CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apoio a Projetos Educativos

Constatando-se a necessidade de continuar a apoiar as diferentes iniciativas dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais, no ano letivo 2016/2017 relançou-se o  Programa de Apoio a Ações e Projetos Escolares, em que anualmente é atribuído apoio financeiro para a implementação e desenvolvimento de ações e projetos escolares dos Agrupamentos de Escolas.
 
Os beneficiários e participantes deverão ser os alunos dos diferentes níveis de ensino, os docentes e não docentes, os Encarregados de Educação e famílias. 
 
Esta é uma forma de contribuir para a concretização de alguns objetivos estratégicos presentes nos Projetos Educativos/Planos Anuais de Atividades das diferentes entidades escolares.

 

ContactosHortas nas Escolas Eco-Escolas Educar para uma geração Azul
Contactos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Veja aqui os Contactos
Hortas nas Escolas
Projeto de sensibilização ambiental desenvolvido em pareceria com o Gabinete de Sensibilização Ambiental da Cascais Ambiente,   destinado aos alunos do ensino público e privado do concelho, desde o pré escolar ao ensino básico e secundário, visa capacitar alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa  para a criação e manutenção da horta biológica.
 
Pretende-se que as hortas sejam biológicas, ganhem sustentabilidade e permitam a exploração pedagógica em articulação com o currículo e o Projeto Educativo. Este projeto tem  cinco níveis de apoio:  
- Oferta de uma formação creditada, “A Horta Biológica – Princípios para a Instalação de uma Horta na Escola”, num total de 25 h,  das   quais 12 horas de aulas teóricas e 13 horas de aulas práticas.
 
Esta ação tem a parceria do Centro de Formação de Escolas de Cascais. 
- Workshops de revisão
- Momentos de partilha 
-  Disponibilização de fatores de produção (sementes, plântulas, composto e alfaias). 
-  Acompanhamento técnico às escolas 
 

 

Eco-Escolas
O Programa Eco escolas - da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa- ABAE em parceria com a Câmara Municipal de Cascais  e Escolas da rede pública e privada do concelho.
 
É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, visa apoiar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.
 
A CMC reconhece a importância do desenvolvimento do Programa Eco escolas nas escolas envolvidas e compromete-se a apoiar dentro das suas possibilidades iniciativas que as  mesmas se propõem desenvolver. Além disso comparticipa as despesas inerentes à inscrição anual das escolas e à aquisição do galardão para as vencedoras.
 
Anualmente é estabelecida uma parceria que define os compromissos de ambas as partes – CMC e ABAE. 
 
Ainda no âmbito do programa, a CMC faz-se representar nos conselhos Eco escolas.
 

Inscrições

Mais informações aqui: dapi@cm-cascais.pt

 

PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2019/20

LISTA DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

 

E.B. 2+3 da Alapraia

Escola Básica  IBN Mucana

Escola Pólo do Ensino Secundário IBN Mucana

EB Fernando Teixeira Lopes

EB Fausto Figueiredo

EB Raul Lino

EB Fernando José dos Santos

AE Carcavelos

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

Colégio Amor de Deus

Maristas

Externato Nossa Senhora da Assunção

EB S. João do Estoril

Colégio da Bafureira

CERCICA

Salesianos do Estoril

Luisa Sigea

Colégio Boa Nova

 

Para mais informações atualizadas sobre o programa consultar www.abae.pt
Educar para uma geração Azul
 
 

O Programa Oceano – Educar para uma Geração Azul (EGA) é um programa da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, que promove a literacia do oceano em alunos do 1º ciclo do ensino básico, em parceria com a Direção Geral de educação e os municípios em que está a ser implementado. Atualmente na sua fase piloto, envolve já mais de 1000 professores dos municípios de Cascais, Mafra, Peniche, Nazaré, Moura e Silves, bem como da Região Autónoma dos Açores.

Neste Programa os professores de 1º ciclo, são os principais parceiros e agentes de mudança na promoção desta Geração Azul, que inspiram os seus alunos a serem conhecedores da importância do oceano e ativos na sua conservação.

Através de uma ação de formação certificada, muito prática e interativa, os  professores consolidam o conhecimento sobre a importância do oceano para o homem e para o planeta, bem como os diversos impactos da ação humana e as soluções para promover a conservação do oceano. Recebem igualmente materiais que facilitam a incorporação dos temas nos  conteúdos  curriculares  do 1º ciclo, promovendo as aprendizagens essenciais, a  educação  para a cidadania e integrando domínios de autonomia e flexibilidade curricular (DL 55/2018).

Os professores recebem um manual com todos os conteúdos e com a sugestão de muitas atividades práticas. São também sugeridas oportunidades de reforço dos temas através de atividades com os alunos.

No município de Cascais, desde 2019 foram já formados 213 professores do 1º ciclo, de 50 escolas (públicas e privadas), que promovem esta geração azul no município, sendo por isso um programa essencial em linha com a estratégia para o Mar de Cascais.

 

VÍDEO: OCEANO - Educar para uma Geração Azul 

Para mais informação contactar dapi@cm-cascais.pt

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0