças e jovens abrangidos pela escolaridade obrigatória, ou seja, entre os 6 e os 18 anos de idade.

 

A admissão gere-se apenas pelas prioridades estabelecidas no Despacho Normativo indicado, pelo que, aconselha-se uma leitura atenta do Despacho antes de serem colocadas quaisquer dúvidas ou questões.

 

Pode consultar o Guia de Matrículas + Guia de Matrículas Básico / 2º e 3º Ciclos / Secundário, elaborados com o objetivo de sintetizar e reforçar a compreensão do Despacho Normativo, bem como apoiar a utilização do GeoCascais para definição da área de influência das escolas.

 

Consulte AQUI a Rede Pública - 1.º Ciclo

 

Conheça AQUI as ofertas do Ensino Profissional Cascais 2020/2021

 

 

 


 

 

 

A Câmara Municipal de Cascais está a desenvolver um novo Portal da Educação que se pretende focado nas diferentes necessidades dos diferentes elementos integrantes da Comunidade Educativa de Cascais, desde o aluno, ao professor, ao encarregado de educação, ao agrupamento de escolas e à restante comunidade de parceiros. Como tal, está a ser desenvolvido com a utilização de metodologias participativas, para que todos sejam parte ativa na construção da solução final.

Plataforma Explorar: Cascais
Uma plataforma digital onde irão ser partilhadas notícias sobre as atividades que estão a ser desenvolvidas ao longo do projeto de estruturação do Portal de Educação, onde estará à disposição de todos um caderno de atividades cheio de exercícios divertidos, e onde serão publicadas conversas curiosas sobre o futuro da educação no podcast do Explorar:Educação. Aceda aqui a Plataforma. 

Os desafios
Todas as semanas vamos lançar um desafio novo onde vamos pedir aos diferentes perfis da comunidade para participar e partilharem a sua visão através de textos, desenhos e escolhas simples. Vamos explorar temas sobre a comunidade, a relação com a escola e aprendizagem, e recolher ideias para o futuro e para a plataforma.

A acontecer
Nesta página, vamos divulgando as restantes atividades que estamos a desenvolver no âmbito do projeto:
O caderno de atividades — que todos os pais podem descarregar;
O podcast Escutar:Educação — entrevistas a especialistas que toda a comunidade pode ouvir;

Blog
Blog onde vamos partilhar artigos que mostram o que estamos a fazer, partilhamos episódios do podcast, mostramos à comunidade o processo e o desenrolar do projecto, e mais tarde partilhar resultados e ideias. 

 

Estudo em casaFAQ´sEmentasTécnico-ProfissionalContactos
Estudo em casa

ESTUDO EM CASA

A partir de segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira. 

A RTP Memória irá ceder a emissão a conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino básico, numa grelha entre as 09h e as 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos.

Os conteúdos pedagógicos temáticos irão contemplar matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º ano, agrupados por 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano.

O ESTUDO EM CASA vai ser transmitido nos seguintes canais:
▪ TDT  – posição 7
▪ MEO  – posição 100
▪ NOS  – posição 18
▪ Vodafone  – posição 17
▪ Nowo  – posição 13

▪ Poderá aceder à emissão de cada dia e aos módulos individualizados em https://www.rtp.pt/estudoemcasa ▪ Também vai ser disponibilizada uma APP com todos os conteúdos 

Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

CALENDÁRIO

8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino à Distância (E@D) nas Escolas

Decreto-Lei nº 14-G/2020 de 13 de Abril 
Medidas excecionais e temporárias na área da Educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

No Youtube, os canais poderão ser encontrados fazendo a pesquisa por:
DGE #EstudoEmCasa, os nos seguintes links:

Pré-Escolar
1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário

Estes canais irão também incorporar os conteúdos que vão passar na televisão, para que fiquem acessíveis sempre que professores e alunos precisarem.

 

 

 

FAQ´s

Nestes tempo de contingência, o Departamento de Educação preparou um documento que reúne as principais questões | informações que a comunidade educativa nos tem colocado, solicitado, e que queremos partilhar com todos. Trata-se de um documento em constante constrção.

FAQ´s

EmentasTécnico-Profissional
Cascais apostou forte no ensino técnico-profissional com o objetivo de colocar à disposição dos jovens do concelho cursos profissionais em setores com potencial de crescimento para a economia local, nomeadamente hotelaria e turismo, saúde, mecânica/mecatrônica automóvel, tecnologias aeronáuticas, dança e transportes.
 
Técnico de Gestão de Transportes
O Técnico de Gestão de Transportes é um profissional qualificado que programa, organiza e controla as operações relativas aos serviços de transporte, englobando a complementaridade de modos de transporte, e avalia a qualidade do serviço prestado. Pode trabalhar em empresas de transporte de passageiros e de cargas, assim como em empresas de logística e de engenharia de tráfego.
O curso de Gestão de Transportes, iniciou em 19/20 e é lecionado no Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, resultante de uma parceria com a Fernave, a Mobicascais e o Município.
Para além da obtenção da certificação escolar de 12º ano e certificação profissional, os jovens beneficiarão de carta de condução Ligeiros B ou CAM.
 
 
Intérprete de Dança contemporânea
O intérprete de dança contemporânea é o profissional qualificado apto a responder criativamente e tecnicamente a diversas propostas dentro da dança contemporânea, segundo orientações de um coreógrafo ou de um diretor artístico. Atua em espetáculos teatrais, responde criativamente e tecnicamente a propostas na área da dança, colabora em espetáculos e outras atividades artísticas, potencia as capacidades artísticas na dança, improvisa coreografias...
O curso funcionará, na componente sociocultural e científica, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Parede, e, na sua componente técnica, na Escola de Dança Ana Mangericão. 
Esta é uma aposta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e que certifica os jovens ao nivel escolar (12º ano) e profissional.
 
Mecatrónica automóvel
O Técnico de Mecatrónica Automóvel é um profissional qualificado que diagnostica e repara sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de veículos automóveis com base em critérios e especificações técnicas definidos pelos fabricantes, seguindo regras de segurança e de proteção ambiental.
Esta é uma aposta com empregabilidade de 100%, resultante da parceria entre o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo,  a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais. Os jovens, para além da formação de nível secundário (certificação de 12º ano) poderão ainda ingressar num dos CET – Curso de Especialização Tecnológica oferecido pela ATEC.
 
Manutenção aeronáutica
Podem candidatar-se alunos com o 9º ano de escolaridade.
No final da formação, os alunos ficam habilitados com o 12º ano e uma certificação profissional de técnico de manutenção de aeronaves – A1 aviões turbina, reconhecida pela Autoridades Nacional para a Aviação Civil. O grau de empregabilidade é de 100%. O Técnico de Manutenção de Aeronaves é um profissional qualificado, apto a desenvolver, a orientar e a verificar atividades na área de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo ao seu diagnóstico e realizando a substituição, a reparação e a regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas mecânicos elétricos, eletrónicos e estruturas, em conformidade com procedimentos e técnicas adequadas, segundo o plano de fabrico. 
 
Eletrónica Médica
Projeto inovador que uniu o Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo, a Associação de Formação para a Indústria – ATEC e a Câmara de Cascais com o objetivo de especializar jovens na gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. 
Funciona neste agrupamento e confere dupla certificação, escolar (12º ano) e profissional.
 
Curso de Especialização Tecnológica (CET)
Em Janeiro de 2018 abriu o Primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Desenvolvimento de Produtos Multimédia promovido pelo Agrupamento de Escolas da Cidadela. 
Um técnico de Desenvolvimento de Produtos Multimédia concebe, planeia e desenvolve soluções de informação e comunicação, recorrendo aos princípios e práticas do design e das tecnologias multimédia.
Esta é uma formação pós secundária, que confere uma certificação profissional especializada e condições especiais de acesso ao ensino superior.
 
Centros Qualifica em Cascais
O Centro Qualifica (CQ) é um centro especializado em qualificação de jovens e adultos e que tem como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.
No Concelho há 2 centros Qualifica: Centro de Medicina e Reabilitação Profissional de Alcoitão e Agrupamento de Escolas S João do Estoril.
 
Curso de Técnico de Animação Turística - Náutica
Este novo curso, é ministrado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos e  permite que os alunos, para além da conclusão do 12º ano, uma certificação final de Técnico de Animação Turística, a carta de Patrão Local e o curso de Nadador Salvador. 
Como Técnico de Animação Turística fica habilitado a planear, promover e vender serviços de animação turística, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística, a conduzir embarcações a motor, com carta Patrão Local (Navegação de Recreio) e a exercer a função de Nadador Salvador.
Esta é uma oferta que conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais, 4 Emes e Clube Naval de Cascais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 

 

Contactos

Departamento de Educação
Email: ded@cm-cascais.pt

Telefone: 21 481 5242
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra,
Edifício São José, Nº247, Piso 1
2750–326 Cascais

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65