Está aqui

Apoio a Projetos Educativos

Constatando-se a necessidade de continuar a apoiar as diferentes iniciativas dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais, no ano letivo 2016/2017 relançou-se o  Programa de Apoio a Ações e Projetos Escolares, em que anualmente é atribuído apoio financeiro para a implementação e desenvolvimento de ações e projetos escolares dos Agrupamentos de Escolas.
 
Os beneficiários e participantes deverão ser os alunos dos diferentes níveis de ensino, os docentes e não docentes, os Encarregados de Educação e famílias. 
 
Esta é uma forma de contribuir para a concretização de alguns objetivos estratégicos presentes nos Projetos Educativos/Planos Anuais de Atividades das diferentes entidades escolares.
 
Hortas nas Escolas Eco-Escolas OP Jovem Clubes Europeus Contactos
Hortas nas Escolas
Projeto de sensibilização ambiental desenvolvido em pareceria com o Gabinete de Sensibilização Ambiental da Cascais Ambiente,   destinado aos alunos do ensino público e privado do concelho, desde o pré escolar ao ensino básico e secundário, visa capacitar alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa  para a criação e manutenção da horta biológica.
 
Pretende-se que as hortas sejam biológicas, ganhem sustentabilidade e permitam a exploração pedagógica em articulação com o currículo e o Projeto Educativo. Este projeto tem  cinco níveis de apoio:  
- Oferta de uma formação creditada, “A Horta Biológica – Princípios para a Instalação de uma Horta na Escola”, num total de 25 h,  das   quais 12 horas de aulas teóricas e 13 horas de aulas práticas.
 
Esta ação tem a parceria do Centro de Formação de Escolas de Cascais. 
- Workshops de revisão
- Momentos de partilha 
-  Disponibilização de fatores de produção (sementes, plântulas, composto e alfaias). 
-  Acompanhamento técnico às escolas 
 
Para participação neste projeto as escolas candidataram-se no âmbito do normativo “Projeto Hortas nas Escolas” sendo a seleção feita com base no referido normativo. Mais informações

 

Eco-Escolas
O Programa Eco escolas - da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa- ABAE em parceria com a Câmara Municipal de Cascais  e Escolas da rede pública e privada do concelho.
 
É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, visa apoiar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.
 
A CMC reconhece a importância do desenvolvimento do Programa Eco escolas nas escolas envolvidas e compromete-se a apoiar dentro das suas possibilidades iniciativas que as  mesmas se propõem desenvolver. Além disso comparticipa as despesas inerentes à inscrição anual das escolas e à aquisição do galardão para as vencedoras.
 
Anualmente é estabelecida uma parceria que define os compromissos de ambas as partes – CMC e ABAE. 
 
Ainda no âmbito do programa, a CMC faz-se representar nos conselhos Eco escolas.
 

PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2017/18

LISTA DAS ESCOLAS PARTICIPANTES

Colégio Amor de Deus

Associação Antigos Alunos dos Salesianos do Estoril

ABLA (Associação de Beneficência Luso Alemã)

CERCICA

Colégio Quinta do Lago

Escolinha Tia LÓ

E.B. 2+3 da Alapraia

Colégio da Bafureira

Escola Salesiana do Estoril

Escola Básica e Secundária IBN Mucana

EB Teixeira Lopes

EB Fausto Figueiredo

EB Raul Lino

EB Fernando José dos Santos

Escola Básica de S. João do Estoril

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

Colégio Boa Nova

Escola secundária de Alvide

Os Aprendizes

 

Para mais informações atualizadas sobre o programa consultar www.abae.pt
OP Jovem
A participação é um direito fundamental. É um dos princípios orientadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi reiterado em muitas outras Convenções e Declarações.
 
Mediante a participação ativa, os jovens são encorajados a desempenhar um papel fundamental no seu próprio desenvolvimento, bem como no das suas comunidades, o que os ajuda a preparar-se para a vida ativa, a adquirir conhecimentos sobre os direitos humanos e a cidadania e a promover uma acção cívica positiva. Para que os jovens participem eficazmente, é necessário que lhes sejam dados os instrumentos adequados, tais como educação sobre os seus direitos civis e o acesso aos mesmos. (https://www.unric.org/pt/ano-internacional-da-juventude/28881)
 
Os jovens são um recurso humano importante para o desenvolvimento e agentes fundamentais da mudança social, do crescimento económico e da inovação tecnológica. (https://www.unric.org/pt/ano-internacional-da-juventude/28881).
 
Pretende-se que se concretize por parte dos jovens, uma apropriação dos princípios subjacentes ao Orçamento Participativo de Cascais, assumindo-se com esta intenção um carácter pedagógico na ação que envolve todo o processo de concretização do mesmo. Ou seja, mais do que os jovens entenderem as regras do processo do Orçamento Participativo, pretende-se que eles desenvolvam o seu sentido de participação cívica e democrática e, para isso, é fundamental que sejam parte integrante do próprio processo de participação.
 
Neste sentido, este processo de dar aos jovens os instrumentos para que lhes seja possível participarem eficazmente reveste-se de um processo de vivência de participação cívica e democrática.
 
Saiba mais em  Cascais Participa
 

 

Clubes Europeus
Os Clubes Europeus são uma iniciativa lançada em contexto escolar, decorrente da pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da sua adesão à Comunidade Europeia, constituindo-se como uma ferramenta privilegiada para a promoção da cidadania europeia, construção de uma identidade coletiva e participação ativa, crítica e responsável dos cidadãos.
 
Para além dos Clubes Europeus, apoiados pelo Município, no âmbito das suas responsabilidades do Contrato Inter administrativo de Delegação de Competências em Matéria de Educação, a CMC acompanha ainda a participação de jovens estudantes em Cascais no Parlamento Europeu Jovem.
 
Esta intervenção para uma cidadania global é mais um motivo que conduziu à eleição de Cascais para Capital Europeia da Juventude 2018.
 
Clubes Europeus | Agrupamentos de Escola 2017|2018
 
Agrupamento de Escolas de Cascais | 214865435
Agrupamento de Escolas de IBN Mucana | 214607700
Agrupamento de Escolas de Matilde Rosa Araújo | 214528340
 
 
Contactos
Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa
Email: dapi@cm-cascais.pt
Telefone: 21 481 5233
Rua das flores nº 10
2750 – 348 Cascais

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais