CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rede Local Educação Básica Educar Melhor em Cascais

A Rede Local Educar Melhor em Cascais surgiu de um desafio lançado à autarquia por uma equipa de Dirigentes e Educadores de Infância de instituições do concelho, que se uniram com o propósito de criar uma comunidade de partilha e cooperação para impulsionar práticas educativas inovadoras, possibilitando a otimização de recursos através da partilha de projetos e de formação, bem como proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional dos agentes educativos que a integram.

No lançamento desta rede em 2016, aderiram as instituições da rede pública, privada e de solidariedade social, onde os Educadores de Infância se reuniam para partilhar as suas práticas, com temáticas diferenciadas desde as novas tecnologias, cidadania, educação inclusiva, avaliação… refletindo sobre a importância de ir alargando esta rede aos outros níveis de ensino, pela pertinência das discussões pedagógicas.

Hoje, esta Rede Local acolhe também professores do 1º ciclo do ensino básico promovendo a articulação vertical nas escolas, reconhecendo que estas duas fases da infância não são assim tão distintas uma vez que o trabalho pedagógico, as suas finalidades e o modo de operacionalizar constituem oportunidades capazes de proporcionar uma Escola que promova as competências identificadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

A Divisão de Apoio Pedagógico e Inovação Educativa acolheu este projeto que vai de encontro às responsabilidades atribuídas à autarquia no âmbito do contrato interadministrativo da delegação de competências. Para adesão ou mais informações: dapi@cm-cascais.pt

No ano letivo 2021-2022 esta Rede Local Educar Melhor em Cascais teve a possibilidade de editar numa brochura as reflexões feitas em dois grupos de trabalho: Partilha de Práticas Educativas e Educação Inclusiva:

BROCHURA

No ano letivo 2022-2023, esta Rede Local investe em duas temáticas de forte interesse na nossa comunidade educativa: AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM e APRENDER NA NATUREZA

Para mais informações: dapi@cm-cascais.pt

 
 
 
 
Técnicos do Programa Crescer a Tempo Inteiro e da Rede de Espaços Lúdicos
O Município de Cascais é a entidade promotora do Programa Crescer a Tempo Inteiro que integra as Atividades de Animação e Apoio à Família para o pré escolar, as Atividades de Enriquecimento Curricular e  a Componente de Apoio à Família para o 1º ciclo e as Ludobibliotecas Escolares.
Estas respostas  diversificam e enriquecem a oferta educativa, salvaguardando os Direitos das Crianças à participação e ao brincar.
É objetivo da Autarquia contribuir para a capacitação dos técnicos em áreas tais como a cidadania a participação e a ludicidade, entre outras.
 
Pessoal não docente (Técnicos Superiores) 
Neste âmbito prevê-se o desenvolvimento de ações formativas que favoreçam a melhoria do sucesso educativo, assentes numa estratégia que envolva todos os atores, visando a promoção de uma consciência coletiva de combate ao insucesso escolar.
Assim considera-se indispensável delinear ações de formação dirigidas à classe de técnicos superiores não docentes, com o intuito de atualizar competências e estratégias que sustentem as suas práticas.
 
Agentes de Educação Inclusiva
Os alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) são um desafio permanente para os técnicos e docentes que os acompanham.
Assim e tendo em conta a dialética de ensino e desenvolvimento pessoal e social, é necessário um trabalho ao nível da aprendizagem e cognição, onde as características físicas, emocionais e sensoriais estão estritamente relacionadas com a necessidade de observação, comunicação, interação, expressão corporal e emocional.
Para dar resposta a técnicos e docentes, a autarquia fornece em vários momentos, formação especializada e diferenciada de conhecimentos, recorrendo a técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais, considerando as funções acompanhamento e integração socioeducativa de todos os alunos.
 
Pessoal não docente (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos)
O pessoal não docente das escolas assume um papel cada vez mais fulcral, numa atualidade de escolaridade obrigatória de 18 anos.
Deve colaborar no acolhimento e acompanhamento dos alunos, incentivando o respeito pela boa convivência, articular com os docentes, pais e encarregados de educação, promover um bom ambiente educativo contribuindo assim, para a promoção do sucesso educativo.
A formação continua destes profissionais, em áreas que são identificadas prioritárias para a sua prática, constitui-se como fundamental.
 
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais integra, na sua comissão pedagógica e com carácter consultivo, o Vereador de Educação da Câmara Municipal de Cascais, bem como, na Secção de Formação e Monitorização, dois representantes municipais, das áreas da educação e recursos humanos, designados pelo executivo municipal.
É neste âmbito que se formaliza  a parceria para a construção de um plano de formação concelhio, relativo a pessoal docente e não docente (assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores), em que, Escolas e Município, conjuntamente, operacionalizam as suas competências em matéria de formação contínua profissional, provenientes do Contrato Inter administrativo de Delegação de Competências.
 

 

continuar a ler
Contactos
Contactos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Para mais informações contacte dapi@cm-cascais.pt

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0