CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano Local de Leitura

O QUE É?
 
O Plano Local de Leitura (PLL) em Cascais teve o seu início em 2020, através da assinatura do
protocolo entre a Autarquia e o Ministério da Educação e Ciência, em conformidade com os
objetivos do PNL 2027
Trata-se de um trabalho de colaboração que visa potenciar os meios existentes no território
para a promoção da leitura e melhoria das competências de literacia da população, abarcando
como público-alvo a Primeira Infância, as Crianças, os Jovens, os Adultos, os Seniores, as
Famílias e os Grupos Vulneráveis.
 
QUAIS AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO?
Cidadania;
Cultura;
Educação;
Investigação e desenvolvimento;
Associativismo;
Promoção do Talento;
Desenvolvimento e Capacitação Social.
 
QUAIS AS ÁREAS de AÇÃO  propostas até 2022?
 
Elaboração do diagnóstico local dos hábitos de leitura;
Constitui-se como ponto de partida para o desenho do Plano Local de Leitura e tem por objetivos conhecer com rigor os hábitos de leitura e identificar necessidades da população Cascalense, no âmbito da promoção e capacitação para a leitura, da escrita e das literacias, bem como a fim de promover ações de acordo com o diagnóstico realizado. Contribuem para o desenvolvimento desta ação a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com diversas Unidades Orgânicas da Câmara Municipal, parceiros locais e a Rede de Bibliotecas Escolares.
 
Aprendizagem ao longo da vida  (ALV) em contextos diversos;
Consiste numa área de ação focada na forte heterogeneidade social presente no Concelho de Cascais, importando identificar as principais desigualdades no acesso e participação da população e desenhar uma proposta de intervenção no domínio da ALV, adequada à realidade social do Concelho.
Esta área apoia-se numa metodologia de investigação-ação, cuja abordagem visa a resolução de problemas e a formulação de conhecimento novo. Contribuem para o seu desenvolvimento o Instituto de Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em articulação com diversas Unidades Orgânicas da Câmara Municipal, parceiros e Agrupamentos de Escolas/Centros Qualifica.
 
Implementação de um programa de literacia artística em contexto educativo.
Da auscultação das sobre necessidades das Escolas do Concelho de Cascais relativamente às expressões artísticas no desenvolvimento global do aluno, resultou a criação do Projeto ExperimentArte que integra  a consultoria para a criação do Projeto Cultural de Escola, a capacitação de docentes do pré-escolar e 1º ciclo “Arte em Mim” (visa as artes como ferramenta pedagógica) e a formação de assistentes operacionais do Jardim de Infância. Contribuem para o desenvolvimento deste Programa a Associação Destreza Cinzenta, Palco 13, o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais e a Fundação D. Luís.  
Ainda no âmbito da literacia artística a Autarquia desenvolve o Programa Crescer a Tempo Inteiro (CTI) e Rede de Espaços Lúdicos (REL).  
 
O Departamento de Educação da Câmara Municipal, através da Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa, articula o Plano e apoia ações desenvolvidas nas 6 ludotecas, 21 ludobibliotecas e em todas as Bibliotecas Escolares existentes no Concelho, integradas ou não na Rede de Bibliotecas Escolares, em consonância com os objetivos do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.
 
Contactos
Contactos

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Veja aqui os Contactos

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0